SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Aprenda como limpar e conservar suas botas

Elas são a cara da estação e tem o poder de transformar o básico em um look poderoso e cheio de estilo. Quando bate aquele friozinho, as botas saem do armário e ganham às ruas, mas depois de certo tempo guardadas podem apresentar algum tipo de ressecamento, manchas e até falta de brilho. Como ninguém quer fazer feio por aí, nós vamos te ensinar como limpar e cuidar do seu calçado para mantê-lo lindo e radiante nas quatro estações do ano.  

 

Mulher limpado uma bota
Fonte: Pinterest

As botas e seus materiais

As botas são democráticas e fazem o maior sucesso entre homens e mulheres, tem modelo para todos os gostos e estilos: cano alto, baixo, longo, longuíssimo, com salto, sem salto e muito mais! Outro fator que as diferenciam, sem dúvida, são os materiais utilizados em sua confecção e esse detalhe faz toda diferença na hora de limpar e conservar suas botas, conheça os principais tipos e as diferenças entre eles:  

Couro, Nobuck e Camurça – Possuem a mesma base de produção, mas preparação e resultados diferentes. O couro legítimo é a pele do animal que passa pelo processo de remoção dos pelos e curtimento com produtos químicos para torná-lo mais resistente e durável. Devido às polêmicas e ao alto custo de fabricação, atualmente o mercado possui versões de couro sintético e até ecológico.  

  • Couro Sintético: feito através de compostos químicos, como o Poliuretano (PU). Possui aparência semelhante ao couro animal e lembra superfícies de vinil e resina. 
Couro Sintético
Fonte: Homestratosphere
  • Couro Ecológico: É a opção mais sustentável, obtida através das seringueiras.  

Para chegar até o nobuck, é preciso inverter o lado do couro e lixá-lo para obter um aspecto opaco, suave e aveludado. É um produto resistente à água e à umidade, mas não tanto quanto o couro legítimo e por isso é mais barato.  

Couro Ecológico
Fonte: AliExpress
  • Camurça: Produtos confeccionados em camurça são as peça mais delicada entre as três, obtida através do curtimento da parte interna da pele, apesar de rústica apresenta uma textura macia e com pelos. 
 camurça
Fonte: Deluxdeco
  • Veludo: Ele é originalmente fabricado na Índia, em teares manuais, a partir da fibra da seda. Atualmente pode ser encontrado também em fibras sintéticas ou em uma mistura de fibras (seda, linho e algodão + sintéticas).
Veludo
Fonte: Pinterest

O veludo pode ser subdividido em cinco categorias: 

  • Liso: brilhante e sofisticado, feito de seda ou algodão.  
  • Cristal: feito em fios de seda, com caimento leve.  
  • Molhado: fibra prensada em várias direções, o resultado é um material de superfície irregular e aparência cintilante, como se estivesse molhado.  
  • Devorê: processo químico que corrói o tecido, criando desenhos em relevo, os mais comuns são flores e arabescos.  
  • Cotelê: produzido com algodão ou fio sintético, como poliéster ou raiom, possui uma trama mais felpuda e riscas verticais que podem ser fininhas ou largas.  

Dicas para conservação e limpeza de botas

Conhecer e saber identificar os principais materiais utilizados na confecção de botas vai facilitar sua rotina de cuidados para mantê-las limpas e conservadas por muito mais tempo. Reunimos aqui algumas dicas e orientações específicas, de acordo com cada modelo:  

Botas de couro

Deixe arejar: Nossos pés transpiram e é normal que o calçado fique úmido após o uso, então nada de guardar diretamente a peça no armário. O ideal é deixar a peça arejar em um ambiente aberto, fresco e à sombra até que fique completamente seca. Esse processo evita odores indesejados.  

Limpeza: A regra de ouro é: muito cuidado e delicadeza! Utilize um pano úmido e macio, como uma flanela, para limpar a superfície. No solado, o indicado é utilizar uma escovinha com água. Se o couro tiver alguma textura, como cobra e croco, o primeiro passo deve ser limpar com um pano seco. Se o couro for sintético, use uma esponja úmida com detergente neutro e, em seguida, passe um pano para a remoção.  

Como tirar manchas: Borrife uma solução caseira de vinagre e água diretamente na mancha e depois tire o excesso com uma flanela úmida. Outra dica é esfregar a parte interna da casca da banana no local.  

Caso a bota fique molhada: Em dias de chuva, sua bota pode molhar, o que não é recomendado, mas caso isso ocorra, utilize somente papel toalha para secá-la, jornais e revistas em contato com a água podem causar manchas.  

Secagem: Seque sempre à sombra, em ambiente arejado e fresco. Evite o sol, pois ressaca o couro. 

Hidratação: É essencial hidratar suas botas de couro para manter um aspecto bonito, além de garantir o brilho e a maciez por mais tempo. Algumas soluções caseiras, como lustra-móveis e a vaselina líquida podem te ajudar nessa missão. Para quem preferir, o mercado também oferece produtos específicos com essa finalidade. Nos dois casos, os processos são bem simples: basta aplicar, deixar agir por 10 minutos e lustrar com um pano seco.  

