SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Modelos de Botas – Confira as tendências da estação 2024

Os calçados oficiais do inverno são versáteis, elegantes e cheios de história. Apesar de serem os preferidos para os dias mais frios, performam bem em todas as outras estações do ano. A cada temporada, aparecem repaginados, com materiais, texturas, cores e silhuetas que captam o espírito do tempo e do comportamento em voga. Vem conferir os modelos de botas que são tendência em 2024!

Pernas de uma mulher segurando uma bolsa de couro pequena e usando um modelo de bota de cano médio de cor marrom escura
Fonte: Pinterest

Antes, uma breve história dos modelos de botas ao longo dos séculos

Exclusividade do guarda-roupa masculino por um bom tempo, os modelos de botas já eram frequentes na Antiguidade. Versões de cano curto eram usadas em batalhas pelos soldados do Império Romano, enquanto na Idade Média, eram símbolo de status para nobres e cavaleiros.

O calçado só passou a fazer parte da vestimenta feminina no século XIX, na Era Vitoriana. Os modelos de bota feminina tinham pequenos diferenciais dos masculinos, como laços e bordados. O design geralmente contava com bico fino ou quadrado, pequenos saltos embutidos e fechamento por cadarço ou por muitos botões (alguns modelos tinham até 50!). Ao longo do tempo, as botas ganharam mais variedade em cores, estampas e materiais mais luxuosos e exuberantes.

O aspecto utilitário e moderno que conhecemos hoje dos tipos de botas femininas é herança do período da Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres deixaram o posto de donas de casa e assumiram o papel de provedoras do lar. Nas décadas seguintes, o calçado foi deixado de lado devido ao encantamento pelo salto agulha, porém, na década de 1960, elas foram resgatadas e tornaram-se protagonistas dos looks sixties junto às minissaias.

Também nos anos 1960, os Beatles popularizaram mundialmente o modelo Chelsea e, a partir daí, ao longo das décadas, diversos outros modelos surgiram e foram resgatados de períodos anteriores, como os coturnos e os modelos western e de montaria, com releituras que atualizam materiais, detalhes e silhuetas se adequando às tendências da temporada e a diferentes estilos e propostas de looks.

Quais são os modelos de bota? Conheça já 12 tipos!

  • Bota cano curto
  • Bota cano médio
  • Bota cano longo
  • Ankle boot
  • Coturno
  • Bota biker
  • Bota Western
  • Galocha
  • Bota Chelsea
  • Bota montaria
  • Over the knee
  • Bota tratorada

Bota cano curto

Existem diversos modelos de botas cano curto. Elegantes e versáteis, são encontradas em diferentes materiais, texturas e designs, como no shape western, coturno e biker. As pretas são as mais comuns, mas é possível escolhê-las em outros tons, como marrom e bege, ou em cores mais chamativas, como vermelho e até mesmo em prints animais, como oncinha ou leopardo.

Se você quer montar looks confortáveis com o calçado, opte pelos modelos sem salto ou com salto quadrado baixo. Se prefere visuais mais sofisticados, os tipos de botas com salto fino são os mais adequados. Para propostas casuais, combine com diferentes modelos de calça jeans, já para visuais modernos e mais elegantes, as saias e vestidos curtos ou midi são ótimas opções – lembre-se de manter as pernas aquecidas usando meia-calça!

Banner da loja de calçados Oscar levando para a seção de botas onde se pode encontrar diversos modelos de bota

Bota cano médio

Assim como os modelos de bota feminina de cano baixo, as médias também são encontradas em uma variedade de cores, materiais e silhuetas. As mais comuns são os coturnos, os modelos tratorados e os clássicos em couro, com salto quadrado ou fino. Diferenciais como fivelas, zíperes, aplicações e design wrinkled (com dobras no cano) tornam a bota mais estilosa e adequada a diferentes estilos.

As botas cano médio são ótimas opções para criar visuais mais elaborados que mesclam elegância e casualidade. Uma maneira moderna de apostar no modelo é combinando com a – polêmica e fashionista – saia jeans longa. As versões western do calçado ficam ótimas com vestidos boho e os coturnos formam looks casuais e despojados com uma boa calça jeans.

Bota cano longo

Entra tendência, sai tendência, e os modelos de bota cano longo são atemporais. Indispensáveis para os dias mais frios, elas são verdadeiros clássicos do guarda-roupa feminino. Impactantes, porém versáteis, estão disponíveis em uma variedade de modelos, como as botas de montaria, as galochas, nas versões despojadas em salto tratorado, ou em propostas mais elegantes com salto alto quadrado ou fino.

