SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Aprenda 7 dicas de como amaciar sapato de couro

Aquele novo sapato é lindo e charmoso, mas você não está seguro sobre ele ser confortável nos primeiros usos, não é mesmo? O material é um dos mais confortáveis e duráveis, fazendo valer o conceito de custo-benefício. Quanto à questão estética, o couro dispensa comentários.

Mas nem tudo são flores. É necessário colocar em prática algumas dicas para que o sapato ganhe mais maleabilidade e se encaixe perfeitamente no seu pé, sem causar aqueles incômodos como ferimentos no calcanhar e nos dedos.

Existem algumas dicas para amaciar o couro do sapato que são fundamentais antes de colocá-los na rua. Acompanhe o post a seguir e conheça 7 maneiras eficientes de amaciar o seu sapato de couro:

  • Hidratante corporal; 
  • O famoso truque do secador de cabelos;
  • Jornal e álcool 70°;
  • Com batata; 
  • Sacos de gelo;
  • Com jornal;
  • Usar em casa.

1. Use Hidratante corporal para amaciar o couro

O hidratante, quando aplicado nos pés, causa uma certa lubrificação, fazendo com que seus pés deslizem de forma mais fácil dentro dos sapatos, reduzindo o atrito entre a pele e a parte interna do calçado.

É interessante também colocar um pouco de hidratante no interior do calçado, mas sem exageros para não estragar o forro. Isso ajuda com que a estrutura do calçado amoleça e agrida menos o pé.

Aplique o produto principalmente nas partes onde o incômodo é maior.

2.Amaciar sapato de couro com secador de cabelos

Utilize um secador de cabelos para esquentar os sapatos. Antes, vista uma meia grossa e calce os sapatos, ainda que fique apertado e incomode os seus pés, é necessário que você esteja com os sapatos nos pés. Direcione o calor do secador para toda a área do sapato de uma certa distância para que o couro não queime.

O calor, junto à pressão exercida pelos pés com as meias, fará com que o couro amoleça e se expanda, atingindo um tamanho considerado ideal para os seus pés.

Repita esse processo 3 vezes, mexendo os dedos enquanto esquenta. Retire o sapato apenas quando ele esfriar.

3. Amaciante de couro com jornal e álcool

Preencha a parte interna do sapato com jornal umedecido com álcool, pressionando e fazendo com que o papel fique com o formato do calçado. Faça isso e deixe o processo agir de 40 minutos a 1 hora.

O álcool vai evaporar, fazendo com que o jornal inche e pressione a parte interna do sapato, causando a expansão da estrutura interna do calçado, deixando-o mais largo.

Nesse processo, é necessário cuidado para que o jornal não manche a parte interna do sapato. Se possível, forre com uma camada de papel toalha antes de inserir o jornal com álcool.

4. Use uma batata para amaciar o sapato de couro

Apesar de inusitada, essa dica é bastante eficiente! Coloque uma batata grande, a maior que tiver, dentro do calçado e deixe ali por volta de 1 ou 2 dias. Ou o tempo que achar necessário, levando em consideração o quanto o sapato está apertado.

A batata vai forçar a estrutura do sapato, fazendo com que ele alargue e ceda naturalmente, de forma como se estivesse sendo usado durante o tempo em que o alimento esteve ali dentro.

5. Amaciar sapato de couro com sacos de gelo

Encha sacos de água de um tamanho aproximado do seu pé. Amarre bem esses sacos para que não molhe o calçado. Coloque-os dentro dos sapatos e leve com cuidado ao congelador. Evite encostar o sapato em alguma parte molhada do compartimento para que a água não manche o couro.

Conforme a água congela, ela forçará a estrutura do calçado, pois expandirá as suas partículas devido ao congelamento. Isso fará com que o sapato expanda a sua estrutura com a água dentro da sacola.

É física! Deixe o calçado no congelador por cerca de 12 horas.

6. Use jornal e dê um “banho de sol”

Essa dica alia algumas técnicas citadas anteriormente e, por agir de mais de uma maneira, promete resultados satisfatórios. Umedeça um jornal e preencha a parte interna de modo que fique bem justo ao calçado. Após isso, coloque o sapato exposto ao sol para que o jornal seque.

Certifique-se de que o álcool não molhou o sapato por fora, para que o sol não manche o calçado. Nesse procedimento, o sapato sofrerá alterações de 2 modos:

  • o 1º é por conta do calor do sol em ação, combinado com a força de expansão do jornal;
  • o 2º leva em conta o fato de o jornal expandir conforme o álcool evapora, fazendo com que mais uma força aja para que a estrutura do calçado ceda e ele se torne confortável para uso.

7. Use o seu sapato de couro em casa

Todas as dicas que demos têm o mesmo propósito: simular a expansão do couro do sapato como se ele estivesse sendo usado. Estas técnicas servem para que, quando o sapato for usado na rua, esteja com o ajuste ideal e não machuque.

Entretanto, se você teme que de alguma forma as dicas agredirão a estrutura natural do calçado, uma boa maneira de dar a forma dos seus pés a ele é usando! Mas calma, você não precisa sofrer com eles na rua.

Diariamente, use o sapato dentro de casa, cerca de 1 hora por dia. Faça isso enquanto executa alguma tarefa comum ao seu dia a dia. O uso é o que faz o sapato ganhar o ajuste adequado — então essa é a maneira mais natural de fazer com que ele ceda.

Faça isso diariamente até o momento em que ele comece a te incomodar. Repita o processo por cerca de 1 semana e você sentirá cada vez mais que o sapato está confortável, até chegar o momento em que ele estará pronto para a rua.

Tão importante quanto ter belos sapatos de couro é fazer com que eles estejam confortáveis e prontos para uso. Caso contrário, a experiência será ruim — o que não combina com calçados tão bonitos e com longa vida útil.

Você também pode optar por comprar um Laceador para Calçados que trazem o mesmo resultado que essas super dicas.

Leia também: Sapato machucando os pés? 10 truques para deixá-los mais confortáveis e Como guardar jaquetas de couro? Aprenda!

E aí, gostou do post? Agora você já conhece valiosas dicas para amaciar o couro do sapato que você tanto quer usar! Aproveitando que o assunto é couro, confira 9 dicas incríveis para usar bolsas e acessórios femininos feitos do material.

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.