SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

7 melhores dicas para cuidar da pele nos dias mais ensolarados

Saiba o que fazer para aproveitar ao máximo a estação mais ensolarada do ano sem prejudicar a saúde da sua pele.

como cuidar da pele no verão
Fonte: Pinterest

Viver em um país tropical como o Brasil é, praticamente, viver os efeitos do sol durante o ano todo, já que seus raios, mesmo nos dias mais frios, continuam em contato com a nossa pele até quando não podemos vê-lo ou senti-lo. 

Mas é no verão que as maiores mudanças acontecem e, com elas, os pequenos deslizes que vão impactando a saúde da pele. 

Isso porque, mesmo sabendo como cuidar e proteger, acabamos nos esquecendo ou não dando muita importância a pequenas práticas no dia a dia.

Além disso, o próprio aspecto da nossa pele muda a cada estação do ano. Por isso, no verão ela tende a:

  • Ter mais chances de apresentar manchas e rugas, devido à maior exposição aos raios UVA e UVB, que aceleram a produção de melanina que, por sua vez, é uma espécie de mecanismo natural de defesa contra a radiação solar; 
  • Apresentar mais acnes, mesmo que não seja comum em outras épocas do ano, já que a produção de sebo também é uma forma do nosso organismo se proteger, para repor a oleosidade quando a pele fica muito ressecada;
  • Mudar de tom, também por culpa do ressecamento, que prejudica a capacidade da pele se recuperar da inflamação causada pelos raios solares.

E tem mais: o sol não é o único vilão da saúde da pele no verão. 

A exposição ao ar-condicionado, o cloro da piscina, a água salgada do mar, a areia da praia e até os produtos para limpeza mais profunda da pele vão enfraquecendo a barreira protetora e dando mais espaço para o ressecamento causar os seus efeitos.

Quer saber como aproveitar o melhor da estação e ainda manter a pele hidratada no verão? 

Confira dicas de como cuidar da pele no verão:

1. Se mantenha hidratada!

mulher bebendo água
Fonte: Pinterest

Quando falamos sobre hidratação da pele, automaticamente pensamos em produtos hidratantes como cremes e loções, que também são super importantes, mas esquecemos da principal fonte de hidratação para todos os órgãos do corpo: a água!

Por isso, além de investir em sabonetes para limpeza suave e caprichar na hidratação da pele, principalmente após o banho, que é quando os poros estão abertos e mais propensos a absorver os nutrientes do produto, redobre a atenção quanto à ingestão de líquidos e consumo de frutas.

2. Prefira roupas leves e fresquinhas

O algodão é o tecido mais indicado, já que cumpre a função de proteger a pele ao mesmo tempo em que a deixa respirar. Use e abuse de bonés e chapéus, que protegem tanto o rosto quanto o couro cabeludo, e não esqueça dos óculos de sol com proteção solar adequada, já que os olhos também precisam de cuidado extra devido à exposição.

3. Protetor solar é indispensável

Sabemos que o uso de protetor solar é indispensável em qualquer época do ano e faz parte de qualquer rotina de skincare, mas nessa estação a atenção ao seu uso deve ser redobrada!

Manter o hábito de usar protetor logo pela manhã, mesmo quando não for sair de casa, vai ajudar bastante a não esquecer desse cuidado em nenhum momento.

Muita gente pensa que o filtro solar é só para proteger do sol direto, mas até mesmo a luz do sol que entra em casa pela janela já está carregada de raios UVA e UVB. 

protetor solar no rosto
Fonte: Pinterest

4. Não faça depilação no dia em que for pegar sol 

Principalmente quando feita com cera, a depilação pode favorecer o surgimento de manchas escuras na pele. 

Por isso, faça a depilação pelo menos 48 horas antes de se expor ao sol, para dar tempo da pele se recuperar e não estar tão sensível, o que também eleva o risco de alergias ou irritações.

5. Fuja da tentação do bronzeado instantâneo

Passar o dia todo sob o sol, nunca é uma boa ideia! Essa prática oferece mais riscos de queimaduras do que aquele efeito bronzeado que todo mundo gosta de ver. 

Se expor ao sol com a devida proteção, durante alguns dias, é uma forma muito mais eficiente e saudável, além de prevenir a descamação severa da pele.

E aqui é importante lembrar: para ser saudável, a exposição direta ao sol deve acontecer antes das 10h e depois das 16h. Fora desses horários, procure sempre uma sombra ou se proteja sob o guarda-sol.

amigas tomando sol
Fonte: Pinterest

6. Reforce o betacaroteno na dieta

Essa é mais uma dica para ajudar a ficar com um bronzeado mais bonito, saudável e duradouro na pele, já que alimentos ricos em carotenóides, como cenoura, mamão, beterraba, abóbora e maçã, ajudam a estimular a produção de melanina, além de ter efeitos antioxidantes, que contribuem para a proteção da pele.

7. Banho de água doce é essencial depois da praia

Tomar uma boa ducha, ou mesmo um banho de chuveiro com a água mais fria, é importante para retirar do corpo o sal e a areia que contribuem para o ressecamento da pele, além de causar atritos que podem gerar fissuras e ferimentos. 

E depois do banho, se não tiver hidratante em mãos, use o protetor solar novamente, para cumprir essa função.

E então? Pronta para curtir o verão e aproveitar só a melhor parte da estação?

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.