Para apostar no modelo, é válido investir primeiramente nas cores mais curingas, como preto ou marrom escuro, em materiais como couro ou camurça. Para looks com saias ou vestidos, o comprimento mini é o que mais valoriza o calçado, porém, midis e longos com fendas também são uma boa aposta. No dia a dia, use com jeans da mesma cor do calçado para um visual harmônico e sofisticado.

Ankle boot

Democráticas, os modelos de botas ankle boot têm o cano abaixo da linha do tornozelo ou um pouco mais acima, o que a torna adequada para diferentes ambientes, ocasiões e climas. Imagine um look com tênis: ela pode ser a substituta arrumadinha do calçado comfy. Discreta e casual, você pode usar os modelos de salto baixo para o dia a dia, e os de salto alto para o trabalho e ocasiões mais sofisticadas.

Claro que você pode usar o sapato da forma que preferir, mas deixar a ankle boot em evidência é sempre a maneira mais certeira de usá-la. Aposte em visuais comfy com legging, looks com tricô para o dia a dia ou mesmo em looks com jaqueta de couro e vestido midi para climas mais amenos.

Coturno

Com traços resistentes e materiais fortes, eles foram criados para serem usados por soldados durante a guerra. Os coturnos femininos são tipos de botas com solados grossos e revestimentos robustos. Geralmente têm cano médio ou curto, e são considerados calçados informais e extremamente confortáveis. Os materiais mais comuns são couro legítimo ou sintético e vinil o que confere ao look com coturno um ar rocker. A cor preta é a mais comum, mas o calçado pode ser encontrado em uma cartela variada, indo do branco e bege ao material transparente e versões estampadas.

Por conta de seu histórico, o coturno carrega uma estética imponente, formando visuais poderosos – mesmo que casuais. Fica interessante com peças à altura, como saias e jaquetas de couro, ou fazendo um contraponto em produções românticas. E, claro, não podemos esquecer que é o calçado perfeito para looks em shows e festivais!

Banner da loja de calçados Oscar levando para a seção de coturnos onde se pode encontrar diversos modelos de bota nesse estilo

Bota biker

De aspecto rebelde, a bota biker é mais um dos modelos de bota feminina que é cheia de história: foram criadas originalmente para os homens que trabalhavam na indústria ferroviária entre as décadas de 1930 e 1940. Após o retorno dos veteranos da Segunda Guerra Mundial, muitos homens se uniram pelo amor ao motociclismo, formando os famosos motoclubes e o calçado passou a ter a estética associada ao conceito. Na época, “rebeldes sem causa” como James Dean e Marlon Brando eram os principais adeptos do modelo.

Nas versões mais atuais, elas aparecem com cano baixo, médio e alto, com os característicos detalhes em fivelas, ilhós, rebites, salto baixo e, na maioria das vezes, tratorado. Sua aparência imponente é bem parecida com a do coturno, sendo assim, podemos seguir o mesmo princípio para elaborar looks: com couro e muita atitude, ou contrapondo produções mais delicadas. Em festivais ela também combina superbem!

Bota Western

Inspirada no lifestyle cowboy, o look com bota western é uma das composições com bota feminina veterana dos palcos de música e das passarelas, que ganhou protagonismo entre as principais tendências dos últimos anos. Esse modelo de bota tão característico conta com bico fino, salto cubano, cano alto com design lateral arredondado, formando uma fenda na parte frontal, e detalhes diversos, como bordados, recortes, texturas elaboradas e adornos metálicos.

Atualmente, temos várias releituras dos modelos originais, com versões metalizadas, coloridas e com prints animais. Apesar do design marcante, a bota é bastante versátil e dá match perfeito tanto com vestidos boho quanto com looks metalizados ou mesmo com peças casuais como jeans e até mesmo com estéticas mais elegantes, como a alfaiataria.

Galocha

De origem inglesa, a galocha foi criada pelo primeiro duque de Wellington, Arthur Wellesley, para que os nobres pudessem proteger os pés da lama e da chuva. Inicialmente, eram confeccionadas somente em couro, mas hoje, é mais comum encontrar os modelos de botas em borracha e polipropileno.

Embora tenha sido criada para fins utilitários, sua aparência arredondada, robusta e descontraída transcendeu, e hoje é considerada um item de moda feminina, masculina e infantil. As diversas versões do calçado em cores neutras, coloridas, estampadas ou transparentes incorporam visuais casuais e despojados. Na dúvida, combine com camisas, trench coats ou vestidos.

