A bota feminina é um dos calçados mais democráticos e agrada a maioria das mulheres. Com o passar do tempo, ele se tornou tão versátil que deixou de ser restrito às épocas mais frias do ano, passando a invadir a primavera e o verão. Um look combinando a peça com vestidinhos e outras roupas leves fica muito bem em nosso país tropical.
Não é à toa, né? Este calçado feminino é um verdadeiro camaleão, adequando-se aos mais diversos looks e ocasiões de uso. Elas são úteis e encaixam bem desde o trabalho até a balada, do almoço com a família até um jantar romântico e muito mais. Não tem como não amar.
Entretanto, qual modelo escolher? Qual vai mais se encaixar com seu dia a dia? Pensando nisso, a Oscar Calçados preparou um guia com diversos estilos de botas femininas. Vamos lá?
Tipos de botas femininas
As variações de modelos de botas são inúmeras. A cada estação, novos estilos surgem para deixar a vida das pessoas indecisas ainda mais difícil. Qual modelo que vai mais encaixar comigo? Eu vou querer uma bota normal ou um bota feminina estilo coturno?
A seguir, veja quais tipos de bota feminina que tem ficado em maior evidência recentemente.
Bota feminina no estilo Montaria
A clássica bota de cano longo ganhou popularidade a partir das jóqueis femininas, que esbanjam imponência e beleza montando cavalos. Quer ver mais sobre como usar? Já escrevemos sobre como usar bota montaria no nosso blog, confira!
Bota feminina no estilo Ankle Boot
Ankle Boots são as botas de cano curto, geralmente na altura do ossinho do tornozelo. Com ela, existem as opções com e sem salto alto.
Bota Over the Knee
São botas de cano super alto, que ultrapassam a linha do joelho. Elas ficaram famosas no filme “Uma linda mulher”, protagonizado por Julia Roberts. Mas só ganharam lugar no pódio fashion recentemente, com a popularização feita com a cantora Ariana Grande. Abaixo, vemos um post do Instagram dela usando uma bota preta.
View this post on Instagram
Bota feminina estilo Slouchy Boots
As Slouchy possuem cano longo ou médio, não tão ajustado à perna. Elas levam esse nome porque “slouchy” significa “desleixado”, ou algo como “afrouxado”. Isso é possível de ser identificado na peça, que possui certo excesso de material propositadamente, para deixá-la mais larga na panturrilha, com aspecto molinho.
Bota feminina no estilo Country
O modelo de bota feminina country dispensa explicações, já é considerado um clássico! Vira e mexe aparece como tendência e ela nunca desaparece totalmente.
Bota feminina estilo Chunky Boots
As Chunky Boots são novidades das últimas temporadas. A marca Prada lançou e se transformou em um sucesso instantâneo, gerando uma série de modelos inspirados ao redor do mundo.
São botas de cano curto ou médio, com solado tipo flatform (reto) bem pesado, geralmente em emborrachado tratorado. A mais popular é na cor preta, mas já é possível encontrar versões brancas e de outras cores no mercado.
Como escolher uma bota feminina?
Na hora de escolher uma bota feminina, pode surgir muita indecisão. Diante de tantas referências e tendências que encontramos na moda e de tantas opções interessantes que o mercado oferece, como escolher apenas um ou dois modelos quando a vontade é comprar todos?
Se você também já se viu diante desta encruzilhada fashion, dá uma olhada nestas dicas que o blog da Oscar preparou pra você:
1. Primeiro passo, conheça seu estilo
É muito comum que as pessoas se identifiquem com mais de um estilo e é exatamente isso que as leva a ser únicas em sua maneira de ser e vestir.
Porém, na essência, todos temos alguma inclinação por um tipo que mais nos agrada, como o clássico, moderno ou alternativo.
Por exemplo, se você adora o estilo rocker, mas trabalha num escritório de advocacia, pondere se lhe será útil um estilo de botas que não te acompanhará na maior parte do seu dia-a-dia. Ou, se você trabalha em pé, caminha bastante, será que uma bota de salto fino é a melhor escolha?
É certo que existem alguns critérios que nos ajudam a escolher a melhor bota feminina para o trabalho, mas o mais importante é analisar a realidade dos nossos dias. Apenas isso nos ajuda a fazer a melhor escolha e não jogar dinheiro fora.
Procure investir em peças que, mesmo tendo preços mais elevados, sejam atemporais e te acompanhem em muitas ocasiões de uso.
2. Observe seu tipo físico
Embora não haja um conjunto de regras claras, do tipo “pode ou não pode”, observe alguns aspectos da sua silhueta e adeque modelos que te ajudem a valorizá-la ainda mais. Como pernas longas, finas, quadril largo, coxas grossas ou finas, sua altura e por aí vai. O importante é sentir-se bem e confiante ao olhar-se no espelho e não simplesmente entrar de cabeça em qualquer tendência que cruze seu feed.
3. Qual a bota feminina ideal para sua altura?
Moças mais baixinhas ou de pernas mais curtas podem se favorecer de botinhas de cano baixo, estilo Chelsea Boots. O modelo evita a sensação de “cortar” a canela ao meio, como um cano mais alto poderia fazer. É uma boa pedida.
Outra bota interessante, super tendência no momento, é a ankle boot de solado tratorado (aquele emborrachado com textura que lembra pneus de trator). A peça tem um estilo mais “pesado” e oferece altura, não só pelo salto, mas pela própria plataforma do solado. Além disso, ele é bem confortável, aliando praticidade e bem estar.
Se a altura não é uma questão para você, abuse dos modelos de cano longo, como as clássicas botas de montaria ou até as over the knees (que significam literalmente “acima dos joelhos”). Esta última tem pegada super fashionista e é tendência há algumas temporadas.
4. Como alongar a silhueta com a bota?
Outro ponto que costuma ser importante para quem busca uma bota ideal para seu biótipo físico é evitar a sensação de “aumentar” a silhueta.
As moças de pernas grossas podem ver este efeito ampliado caso optem por uma bota de cano médio ou uma ankle boot de cano ligeiramente mais longo.
O ideal é que se evite a sensação visual de “dividir” a perna, principalmente se acontecer na altura da panturrilha. Esta sensação ocorre porque isso diminui a área visual da perna, dando a impressão de ficar ainda mais “cheinha”.
Para evitar esta situação, a sugestão é aderir às ankle boots de cano bem curtinho, com altura máxima do ossinho do tornozelo.
E caso a vontade de se jogar na montaria seja grande, procure os modelos com cano mais longo, que ultrapassem a linha média da panturrilha e cheguem até os joelhos.
Escrevemos como usar botas de cano curto. Confira!
O importante é sempre escolher uma bota feminina confortável
Seja qual for a sua escolha, fique atenta a fatores como conforto e qualidade. Caso tenha dúvidas sobre como escolher uma bota confortável para seu tipo físico, confira o artigo no nosso blog que te explicamos tudo.
Também procure na Oscar a bota que seja de acordo com seu estilo! Confira alguns modelos disponíveis:
Veja também como lacear suas botas novas e deixa-las ainda mais confortáveis: Como lacear bota: aprenda 6 truques incríveis
Já sabe qual bota escolher para a próxima estação? Então confira os modelos disponíveis na nossa loja de calçados e não deixe de seguir a Oscar Calçados no Instagram!
Categorias