SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Bota feminina: guia completo para escolher o melhor modelo

A bota feminina é um dos calçados mais democráticos e agrada a maioria das mulheres. Com o passar do tempo, ele se tornou tão versátil que deixou de ser restrito às épocas mais frias do ano, passando a invadir a primavera e o verão. Um look combinando a peça com vestidinhos e outras roupas leves fica muito bem em nosso país tropical.

Não é à toa, né? O calçado é um verdadeiro camaleão, adequando-se aos mais diversos looks e ocasiões de uso. Elas são úteis e encaixam bem desde o trabalho até a balada, do almoço com a família até um jantar romântico e muito mais. Não tem como não amar.

Entretanto, qual modelo escolher? Qual vai mais se encaixar com seu dia a dia? Pensando nisso, a Oscar Calçados preparou um guia com diversos estilos de botas femininas. Vamos lá?

As botas femininas são itens de moda indispensáveis para as mulheres, em qualquer estação. (Créditos: tamaramellon.com)

Tipos de botas femininas

As variações de modelos de botas são inúmeras. A cada estação, novos estilos surgem para deixar a vida das pessoas indecisas ainda mais difícil. Qual modelo que vai mais encaixar comigo? Eu vou querer uma bota normal ou um bota feminina estilo coturno?

A seguir, veja quais tipos de bota feminina que tem ficado em maior evidência recentemente.

Bota feminina no estilo Montaria

A clássica bota de cano longo ganhou popularidade a partir das jóqueis femininas, que esbanjam imponência e beleza montando cavalos. Quer ver mais sobre como usar? Já escrevemos sobre como usar bota montaria no nosso blog, confira!

As botas de cano longo são mais conhecidas como de montaria e são atemporais. (Créditos: Pinterest)

Bota feminina no estilo Ankle Boot

Ankle Boots são as botas de cano curto, geralmente na altura do ossinho do tornozelo. Com ela, existem as opções com e sem salto alto.

Botas de cano curto ou ankle boots são super femininas e modernas, vão bem em looks de qualquer estação. (Créditos: Pinterest)

Bota Over the Knee

São botas de cano super alto, que ultrapassam a linha do joelho. Elas ficaram famosas no filme “Uma linda mulher”, protagonizado por Julia Roberts. Mas só ganharam lugar no pódio fashion recentemente, com a popularização feita com a cantora Ariana Grande. Abaixo, vemos um post do Instagram dela usando uma bota preta.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Ariana Grande (@arianagrande)

Bota feminina estilo Slouchy Boots

As Slouchy possuem cano longo ou médio, não tão ajustado à perna. Elas levam esse nome porque “slouchy” significa “desleixado”, ou algo como “afrouxado”. Isso é possível de ser identificado na peça, que possui certo excesso de material propositadamente, para deixá-la mais larga na panturrilha, com aspecto molinho.

As Slouchy Boots são mais modernas e têm como característica o aspecto mais largo. (Créditos: freepeople.com)

Bota feminina no estilo Country

O modelo de bota feminina country dispensa explicações, já é considerado um clássico! Vira e mexe aparece como tendência e ela nunca desaparece totalmente.

As botas com estilo cowboy são clássicas e suas diferentes versões ganham o gosto de todas as mulheres. (Créditos: Pinterest)

Bota feminina estilo Chunky Boots

As Chunky Boots são novidades das últimas temporadas. A marca Prada lançou e se transformou em um sucesso instantâneo, gerando uma série de modelos inspirados ao redor do mundo.

São botas de cano curto ou médio, com solado tipo flatform (reto) bem pesado, geralmente em emborrachado tratorado. A mais popular é na cor preta, mas já é possível encontrar versões brancas e de outras cores no mercado.

As Chunky Boots são uma grande tendência atual, com um modelo de solado tratorado e design robusto. (Créditos: Pinterest)

Como escolher uma bota feminina?

Na hora de escolher uma bota feminina, pode surgir muita indecisão. Diante de tantas referências e tendências que encontramos na moda e de tantas opções interessantes que o mercado oferece, como escolher apenas um ou dois modelos quando a vontade é comprar todos?

Se você também já se viu diante desta encruzilhada fashion, dá uma olhada nestas dicas que o blog da Oscar preparou pra você:

1. Primeiro passo, conheça seu estilo

Seja mais ousado ou casual, o estilo é fundamental para escolher a melhor bota feminina para você. (Créditos: Pinterest)

É muito comum que as pessoas se identifiquem com mais de um estilo e é exatamente isso que as leva a ser únicas em sua maneira de ser e vestir.

Porém, na essência, todos temos alguma inclinação por um tipo que mais nos agrada, como o clássico, moderno ou alternativo.

Por exemplo, se você adora o estilo rocker, mas trabalha num escritório de advocacia, pondere se lhe será útil um estilo de botas que não te acompanhará na maior parte do seu dia-a-dia. Ou, se você trabalha em pé, caminha bastante, será que uma bota de salto fino é a melhor escolha?