Bota Chelsea

Criada durante o período vitoriano, a bota Chelsea foi um presente do sapateiro Joseph Sparkes Hall para a rainha Vitória em meados de 1837. Porém, o calçado só ganhou notoriedade no fim da década de 1950, quando jovens descolados e fashionistas se encontravam no badalado e vanguardista bairro de Chelsea, em Londres. Na década seguinte, foram os Beatles que tornaram as botas ainda mais populares e desejadas, tanto por mulheres quanto por homens.

Seu característico design minimalista e atemporal conta com um bico arredondado e afinado, cano curto e elásticos laterais. As versões mais atuais do calçado apresentam saltos, solados tratorados, detalhes em fivelas e o uso de diferentes materiais. Incorpore os modelos de botas para criar visuais modernos com alfaiataria, descolados com peças oversized, ou para equilibrar looks de estilo romântico.

Bota montaria

Inicialmente criadas para o hipismo, elas foram desenvolvidas para não atrapalharem o movimento dos atletas e não machucarem os cavalos, por isso têm canos longos, salto baixo e são confeccionadas em couro. As versões atuais do calçado têm diferenças quanto à altura e design do cano, formato do bico, tamanho do salto, solado tratorado ou não, detalhes em fivelas, cores e texturas.

Estes modelos de botas são apostas certeiras por conta de sua atemporalidade e versatilidade. Elas combinam tanto com calças mais justas como jeans skinny, retos ou legging, quanto com vestidos e saias no comprimento mini. Para um visual fashionista e característico do universo do calçado, combine calça de alfaiataria + camisa + suéter sob os ombros e finalize com a bota.

Over the knee

Um dos queridinhos do inverno, o look com bota over the knee é um arraso por contar com esse modelo de bota de cano super longo, que como o próprio nome sugere, termina acima do joelho no meio das coxas conferindo um ar super descolado e sexy para a composição. A construção visual com o calçado é diferente, uma vez que os comprimentos midi e longo não valorizam tanto o seu diferencial, que é justamente o cano altíssimo, porém, com peças assim, cria-se visuais disruptivos e arrojados.

Abuse da versatilidade das saias, shorts e vestidos em produções com camadas construídas com casacos ou mesmo com looks com blazers alongados e combine com a bota. Calças justas também ficam ótimas com o calçado. Nos dias mais frios, combine com uma meia-calça.

Bota tratorada

A bota de solado tratorado não é um modelo em si, mas sim uma característica que pode estar presente em diversas botas. O solado inspirado nas ondulações dos pneus de trator torna os calçados marcantes e robustos, e pode ser encontrado em versões com salto alto ou baixo, em modelos com cadarços, elásticos, fivelas ou zíperes.

O detalhe do solado torna o calçado extremamente confortável e despojado, como é o caso dos coturnos, galochas, botas Chelsea, montaria, biker e outras variações em cano curto, médio ou longo. Informal, ela é perfeita para looks descontraídos do dia a dia. Modelos com salto combinam com visuais noturnos, modernos, ousados e impactantes. Perfeita para shows e festivais. Experimente usar com macacões utilitários, looks com saias de couro e jaquetas oversized.

Como escolher o melhor modelo de bota?

Ao escolher os melhores modelos de botas, é importante considerar alguns fatores para garantir que elas atendam às suas necessidades e estilo pessoal. Aqui estão algumas dicas para ajudar na seleção:

Conforto: Preze pelo conforto. Se você pretende usar a bota por longos períodos, escolha um modelo que ofereça bom suporte para os pés e que seja feito de materiais respiráveis, flexíveis, com salto baixo, quadrado ou solado tratorado.

Estilo: Considere o seu estilo pessoal e as ocasiões em que pretende usar a bota. Se você prefere um visual mais clássico e elegante, opte por modelos de bico fino ou botas de montaria. Para um estilo mais descontraído e moderno, as botas tratoradas ou com detalhes como fivelas e tachas, como a biker e até mesmo as galochas podem ser uma escolha interessante.

Versatilidade: Escolha um modelo versátil que possa ser facilmente combinado com diferentes peças do seu guarda-roupa. Botas em tons neutros, como preto, marrom ou bege e com design atemporal são ótimas opções para maximizar a versatilidade.

Durabilidade: Opte por botas de qualidade, feitas de materiais resistentes e com acabamento bem feito. Investir em um modelo durável pode garantir que você tenha uma bota que esteja presente nos seus looks por várias estações, como a bota montaria e o coturno.

