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Upcycling: Conheça o Novo Jeito de Fazer Moda

Mais que uma tendência, o Upcycling tem um incrível potencial de conscientizar e remodelar a indústria da moda.

Upcycling na moda
Fonte: Pinterest

Em uma sociedade onde, cada vez mais, o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais têm se tornado hábitos, o Upcycling chega como uma contribuição do mundo da moda para reforçar essas boas práticas e mostrar que nem tudo o que não serve mais precisa ser descartado.

Apesar de ser uma técnica relativamente nova no Brasil, ela surgiu ainda nos anos 90 como  movimento slow fashion, também conhecido como movimento maker, e consiste em dar uma nova direção para um material que seria descartado.

Mas não pense que Upcycling se trata de reciclagem. Em sua essência, a técnica consiste em ressignificar aquilo que não teria mais utilidade ou valor e que pode ser reutilizado sem passar pelas intervenções químicas que acontecem no processo de reciclagem.

Em outras palavras, o material deixa de ser lixo para ter uma nova utilidade, bastando colocar a criatividade em prática.

E como o mundo tem passado por uma mudança de consciência com relação ao consumo e a utilização dos recursos naturais, a prática tem conquistado empresas e pessoas que estão ajudando a reduzir a quantidade de resíduos que costuma ir parar em aterros sanitários e também a extração de matéria-prima para fazer algo novo.

Além disso, alguns materiais que não possibilitam a reciclagem encontram no Upcycling a sua maneira de se tornarem sustentáveis, como o plástico de embalagens de biscoitos e rótulos de garrafas PET.

Qual a relação entre o Upcycling e a moda?

A quantidade de resíduos descartados pela indústria da moda no mundo é chocante: dos cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis produzidas globalmente, 70% acaba em aterros sanitários.

Para reduzir esse número, marcas do mundo todo estão migrando para uma forma de trabalho mais sustentável, com peças confeccionadas tendo como premissa o reaproveitamento, incluindo marcas renomadas do mundo da moda.

No ano passado, por exemplo, a marca britânica Vivienne Westwood, conhecida pelo engajamento em causas ambientais, criou uma coleção com jeans reciclados e materiais que reduzem em 90% o impacto ambiental.

O “ReBurberry Fabric”, programa da Burberry em parceria com o British Fashion Council, foi criado no final de 2020 para doar as sobras de tecidos para estudantes de moda de comunidades carentes.

Na prática, aplicar o Upcycling significa repaginar uma peça de vestuário, deixando-a ainda melhor, transformando em looks exclusivos ou reaproveitando tecidos de coleções antigas para desenvolver novos produtos.

E não é só nas roupas que a técnica pode ser aplicada. Bolsas, sapatos e até joias podem ser criados a partir de materiais que seriam descartados. 

Sobras de tecido para upcycling
Fonte: Pinterest

O Upcycling e a sustentabilidade

A moda é o segundo setor da economia que mais consome água em suas produções, além de responder por cerca de 10% da emissão de gases poluentes em todo o mundo e perder cerca de US$ 500 bilhões com descarte de roupas por ano.

Optar por técnicas de reaproveitamento, como o Upcycling, significa reduzir o consumo de matéria-prima e o desperdício de dinheiro e recursos naturais, protegendo o meio ambiente e promovendo práticas mais sustentáveis.

O planeta agradece, não é mesmo?

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