  • Polimento e hidratação 
Muss Plus Ferracini

Como Guardar: O couro é inimigo da umidade, locais secos e arejados são perfeitos, busque armazenar sempre em saquinhos de TNT ou algodão, evite plásticos. Outra dica valiosa é não amassar, conte com o auxílio de um “espaguete” de piscina para guardar botas de cano longo e em uma mala de viagem coloque roupas dentro da bota.  

Must have da estação 

Bota Casual em Couro Autem Originals Cano Medio Lisa Com Salto Quadrado Baixo
Bota Montaria Pegada Feminina em Couro Terracota 282061-02
Bota Cano Baixo Mississipi Strass Elegance Preto - Feminino

Botas Nobuck 

Antes de usar: Aplique um produto próprio para impermeabilização do calçado antes mesmo do primeiro uso e repita esse processo a cada seis meses.  

  • Impermeabilizante  
Como limpar bota Impermeabilizante Ferracini

Limpeza: Evite água em excesso e produtos de limpeza, pano macio e umedecido em água é suficiente para manutenção, utilize sabonete neutro e uma escovinha para sujeiras mais difíceis. Produtos específicos para couro nobuck também funcionam super bem! 

Como tirar manchas: O nobuck é um tipo de couro que vem lixado, então a lixa de unha e até a palha de aço podem ser grandes aliadas na hora de retirar manchas, basta cuidado para não colocar muita força e danificar o calçado. Dica extra: a borracha escolar branca também é ótima na remoção de pequenas manchas, evite as coloridas. 

Caso a bota fique molhada: coloque jornal dentro para absorver a água e deixe secar naturalmente.  

Secagem: As botas nobuck devem secar à sombra. 

Must have da estação 

Bota Cano Longo Couro Burnish Preto
Bota Casual Ellas Online Cano Curto com Bico Fino e Salto Medio
Bota Chelsea Mooncity Elegance Marrom - Feminino

Botas de Camurça 

Limpeza: Uma boa solução caseira pode ser feita com duas colheres de água e 1 de condicionador, utilize uma escova de dente macia para aplicação em todo calçado e deixe secar por 10 minutos. Após esse processo, tenha dois panos em mãos: um úmido para passar em toda superfície e outro seco para finalizar. Bicarbonato e água também podem funcionar, mas para quem gosta de praticidade alguns produtinhos irão facilitar sua vida: 

Limpador 

Renovador  

Como limpar bota Renovador Pegada para Artigos de Couro Nobuck e Camurça 180ml
Como limpar bota Limpador Pegada para Artigos de Couro Nobuk e Camurça 180ml

Como tirar manchas: Utilize uma solução de álcool e vinagre.  

Como tirar mofo: Escove todo o calçado com vinagre branco, em seguida passe um pano umedecido para retirar qualquer resquício de sujeira. Com os dedos aplique uma pequena quantidade de condicionador, retire o excesso com um pano úmido e deixe secar.  

Caso a bota fique molhada: Utilize papel suficiente para preencher o calçado, como se um pé estivesse lá dentro, além de ajudar a secar evita que a peça encolha.  

Secagem: Não seque ao sol ou próximo a aquecedores e nunca tente tirar manchas com o calçado molhado. 

Must have da estação 

Bota Cano Curto Ramarim Salto Grosso Camurça Lisa Feminina - Vinho

Botas de Veludo 

Limpeza: Utilize uma escova de dentes de cerdas macias em todo calçado para retirar a sujeira superficial, não esfregue com força e respeite a direção dos pelos. 

Como tirar manchas: Em um litro de água morna, adicione detergente neutro e agite até formar uma espuma que será usada para aplicação no calçado. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com auxílio de um pano macio que não solte os fios. Para manchas de gordura, troque a água morna por álcool e repita o procedimento.  

Caso a bota fique molhada: A água pode danificar a sua bota de veludo, criando manchas e deixando um pé mais escuro que o outro. Evite chuvas para não perder o calçado.  

Secagem: Ambientes frescos e arejados são os mais indicados.  

Extra: Bota Branca 

A mistura entre água e bicarbonato pode salvar muita coisa, entre elas sua bota branca. Utilize a solução para limpeza com auxílio de uma escova de dentes de cerdas macias. Outro truque para limpar sua bota de couro branca é tirar o excesso de sujeira com um pano úmido e na sequência aplicar pasta de dentes nos pontos mais críticos e esfregar com uma escovinha. Atenção, essas dicas só valem para calçados 100% brancos.  

Must Have da estação 

Bota Cano Baixo Couro Atanado Napoli Off White
Coturno Via Marte Napa Simple Branco - Feminino
Bota branca

Se você não cuidou das suas botas direitinho e está precisando renovar a coleção, o site da Oscar está cheio de modelos incríveis, escolha o seu e aproveite! 

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.