Altura do salto: Considere a altura do salto da bota de acordo com sua preferência pessoal e conforto. Se você não está acostumada a usar saltos altos, escolha modelos com saltos mais baixos ou plataforma para maior estabilidade. Coturnos, botas biker, montaria, galochas e alguns modelos de ankle boots são ótimas opções.

Finalidade de uso: Pense em como você pretende usar a bota. Se for para atividades ao ar livre, como caminhadas ou passeios em terrenos acidentados, escolha um modelo mais resistente e impermeável como a galocha ou a bota montaria. Se for para uso urbano, um modelo mais estiloso e confortável de coturno, bota biker ou bota tratorada pode ser mais adequado.

Quais modelos de bota estão na moda?

Embora todos os modelos de bota feminina sejam atemporais, você sabe quais estão na moda em 2024? Confira agora e escolha suas apostas:

Bota western

Sem dúvidas, a bota western é um dos modelos de botas mais desejados do momento. A alta da estética country proposta pela indústria musical e cinematográfica trouxe o calçado que, há temporadas, ensaiava seu favoritismo. Além disso, o desfile de Outono Inverno 2024 masculino de Pharrell Williams para a Louis Vuitton, endossou o poder da estética. Seu design característico e marcante é bastante versátil e atualiza qualquer look no ato.

Bota biker

Rebelde, robusta e cheia de atitude, a bota biker é um dos tipos de botas que é cheia de história e tem seus altos e baixos entre as tendências. Porém, em 2024, ela retorna aos holofotes com versões atualizadas de cano alto, bicos mais arredondados e detalhes metalizados ainda mais arrojados. Junto às biker jackets, o visual motociclista predomina na temporada.

Coturno

Embora estejam em alta há bastante tempo, os coturnos mantêm sua soberania. O visual robusto e urbano oferece o máximo de conforto. É o calçado perfeito para visuais informais que precisam de um toque de atitude. Após uma temporada de versões coloridas, os modelos clássicos em couro retornam ao favoritismo. Do dia a dia aos shows e festivais, o coturno é aposta certeira!

Bota cano longo

Os modelos de botas de cano longo em couro, lisas ou com textura, de salto fino ou grosso e bico quadrado ou fino, – aquela versão bem clássica – volta a fazer parte de looks modernos e elegantes. Sua principal característica é a sofisticação versátil, que transita entre diferentes ambientes e estilos. É aquela compra que, na verdade, é um investimento atemporal: entra ano, sai ano, e ela sempre será uma boa escolha para finalizar os looks invernais.

Bota tratorada

Seja um coturno, uma biker ou Chelsea, a bota tratorada é sinônimo de conforto e atitude. Embora a moda esteja pendendo ao minimalismo, a robustez do calçado combina perfeitamente com propostas mais sofisticadas, trazendo um contraponto interessante e, por vezes, tornando-se a protagonista do look.

Onde comprar modelos de bota?

No site da Oscar você encontra uma enorme variedade de modelos de botas! Das casuais às mais elegantes, é só escolher a marca que mais agrada ao seu estilo pessoal. Confira algumas opções:

Beira Rio: Com opções que contemplam modelos de botas como coturnos, de montaria e de cano médio, a Beira Rio oferece alternativas sóbrias e elegantes para looks casuais.

Bottero: Das versões clássicas às mais fashionistas, a Bottero oferece os principais modelos de botas da temporada. Sejam os robustos coturnos, as elegantes botas de cano alto, ou as descoladas botas western.

Mississipi: Esteja você à procura de tipos de botas clássicas e discretas, como os modelos de cano alto, ou imponentes e sofisticadas, como as over the knee, a Mississipi tem alternativas sóbrias e perfeitas tanto para compor visuais despojados quanto looks elegantes.

Via Marte: Com uma essência fashionista e radar antenado nas principais tendências da temporada, a Via Marte tem os modelos de bota feminina mais descolados, como as versões western metalizadas, ou os clássicos calçados de cano alto.

Vizzano: Ousada e cheia de atitude, entre as opções de modelos de botas da Vizzano, você encontra tanto versões clássicas quanto fashionistas, sempre com a identidade antenada da marca.

Já escolheu seu modelo de bota feminina para esse inverno? Aproveite essas dicas para arrasar nos looks e se manter aquecida com muito estilo. Encontre seu modelo preferido no site da Oscar e siga a @oscarcalcados no Instagram para mais dicas de moda!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.