SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Vinagre de maçã para cabelo – aprenda como usar

Direto da cozinha para sua rotina de cuidados com a beleza, conheça os benefícios do uso do vinagre de maçã para manter a hidratação e a saúde dos cabelos. 

Vinagre de maçã
Fonte: Canva

Porque usar vinagre de maçã no cabelo

Para entender os benefícios do vinagre de maçã no tratamento capilar vamos explicar sobre sua composição e como essa substância age nas madeixas. 

No primeiro passo, as maçãs são espremidas para extração do suco, composto também por água e açúcar. A partir desse líquido são adicionados micro-organismos que realizam um processo natural de fermentação, produzindo álcool. Na etapa final, o álcool é transformado em ácido acético e água ou apenas vinagre de maçã. 

É justamente a acidez que faz desse ingrediente um importante aliado para a saúde das madeixas, você deve estar se perguntando: como uma substância ácida pode ajudar nesse caso? Simples, quanto mais alto for o pH do cabelo, mais poroso e ressecado ele fica. Ao adicionar um pH ácido auxiliamos para o equilíbrio natural, deixando as cutículas seladas e os nutrientes retidos na fibra.  

Neste sentido, o vinagre de maçã torna-se um ativo reconstrutor poderoso para salvar fios opacos, elásticos e danificados. Tenha cuidado apenas com a frequência na sua utilização, o ideal é aplicar uma vez por semana em casos mais críticos e a cada 15 dias para manter a hidratação.  

Benefícios

Hidratação: cutículas desalinhadas não absorvem tratamentos como deveriam, o uso do vinagre de maçã vai ajudar a reter nutrientes e assim manter os fios saudáveis por muito mais tempo.  

Brilho incrível: ao selar e unir as cutículas temos um cabelo que reflete a luz com maior facilidade e, portanto, com muito mais brilho.  

Frizz e porosidade nunca mais: cabelo opaco, áspero e que embaraça muito fácil são sinais de porosidade e muito frizz. Inclua o vinagre de maçã na sua rotina capilar para selar as cutículas, manter o cabelo macio e hidratado.  

Diminui a queda: a maçã contribui para reconstrução, além de auxiliar no crescimento dos fios ao equilibrar o pH do couro cabeludo e limpar o folículo capilar. 

Combate à oleosidade: ao equilibrar o pH do cabelo o vinagre de maçã contribui para a diminuição da oleosidade. 

Cabelos tingidos: ao fechar as cutículas do cabelo a vitalidade da cor é mantida por muito mais tempo. 

Como usar vinagre de maçã no cabelo

Como o vinagre de maçã possui diversas funcionalidades, a maneira de aplicar define quais serão os resultados obtidos. Saiba como usar o ingrediente a seu favor com truques e receitinhas que você pode fazer em casa.  

Máscara de tratamento: misture vinagre de maçã à sua máscara de hidratação preferida e potencialize seu efeito. Busque produtos neutros para minimizar as reações e interações entre os componentes dessa fórmula e deixe agir entre 5 e 10 minutos no máximo. Fique atenta: como alguns desses cosméticos possuem pH equilibrado será preciso fazer a medição final com o auxílio de uma fita, o valor deve ficar entre 4 e 5 para que a mistura funcione corretamente.  

Tônico para oleosidade: misture meia porção de vinagre e meia porção de água, em partes iguais, para combater a oleosidade. Aplique em todo couro cabeludo com o auxílio de um pincel para tintura e massageie levemente. Se a região não estiver irritada é possível deixar o produto em contato com a pele até a próxima lavagem. Caso tenha psoríase a recomendação é enxaguar assim que a solução secar.  

Último enxágue: uma misturinha potente para diminuição do efeito frizz nos cabelos é a combinação de água e vinagre na proporção 10 por 1 e deve ser usada como último enxágue na lavagem. Atente-se para o pH final entre 4 e 5 para obter os resultados esperados.  

Manutenção da cor: quem costuma tingir os cabelos pode usar vinagre (100ml) e água (500ml) para prolongar a potência e o brilho da cor por muito mais tempo. Misture os ingredientes em um borrifador e aplique por todo o couro cabeludo, deixe agir de 2 a 5 minutos e enxágue com água fria. Aplique um condicionador leve e finalize como de costume.  

Para estimular cachos: quem está passando pela transição capilar pode ativar os cachinhos com a ajuda de um borrifador com 150ml de água e 3 colheres de vinagre de maçã. Aplicar essa mistura nos fios úmidos e deixar agir por 5 minutos, depois é só enxaguar e condicionar normalmente.  

Receitas especiais  

Reconstrução caseira 

Indicada para fios elásticos e porosos ou que passaram por processo químico recentemente, o resultado é um cabelo mais forte e encorpado. A recomendação é fazer a reconstrução 1 vez por mês.  

Passo a passo:

  1. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos; 
  1. Coloque 400 ml de água em um borrifador, adicione 50 ml de vinagre de maçã e misture bem; 
  1. Borrife a mistura por todo cabelo, deixe agir por 5 minutos e enxágue; 
  1. Na sequência aplique uma máscara reconstrutora de sua preferência conforme as orientações do fabricante;  
  1. Finalize com uma máscara hidratante, deixe agir por 15 minutos e enxágue.   

Hidratação Potente 

Passo a passo:

  •  3 colheres (sopa) de vinagre de maçã; 
  • 6 colheres (sopa) azeite de oliva; 
  • 4 colheres (sopa) de máscara de hidratação; 
  • Lave os cabelos como de costume e aplique a mistura; 
  • Coloque uma touca térmica e deixe agir por 45 minutos; 
  • Enxágue e condicione normalmente. 

É incrível como o vinagre de maçã é versátil e pode ser facilmente adicionado à rotina de cuidados com os cabelos. Alguém aí já testou e amou algumas dessas receitinhas?  

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.