SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Como guardar jaquetas de couro? Aprenda!

jaqueta de couro

A jaqueta de couro é um item clássico que não pode faltar no nosso guarda-roupas. Além de ser uma grande aliada nos dias mais gelados, ela também é muito resistente e pode durar bastante se for bem guardada, mas, afinal, como guardar jaquetas de couro?

Antes de respondermos a esta pergunta, precisamos ter em mente que diversos fatores externos podem interferir na preservação da peça e que se só a guardarmos no guarda-roupas de forma convencional, no final das contas, não adianta em nada.

Também é preciso entender que existem diferentes tipos de couro e cada um deles pede cuidados específicos. Para lhe ajudar a entender mais sobre isso, separamos a seguir algumas dicas essenciais para a melhor conservação do couro.

Entenda o que pode estragar sua jaqueta de couro

Assim como já dito acima, existem diversos fatores que podem aumentar o desgaste da sua jaqueta de couro. E eles podem ser evitados e até mesmo eliminados, como no caso da umidade, para tornar a vida útil do couro maior.

Umidade

A umidade afeta diretamente o couro, podendo alterar a elasticidade do tecido e até mesmo sua superfície. Além do mais, se a jaqueta for guardada de forma correta isso pode prevenir o surgimento de fungos e outras bactérias.

Luz

A intensidade dos raios ultravioleta e infravermelho pode alterar aspectos como cor, brilho e propriedades físicas do couro. Por isso é aconselhável que a sua jaqueta de couro seja guardada onde não haja exposição frequente de luz solar quando fora de uso.

Condicionamento

Guardar a jaqueta de couro em lugares muito fechados, onde não há uma possível ventilação de tempos em tempos, pode contribuir para a proliferação de bactérias e o surgimento de bolor. Para evitar, é recomendado deixá-las em algum lugar mais arejado quando não forem utilizadas.

Temperatura

Além do armazenamento e da umidade, outro fator importante na hora de evitar a propagação de bactérias é a temperatura do ambiente no qual a jaqueta de couro está guardada. O calor excessivo pode ser prejudicial para o couro, ressecando-o.

Aprenda algumas dicas gerais de como guardar jaquetas de couro

Independentemente do tipo de couro, seja animal ou sintético, existem dicas básicas que devem ser levadas em consideração na hora de guardar esse tipo de roupa:

  • deve-se sempre higienizar as roupas de couro antes de guardá-las por um longo período de tempo;
  • para evitar que a cor desbote ou que haja outros problemas, pendure as jaquetas de couro do lado avesso;
  • caso não tenha espaço para pendurá-las, elas devem ser dobradas do lado avesso, porém não é aconselhável deixá-las por muito tempo nessa condição, já que as dobras podem criar vincos ou outros tipos de marcas no couro;
  • não se deve colocar as jaquetas de couro dentro de sacos plásticos. Muita gente faz isso pensando ser o melhor jeito de evitar poeira, no entanto, a forma mais acertada é cobrir com um tecido fino, como lençol;
  • pelo menos a cada dois meses é recomendado retirar as jaquetas do armário e colocá-las em algum local arejado por algumas horas;
  • na hora de retirar a jaqueta para colocar para arejar, escolha um local que haja um pouco de sol, de preferência em algum local dentro de casa, pois o excesso de luz solar pode ressecar o couro;
  • a cada dois meses, hidrate o couro com produtos específicos para couro, como sprays ou graxas, para dar brilho ao material. Caso você não tenha estes produtos, pode-se fazer uso do silicone líquido também;
  • caso você use o silicone líquido para hidratar o couro, passe o produto com um pano úmido e, em seguida, retire o excesso com um pano seco;
  • evite também o uso de anti-mofos no armário, pois os químicos presentes no produto podem prejudicar o couro.

Conheça algumas dicas específicas para couro

Couro acamurçado

O couro acamurçado nada mais é que o couro animal virado ao contrário, ou seja, o curtimento do tecido é feito na parte interna da pele do animal. Esse couro é extremamente macio e versátil.

  • Na hora de guardar não se deve passar qualquer tipo de produto a fim de conservar a camurça;
  • caso ocorra de o couro ser molhado pela chuva ou pela garoa, deixe a jaqueta secar naturalmente em um local arejado e não a guarde no armário no mesmo dia;
  • deve-se escovar a camurça superficialmente a fim de manter a aparência da jaqueta.

Couro liso (estilo pelica)

Possui uma espessura mais fina. Esse tipo de couro geralmente tem um brilho maior e é muito macio. Devido a estas características, é necessário um cuidado diferente dos demais.

Após o uso, recomenda-se que a roupa seja limpa de forma superficial com um creme de limpeza, como lustra-móveis ou outros tipos de cremes parecidos, com o intuito de manter o brilho próprio desse tipo de couro.

Couro animal

O couro animal, também conhecido como couro natural, é o mais tradicional entre todas as opções, mais resistente que o sintético e traz à jaqueta uma estrutura mais rígida, apesar de a sua rigidez poder variar muito, dependendo sempre da forma de fabricação.

  • É preciso deixar com muito mais frequência em locais arejados e com sombra;
  • após lavada, evite passar o ferro de passar na jaqueta, mas caso seja inevitável, passe com um pano de algodão por cima;
  • para hidratar o couro use um pouco de água misturada com óleo de amêndoa e aplique com uma esponja;
  • se o couro animal estiver com manchas de mofo, não se preocupe, basta ferver a peça em água misturada com bicarbonato de sódio (proporção de 4 colheres a cada litro de água). Logo em seguida, lave a jaqueta normalmente;
  • na hora de lavar a peça, lave à mão, nunca coloque na máquina de lavar;
  • evite também colocar muito peso sobre a jaqueta na hora de guardá-la no armário.

Estas são dicas essenciais que você precisa saber na hora de guardar sua jaqueta de couro. Seguindo a maior parte dos itens desta lista você vai ter sua peça de couro por muito mais tempo que o esperado, mas mantendo sempre o aspecto de roupa nova.

Afinal, quem não gosta de ter sempre uma jaqueta de couro com cara de nova para usar? Quer ver mais conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook e confira também nosso Instagram e YouTube.

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.