É certo que existem alguns critérios que nos ajudam a escolher a melhor bota feminina para o trabalho, mas o mais importante é analisar a realidade dos nossos dias. Apenas isso nos ajuda a fazer a melhor escolha e não jogar dinheiro fora.

Procure investir em peças que, mesmo tendo preços mais elevados, sejam atemporais e te acompanhem em muitas ocasiões de uso.

2. Observe seu tipo físico

Sua silhueta e tipo físico influenciam na hora de escolher a bota feminina que valoriza mais seu corpo. (Créditos: Photo by Simona Sergi on Unsplash)

Embora não haja um conjunto de regras claras, do tipo “pode ou não pode”, observe alguns aspectos da sua silhueta e adeque modelos que te ajudem a valorizá-la ainda mais. Como pernas longas, finas, quadril largo, coxas grossas ou finas, sua altura e por aí vai. O importante é sentir-se bem e confiante ao olhar-se no espelho e não simplesmente entrar de cabeça em qualquer tendência que cruze seu feed.

 3. Qual a bota feminina ideal para sua altura?

Moças mais baixinhas ou de pernas mais curtas podem se favorecer de botinhas de cano baixo, estilo Chelsea Boots. O modelo evita a sensação de “cortar” a canela ao meio, como um cano mais alto poderia fazer. É uma boa pedida.

Os tipos de botas femininas são diversos e podem ser utilizados para valorizar ainda mais as características individuais de cada mulher. (Créditos: Pinterest)

Outra bota interessante, super tendência no momento, é a ankle boot de solado tratorado (aquele emborrachado com textura que lembra pneus de trator). A peça tem um estilo mais “pesado” e oferece altura, não só pelo salto, mas pela própria plataforma do solado. Além disso, ele é bem confortável, aliando praticidade e bem estar.

Solados tratorados são uma das maiores tendências dos calçados em 2021 e com as botas não poderia ser diferente. (Créditos: Pinterest)

Se a altura não é uma questão para você, abuse dos modelos de cano longo, como as clássicas botas de montaria ou até as over the knees (que significam literalmente “acima dos joelhos”). Esta última tem pegada super fashionista e é tendência há algumas temporadas.

As botas Over the Knees, ou acima dos joelhos, também são modelos que não saem de moda e são super estilosas. (Créditos: Photo by Arnel Hasanovic on Unsplash)

4. Como alongar a silhueta com a bota?

Outro ponto que costuma ser importante para quem busca uma bota ideal para seu biótipo físico é evitar a sensação de “aumentar” a silhueta.

As moças de pernas grossas podem ver este efeito ampliado caso optem por uma bota de cano médio ou uma ankle boot de cano ligeiramente mais longo.

O ideal é que se evite a sensação visual de “dividir” a perna, principalmente se acontecer na altura da panturrilha. Esta sensação ocorre porque isso diminui a área visual da perna, dando a impressão de ficar ainda mais “cheinha”.

Para evitar esta situação, a sugestão é aderir às ankle boots de cano bem curtinho, com altura máxima do ossinho do tornozelo.

E caso a vontade de se jogar na montaria seja grande, procure os modelos com cano mais longo, que ultrapassem a linha média da panturrilha e cheguem até os joelhos.

Escrevemos como usar botas de cano curto. Confira!

Toda mulher fica estilosa e elegante ao escolher o melhor modelo de bota feminina. (Créditos: Pinterest)

O importante é sempre escolher uma bota feminina confortável

Seja qual for a sua escolha, fique atenta a fatores como conforto e qualidade. Caso tenha dúvidas sobre como escolher uma bota confortável para seu tipo físico, confira o artigo no nosso blog que te explicamos tudo.

 
 

Também procure na Oscar a bota que seja de acordo com seu estilo! Confira alguns modelos disponíveis:

A Bota Coturno de Verniz Bottero é super estilosa e confortável; sua plataforma tratorada é ideal para garantir bem-estar em qualquer ocasião.
A Bota Over the Knee Mooncity realça a silhueta e a sua palmilha macia deixa o andar ainda mais confortável. Um modelo de bota feminina com muita personalidade.
 A Bota Montaria Bottero é feita em couro, forro em tecido e palmilha macia, para deixar o seu look ainda mais confortável. Modelo atemporal, que cai bem para a próxima temporada.
 A Bota Country Lara é um modelo de ankle boot croco; seu bico fino e seu salto lembram as tendências das cowgirls. Modelo chique e confortável, para todas as estações.
 O Coturno Bottero é ideal para todas as estações; seu material em couro torna esse modelo altamente durável. Sem contar o estilo, que faz toda a diferença.
 O animal print veio com tudo para o Inverno 2021! A Ankle Boot Lara é um modelo ousado, sem deixar de ser confortável, com sua palmilha e forros em material macio.
 A Bota Bottero Torino Brown traz um acabamento em material de qualidade e durabilidade. Além de ser um modelo elegante e confortável.

Veja também como lacear suas botas novas e deixa-las ainda mais confortáveis: Como lacear bota: aprenda 6 truques incríveis

Já sabe qual bota escolher para a próxima estação? Deixe um comentário e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! E não deixe de nos seguir no Instagram!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.