SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Looks com coturno: 10 inspirações para arrasar  

Conheça a história, os diferentes tipos de coturnos e veja as nossas dicas de looks para você replicar no seu dia a dia. 

Pés de uma mulher usando um look com coturno preto de couro
Fonte: Pinterest

Qual é a história do coturno? 

O uso do coturno começa nos campos de batalha, onde os militares usavam sapatos para aumentar a proteção e a estabilidade durante as guerras. Ao longo do tempo e com o término dos conflitos, esses sapatos evoluíram para o modelo que conhecemos como coturnos, caracterizados por sua sola grossa e modelagem robusta

Apesar de ser usado inicialmente por militares, o calçado encontrou um novo lar na cena punk, em 1970. Por conta de bandas de rock como Sex Pistols, os looks com coturno ganharam força e, a partir desse momento, o mundo da moda rocker ganhou um novo sapato. 

Outro movimento que popularizou os looks com coturnos foi a ascensão do grunge nos anos 90, definindo de vez o calçado como item fashion, tanto para trajes femininos como masculinos.   

Com o passar dos anos e as mudanças da moda, o coturno ganhou diversos tipos de modelos, cores e materiais, o que proporcionou o seu destaque nos mais variados outfits femininos. 

Hoje, o calçado é considerado um item must-have no guarda-roupa das mulheres, pois é versátil, robusto e, embora muitas vezes associado aos climas frios, o coturno transcendeu a estação e é usado em qualquer época do ano

Modelos de coturnos: qual escolher? 

Antes de montar os seus looks com coturnos, é ideal que você conheça os principais modelos do calçado para conferir qual tipo combina mais com o seu estilo. 

Coturno tradicional

O modelo clássico de coturno é caracterizado por sua sola grossa de borracha, amarração com cadarços e, geralmente, feito em couro. É uma escolha versátil que pode ser usada em uma variedade de looks, desde casuais até mais formais. 

Coturno cano longo

Inspirado nos coturnos usados por militares, este modelo tende a ter um design mais robusto e funcional, e pode conter detalhes como bolsos laterais, zíperes e tiras de velcro. É ideal para quem busca uma estética mais utilitária e urbana. 

Coturno plataforma

Este estilo de coturno apresenta uma sola mais alta e grossa em forma de plataforma, adicionando altura e impacto visual ao outfit. É uma opção popular para quem deseja uma pegada mais ousada e moderna com um toque rocker. 

Coturno com salto

Para aqueles que querem adicionar feminilidade ao visual, o coturno com salto é uma boa escolha. Este modelo costuma apresentar um salto grosso e estável, proporcionando conforto e estilo ao mesmo tempo. 

Coturno tratorado

Conhecido por sua sola robusta e tratorada, que oferece excelente aderência e durabilidade, este coturno é ótimo para quem busca uma pegada mais urbana e militar, sem deixar de lado o conforto e a estética única. 

Coturno chelsea

Uma variação contemporânea do coturno tradicional, o modelo chelsea não possui cadarços e apresenta um design mais elegante e prático. O modelo costuma conter elásticos nas laterais ou zíperes para facilitar o calce, o que aumenta a praticidade sem sacrificar a estética do calçado. 

10 looks com coturno para você se inspirar 

Quer montar outfits incríveis com o seu coturno? Veja as opções de trajes que separamos para você conferir e replicar em seu guarda-roupa.

1. Look com coturno chelsea e vestido 

Para ir ao centro da cidade, sair com as amigas para um brunch, entre outras atividades casuais, combine um vestido floral com um coturno chelsea. Você terá um contraste interessante entre a feminilidade e a robustez do calçado, proporcionando muita versatilidade e autenticidade ao look. 

2. Jeans + coturno tradicional 

Se você busca um outfit casual e elegante ao mesmo tempo, nossa dica é escolher uma calça jeans reta com a barra curta, um coturno tradicional, uma blusa neutra e um colete de linho ou lã. Mesmo com peças despojadas, você terá um visual básico perfeito para trabalhos informais ou eventos casuais. 

3. Visual com saia mídi e coturno 

Crie um visual elegante e moderno combinando uma saia midi com um coturno. Complete a proposta com uma blusa feminina e alguns acessórios, como uma meia cano alto que fique com barra à mostra, e tenha um conjunto perfeito para um passeio especial em centros históricos. 

4. Look com coturno e calça cargo 

Quer um visual utilitário e moderno para o seu dia a dia? Experimente usar uma calça cargo com um par de coturnos militares. Opte por um calçado com detalhes funcionais, como bolsos laterais e zíperes, para complementar o estilo da calça. Como o destaque estará na parte de baixo do traje, finalize o look com uma camiseta básica para um visual urbano e despojado saídas com os amigos. 

5. Traje camiseta oversized e coturno plataforma 

A moda está aí para ser ousada, não é? Então, vista uma camiseta oversized, short biker e coturnos plataforma. Além de ser um look com coturno diferente e supermoderno, é uma proposta despojada para sair do básico no dia a dia. Tente essa combinação para passeios casuais e ensaios fotográficos. 

Banner da loja de calçados Oscar exibindo um sapato onde podem ser encontrados calçados para o look com coturno perfeito

6. Coturno de salto e outfit all black 

É inegável que os looks com coturno all black chamam a atenção por onde passam. Mesmo que a cor preta seja considerada neutra, quando ela compõe todo um outfit, o tom ganha destaque e torna qualquer produção mais sexy e elegante. Para reforçar essa estética, nossa dica é apostar no coturno com salto para saídas noturnas e encontros casuais. 

7. Look com coturno chelsea e blazer 

Você adora um office look? Apesar de serem peças populares para ambientes corporativos, dessa vez trouxemos uma ideia de visual de escritório mais ousado e moderno no estilo it girl. Se você deseja um traje sexy e cheio de atitude para eventos de moda e ocasiões casuais, aposte nessa proposta sem medo. 

8. Shorts + coturno tratorado 

Como já deixamos claro aqui, os looks com coturno não devem ser limitados aos dias frios. Pensando nisso, trouxemos um traje moderno e fresco com short jeans, top, coturno tratorado branco e uma camiseta de sobreposição. Opção perfeita para festas ao ar livre e eventos casuais com os amigos.  

9. Saia plissada com coturno cano longo 

Se você curte combinar estéticas, esse look com coturno é para você! Use um coturno chelsea de cano alto e tratorado, e combine com uma saia colegial plissada, jaqueta de couro e acessórios. O resultado é um traje estiloso e moderno para saídas noturnas, rolês com os amigos em eventos culturais e shows. 

10. Look com coturno para festival 

Os festivais de música ganharam muita força no Brasil nos últimos anos. E para acompanhar essa tendência musical, os participantes cada vez mais pensam em visuais fashion para curtir todos os shows.  

A partir desse movimento, os looks com coturnos se destacam, pois além de serem sapatos confortáveis que protegem os pés independente do solo e do clima, o calçado também traz a irreverência e a atitude que os trajes femininos pedem para esse tipo de ocasião. 

As principais marcas de coturnos 

Você ainda não tem coturno ou quer garantir um novo modelo para o seu guarda-roupa? Nossa dica de compra é apostar nas marcas conhecidas por seus calçados de qualidade e durabilidade. 

No site da Oscar, você encontra coturnos da OSC, Dakota, Via Marte, M Shuz, Bottero, Mississipi, Moon City, Oadsey, entre outras grandes marcas que são referência no mercado. 

Gostou de conhecer a história dos coturnos e conferir diversos outfits para se inspirar? Nos siga pelo Instagram @oscarcalcados e fique por dentro de todas as novidades e lançamentos da moda. 

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.