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Xô sedentarismo: confira nossas dicas para começar a praticar esportes

Se você quer começar a ter uma vida mais saudável e ativa, mas não sabe como, veja as dicas que separamos para te ajudar.

Mulher praticando alongamento
Fonte: Webmd

O bem-estar físico e emocional depende de diversos fatores, como uma vida tranquila, alimentação equilibrada e o funcionamento do corpo de maneira saudável. 

Por isso, a prática regular de atividade física é essencial para manter o corpo ativo e em perfeito funcionamento, até mesmo em momentos da vida em que o nosso organismo tende a ficar mais lento, como depois dos 30 ou 40 anos.

A atividade física é importante para todas as idades, entre outros fatores, para o bom funcionamento do coração, o fluxo adequado da circulação sanguínea, para os hormônios, e até mesmo para a respiração, que precisa funcionar corretamente para oxigenar o cérebro e os órgãos do corpo.

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental já é um consenso entre os profissionais da saúde. 

Praticantes de atividades físicas regularmente, detém menores chances de sofrer de depressão. O fato de caminhar, correr ou pedalar são fundamentais para manter a capacidade neurológica saudável, mesmo com o avanço da idade. 

Quais são os benefícios de praticar atividade física regularmente?

Quem pratica no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, pelo menos 5 vezes na semana, só tem a ganhar. E essa meta é uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), além de ser uma indicação inicial, ou seja, que pode ser ampliada conforme o seu corpo for se adaptando à rotina de treinos.

Entre os diversos benefícios, podemos citar:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Aumento da disposição para o dia a dia;
  • Fortalecimento do sistema imunológico, criando mais resistência a doenças;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Auxílio no combate a doenças crônicas;
  • Redução do estresse;
  • Melhora do humor;
  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Regulação hormonal.

Mas a lista ainda é bem mais longa e o importante é saber que, fazendo tudo da forma correta, respeitando o seu corpo e indicações médicas, a atividade física só traz benefícios para quem a pratica.

Como começar a praticar esportes?

Se você nunca praticou atividades físicas antes ou está no sedentarismo há muito tempo, olha só essas dicas que separamos para te ajudar:

Mantenha as consultas médicas em dia:

Esse é um dos primeiros passos para começar, já que exames regulares podem indicar que tipo de exercício é mais adequado para você, além de serem importantes para você não se colocar em risco fazendo algo que existe para trazer benefícios.

Mesa de um consultório médico
Fonte: Masteraihealth

Comece com uma avaliação mais generalista, com um clínico geral, e em seguida com um cardiologista. Caso tenha dores musculares ou algum problema físico, consulte também o médico especialista na área.

Dores na coluna, por exemplo, podem ser impeditivos para determinadas atividades, ao mesmo tempo em que precisam de outras como parte do tratamento.

Escolha algo que você gosta

Atividades chatas ou incômodas vão te desanimar mais rapidamente. Por isso, aproveite que existem diversas formas de colocar o corpo em movimento e escolha uma que você goste.

As muitas opções de exercícios podem ser divididas em quatro grandes grupos: força, flexibilidade, equilíbrio e resistência. E não desanime se você não sabe nada sobre nenhuma delas. Basta fazer aulas experimentais e ir testando o que é mais agradável para você.

Mulher fazendo levantamento de peso em uma academia
Fonte: Healthline
Mulher praticando alongamento  em casa
Fonte: Shopyogastrong
Mulher fazendo movimento de yoga
Fonte: The Fresh Toast
Prática de natação em piscina
Fonte: Just Swim

Não tenha pressa

A ansiedade por ter resultados rápidos pode trazer problemas como lesões sérias ou até mesmo a vontade de desistir.

Comece com práticas leves e séries curtas, respeitando o ritmo do seu corpo e evoluindo conforme você for se acostumando com a atividade.

E o mais importante: não desista na primeira dificuldade. Tem gente que já deixa de lado quando sente algumas dores que são indicativos de que o exercício está sendo feito corretamente. Mas saiba que, depois dos primeiros dias, a persistência será recompensada com muito bem-estar.

Defina uma rotina

Escolha um horário que seja mais fácil para você e se comprometa a sempre cumprí-lo. Se agora você só consegue meia hora por dia, durante três vezes na semana, tudo bem! 

Mulher correndo na praia durante pôr do sol
Fonte: Nohat
Pessoa andando de bicicleta
Fonte: Crystal Hotels
Duas mulheres fazendo flexão de braço
Fonte: Healthline

Com o tempo, seu próprio corpo vai sentir a necessidade de progredir e você vai perceber, mais rápido do que imagina, que estará em um ritmo mais constante e ativo. O importante é dar o primeiro passo, os outros serão consequência.

E se você tem dificuldade de seguir uma rotina ou costuma desistir fácil, encontre uma companhia para praticar com você. Assim, um incentivando o outro, você vai ver como é prazeroso colocar o corpo em movimento em troca de saúde e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas? Então não espere mais! Escolha um bom par de tênis na Oscar Calçados e comece a praticar esportes agora mesmo. 

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