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Tipos de corrida: o que você precisa saber antes de praticar

A corrida é um dos esportes mais simples do mundo para se praticar, mas é importante conhecer as modalidades para escolher a que mais pode trazer benefícios.

Casal praticando modalidade de corrida
Fonte: Stock.adobe

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma dorzinha na lombar, um incômodo no joelho ao se abaixar para pegar um pedaço de papel no chão ou o corpo todo dolorido depois de fazer algum tipo de esforço incomum.

E muito se engana quem pensa que esses desconfortos são resultados de excesso de atividades ou esforços físicos. Em geral, o que acontece é justamente o contrário: quem passa muito tempo sem se movimentar ou vive no sedentarismo, tem mais facilidade para sentir dores ao menor sinal de esforço.

Isso acontece porque o corpo humano é uma máquina composta por diversas engrenagens e mecanismos para seu perfeito funcionamento. E o grande segredo para essa máquina funcionar devidamente é o movimento.

Felizmente, cada vez mais pessoas estão se dando conta dessa necessidade que o corpo tem para estar saudável e, por isso, o número de praticantes de corrida não para de crescer.

Se você quer começar a praticar, continue a leitura para descobrir um tipo de corrida que vai te ajudar a acabar com as pequenas dores do dia a dia.

Corrida e atletismo: é tudo a mesma coisa?

Essa é uma dúvida de quase todas as pessoas que começam a se interessar pelo esporte. E talvez por isso, algumas demonstram certa resistência para começar a correr, já imaginando uma longa bateria de provas.

Mas a verdade é que o atletismo é um conjunto de três modalidades esportivas: lançamentos, saltos e corrida. Trata-se de uma das competições mais antigas do mundo, nascida na Grécia onde, aliás, aconteceu o primeiro registro de uma competição de atletismo olímpico, no ano 776 a. C.

Então, pode respirar aliviado se você estiver pensando em começar a correr, porque essa prática não é, obrigatoriamente, uma prova de atletismo, mas sim algo mais simples do que você imagina.

Conheça os 4 tipos de corrida

Cada modalidade de corrida explora um conjunto de aspectos da atividade física e todo mundo pode praticar, basta escolher aquela mais adaptável ao seu estilo e ao seu objetivo.

1. Corrida de rua

Essa modalidade de corrida acontece em circuito aberto de rua, tendo como desafios especiais as condições topográficas do percurso determinado. Quem não gosta da mesmice tende a se adaptar rapidamente a esse estilo, uma corrida é diferente da outra e cada uma requer um treino específico.

Nas provas oficiais, as distâncias percorridas podem variar entre 5 e 100km, o que significa que nem toda corrida de rua será, necessariamente, uma maratona.

Para quem está começando a praticar, as mais populares são as de 21km (meia maratona). Depois tem o percurso de 42km, que é uma maratona completa, com mais desafios e necessidade de maior preparo físico.

Homem participando de corrida de rua
Fonte: Folha.uol

2. Corrida de pista

É mais profissional, acontece em pistas ovais divididas por linhas paralelas (as raias). Nelas é possível disputar nas seguintes variações:

  • Circuito de pista oval: modalidade mais simples, com percursos entre 100 e 400 metros;
  • Corrida de média distância: com percursos entre 800 metros e 1,5km, a prova exige mais preparo físico, já que o atleta precisa dar 4 voltas na pista;
  • Corrida de longa distância: o percurso pode variar entre 5.000 e 42.195 metros, exigindo um alto grau de preparo físico.
Grupo de mulheres participando de corrida na modalidade pista
Fonte: NPR

3. Corrida de revezamento

Essa é uma modalidade versátil, que pode acontecer em ruas ou pistas profissionais. Ela é disputada por equipes com 4 competidores, e cada um deve cumprir uma parte do objetivo até encontrar o próximo parceiro e seguir dessa forma até o final do percurso. A equipe vencedora é aquela que completar o trajeto em menor tempo.

Dupla de homens participado de uma modalidade de corrida de revezamento
Fonte: Pinterest

4. Cross Country

Nem só de asfalto e pistas bem pavimentadas é feita uma boa corrida. Na modalidade Cross Country, que é bastante indicada para quem gosta de estar em contato com a natureza, o percurso é feito em regiões de mata, onde é possível encontrar obstáculos que fazem parte desse tipo de ambiente, como lama, água, trechos mais acidentados e diversas outras situações.

Grupo de mulheres participando de uma corrida na modalidade Cross Country
Fonte: Folhavitoria

Benefícios da corrida

Independente da modalidade escolhida, a corrida traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e impactando positivamente em diversas outras áreas, já que ela traz bastante disposição para quem pratica.

Alguns desses benefícios são:

  • Alívio do estresse, graças à liberação de endorfina e dopamina;
  • Melhora da concentração, já que exige foco e determinação;
  • Maior capacidade cognitiva;
  • Melhora da circulação do sangue, beneficiando quem sofre com hipertensão, colesterol alto ou excesso de peso;
  • Relaxamento para corpo e mente;
  • Criatividade e produtividade mais aguçadas;
  • Mais disposição para atividades do dia a dia, graças à melhora da frequência cardíaca e aos hormônios da felicidade liberados pelo cérebro durante a prática;
  • Redução dos sintomas de ansiedade;
  • Melhora do humor.

Se depois de saber de tudo isso você ficou com vontade de sair correndo, saiba que nós estamos torcendo e vibrando por você.

Escolha um bom par de tênis, comece intercalando corrida e caminhada, e consulte seu médico para receber orientações mais específicas caso tenha algum problema de saúde ou sinta dores na coluna e no joelho.

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Com um pouco de orientação e disposição, você só tem a ganhar com a prática da corrida na sua vida. Agora que conheceu um pouco das modalidades, qual é a sua preferida? Conte para gente nos comentário.

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