SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Scab Hair – O que é, causas e tratamento

O Scab Hair tem sido um assunto cada vez mais discutido conforme mais pessoas aderem a transição capilar – processo de deixar os tratamentos químicos para trás, a fim de assumir a curvatura natural dos cabelos. O termo se refere aos fios que já nascem com a estrutura danificados, assumindo um aspecto poroso, sem brilho e definição. Neste blogspot, vamos entender a fundo o que é o Scab Hair, além das causas e tratamentos. Vamos começar?

O que é o scab hair
Fonte: Pinterest

O que é Scab Hair?

Após longos períodos recorrendo a tratamentos agressivos, o couro cabeludo pode sofrer danos profundos. Na tradução literal do inglês, a palavra “scab” significa “cicatriz” ou “casca de ferida” e é exatamente isso que define o Scab Hair: um fio danificado pelas marcas deixadas pelos processos químicos. 

Deparar-se com um cabelo áspero, sem brilho e difícil de definir pode ser desesperador para quem está passando pela transição capilar, mas calma! Essa é uma etapa que a maioria das pessoas passam ao optar por cabelos naturais e a situação é passageira. 

Para atravessar esse período da melhor forma possível, basta adotar alguns cuidados especiais para reduzir os efeitos do Scab Hair.

Saiba porque ocorre e quanto tempo leva para recuperar

O Scab Hair é uma resposta natural do corpo aos processos químicos ao longo dos anos. Um passado marcado por tratamentos alisantes intensos, resulta em um impacto na raiz do couro cabeludo que acaba atingindo o fio antes mesmo de nascer. 

Além disso, o uso contínuo de instrumentos de calor como secador, chapinha e outros, também pode dar origem ao problema.

O tempo de recuperação varia de organismo para organismo e também do grau do dano sofrido pelo couro cabeludo. Esses são fatores que influenciam o tempo que o corpo leva para balancear novamente essa região. 

Os tratamentos e cuidados escolhidos durante o processo de transição também geram influência sobre o tempo de duração do Scab Hair. Em geral, os fios podem levar até dois anos para voltar a nascer fortes e saudáveis, mas esse período pode ser reduzido à metade com a adoção de um tratamento como o cronograma capilar. 

Ao invés de se preocupar com essa etapa passageira, dedique o seu tempo em cuidar dos fios com todo carinho e com um pouquinho de paciência, todo esforço vai valer a pena. 

Como identificar o Scab Hair?

Durante uma transição capilar, são os primeiros fios a aparecer. Com aspecto “rebelde” e sem forma, podem apresentar poros abertos e pontas duplas desde que surgem na raiz. 

O Scab Hair se difere facilmente do restante do cabelo, porque destoa em textura e tem uma aparência mais fosca, ressecada e quebradiça. 

Para identificação em cabelos lisos, é fácil perceber a diferença principalmente na textura, onde esses fios aparecem mais grossos e com aspecto áspero, denunciando a falta de nutrientes na fibra capilar. 

Scab hair
Fonte: Ponto Bela

Em cabelos ondulados os fios são mais ásperos e espigados, às vezes com a aparência de cabelo de boneca, podendo quebrar com facilidade.

Já para os cacheados, as características se assemelham ao ondulado, com a diferença de que o fio começa a embaraçar logo no nascimento. 

Seja qual for a curvatura, esses fios indicam alterações na raiz e na saúde do couro cabeludo.

Tratamentos para o Scab Hair

  • Você é o que você come!

Apostar em uma alimentação saudável, repleta dos nutrientes necessários para uma fibra capilar mais forte, é a principal dica. Prefira alimentos ricos em vitamina C, ferro, zinco e proteínas como a Biotina, são eles: laranja, brócolis, feijão, beterraba, peixes e frango. 

  • Faça o cronograma capilar.

Essa é a forma mais eficiente de entregar aos seus fios o que eles precisam. Para obter melhores resultados, faça o cronograma por 30 dias e repita depois a cada dois meses. Confira as etapas: 

  1. Hidratação: Dedique um dia da semana para usar máscaras hidratantes que tenham em sua composição ativos como óleos vegetais (coco, abacate, argan…), queratina ou babosa. Deixe o produto atuar por no mínimo 30 minutos.
  2. Nutrição: O cronograma também pede por um dia dedicado a nutrição dos fios, com intervalo de 2 dias depois da hidratação. Experimente a umectação com óleos vegetais ou o uso de máscaras que levem vitaminas e complexo B em sua composição, esses ativos atuam estimulando a produção natural de queratina. 
  3. Reconstrução: As máscaras com ácido hialurônico e D-Pantenol são ideais para reconstruir a fibra capilar. Deixe agir por até 20 minutos.  
  • Corte o cabelo regularmente.

A ideia do Big Chop te assusta? Não tem problema! Você pode investir em cortes com intervalo de no máximo três meses para estimular o crescimento dos fios, que passarão a ficar cada vez mais fortes e saudáveis. 

  • Mantenha o couro cabeludo saudável.

Estimule a circulação do couro capilar massageando a cabeça com a ponta dos dedos e o auxílio de algum óleo vegetal. Faça movimentos circulares em toda a extensão da cabeça. É possível encontrar à venda massageadores específicos para essa área do corpo, ou até mesmo apostar em um detox capilar

  • Dê preferência a produtos específicos para a transição capilar.

Os compostos destes produtos tendem a ser mais naturais, livres de sulfato, silicones insolúveis, petrolatos, parabenos, corantes artificiais e outros compostos químicos que podem ser agressivos para a saúde dos fios. Neste caso, a escolha de produtos low poo pode ser uma boa!

Relaxa! O Scab Hair é passageiro

Com esses cuidados, você não vai nem sentir os incômodos dessa fase da transição capilar. Cabelos rebeldes e difíceis de domar podem abalar a auto-estima, mas com um pouquinho de dedicação e paciência, o esforço vai valer a pena no final.

Paciência é a palavra chave durante esse período totalmente normal da transição dos processos químicos para um cabelo mais natural e saudável.

Se essas dicas foram importantes para te ajudar a lidar com os desafios da jornada de transição capilar, deixe um comentário abaixo contando a sua experiência.  

Tags

2 Comentários

  1. Janaina Gomes disse:

    Muito bom adorei nota 1000

  2. Janaina Gomes disse:

    Muito bom adorei ótimo

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.