SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Moda Sustentável – Tudo que você precisa saber sobre o consumo consciente!

Brechó, bazar, produtos veganos, produtos sustentáveis, slow fashion, moda ecológica… Afinal, o que é moda sustentável? Nesse texto vamos contar tudo e te ajudar a dar o primeiro passo para consumir uma moda mais consciente!

Moda sustentável
Fonte: Pinterest

O que é a moda sustentável?

A moda sustentável é um lado da moda que opta por utilizar métodos que não impactam tanto o meio ambiente. Na produção de tecidos, escolha dos materiais, formas de produzir, ou seja, tudo que não for prejudicial ao nosso ecossistema é bem vindo!

E esse novo modo de pensar surgiu justamente com o intuito de revermos as práticas da indústria da moda. Para evitarmos o desperdício, consumo alto e rápido de peças, diminuição de poluentes feitos pelas indústrias, essa nova vertente da moda apareceu.

Com processos mais lentos e mais conscientes, desde o inicio da peça até o final, ela preza pela necessidade de termos mais consciência do que consumimos e como consumimos!

Desta forma, é impossível falarmos sobre moda consciente, sem sabermos mais sobre os conceitos de slow e fast fashion.

O slow fashion e fast fashion

Dentro da moda sustentável, nós temos o slow fashion, que em tradução literal significa “moda lenta”. Sua produção é feita sem pressa, sem grande escala e normalmente por trabalhadores “pequenos” e não uma indústria gigante de tecidos, de modo que a produção e o consumo passam a ser muito mais conscientes.

Já em contrapartida existe o fast fashion, ou seja, a moda rápida, em que o desperdício de matérias primas é exuberante, já que as tendências mudam a todo momento e a rotatividade da moda passa a ser desenfreada!  

A história por traz!

Antigamente, roupas e vestuário eram algo relacionado somente à nobreza. Podemos ver como rainhas, princesas e o alto escalão usavam camadas de roupas e sempre foram colocadas como “chiques”. Então, quando alguém, que não era da nobreza, era visto com roupas parecidas com as suas, aquela roupa rapidamente era descartada. E é isso que acontece nos dias de hoje.

Quando uma roupa de grife passa a ser comercializada em fast fashion, a peça deixa de ser valorizada. Ouvimos muitas pessoas do mundo da moda dizer “Quando a peça chega nas lojas de departamento quer dizer que ela morreu”. Isso quer dizer que as fast fashions estão num círculo sem fim de “troca de tendência” e o nome já diz por si só: moda rápida ou moda acelerada.

As fast fashions (lojas de departamento) causam um volume excessivo de roupas e automaticamente desperdício de tecidos, pelo simples fato das tendências mudarem rapidamente. Além disso, os tecidos desse tipo de confecção não são de boa qualidade, e as tinturas utilizadas também não e, geralmente são insolúveis ou feitas com produtos à base de metais pesados.

Ou seja, além de não durarem muito e terem que ser trocadas muito mais rápido, devido a qualidade dos tecidos, elas ainda são extremamente poluentes!

Outra problemática do fast fashion é a exploração do uso de mão de obra barata, com uso até mesmo de trabalho infantil ou escravo!

Portanto é hora de começarmos a pensar na forma como consumimos moda e como estamos impactando nosso planeta!

Benefícios e vantagens da moda sustentável

Listamos algumas das vantagens no consumo da moda sustentável:

  • Diminui os impactos em o nosso planeta;
  • Materiais são reutilizados;
  • Eliminação de tecidos de origem animais, com a substituição por tecidos ecológicos;
  • Diminui o uso excessivo de energia e água;
  • Diminui a poluição;
  • Reduz a emissão de gases poluentes provenientes das indústrias;
  • Maior durabilidade das peças;
  • Produção de peças atemporais, ou seja, que não saem de moda a cada estação;
  • Condições de trabalho mais justas.
Moda sustentável: não existe planeta B
Fonte: Pinterest – Tradução: “Porque não existe planeta B”

Vertentes da moda sustentável 

Essas são apenas algumas das propostas que surgiram para diminuir a forma como impactamos o planeta:

Moda Vintage

A principal característica da moda vintage é a utilização de que roupas antigas, que permaneceram em alta na moda e que continuam preservadas!

Upcycling

Um termo não tão conhecido, o Upcyclig é uma técnica de reaproveitamento de materiais, ou seja, conseguimos transformar roupas que seriam descartadas em novas peças. Quem nunca viu uma jaqueta jeans sem graça ganhar uma nova vida depois de passar por um processo de upcycling?

Zero-waste fashion

A moda sem desperdício defende o conceito de zero produção de lixo durante a confecção das roupas. Ou seja, os materiais utilizados na produção são reaproveitados.

Tecidos eco-friendly

Os tecidos eco-friendly são feitos a partir da reutilização de materiais descartados. Uma das peças mais famosas, são as ecobags que podem substituir os sacos plásticos em supermercados!

Slow fashion 

Como já falamos anteriormente, é uma moda mais lenta. Sua produção é feita sem pressa, sem grande escala e normalmente por trabalhadores “pequenos” e não uma indústria gigante de tecidos.

Como começar?

Placa dizendo para salvar o planeta comprando vintage
Fonte: Pinterest – Tradução: Salve o planeta, compre vintage

Bom, você não precisa mudar sua forma de consumir a moda de uma hora para outra. Você pode ir aos poucos, como por exemplo começar consumindo em brechós!

Os brechós são ótimos lugares para você começar o seu consumo consciente. Vemos brechós de todos os gostos e é muito fácil garimpar por lá. Além de achar peças incríveis, você ainda pode ajudar outras pessoas.

Além dos brechós, você pode começar consumindo com produtores locais. É uma ótima opção para dar uma chance para produtores menores que costumam ter maior preocupação em reduzir impactos ambientais.

E você, já utiliza alguns métodos da moda sustentável? Comente aqui e vamos conversar!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.