SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Sapatos e personalidade: entenda essa relação harmoniosa!

sapatos e personalidades

É bem comum vermos uma pessoa usando um sapato mais ousado e logo falarmos que ela “tem personalidade”, não é? E essa forma de pensar não está tão errada, já que o tipo de calçado que usamos pode dizer muito sobre o nosso jeito de ser e de pensar. Sapatos e personalidade têm mesmo uma relação muito íntima, e é sobre isso que vamos falar neste post! Confira:

Qual é a relação entre sapatos e personalidade?

Alguns pesquisadores da Universidade do Kansas resolveram analisar essa relação. Eles pediram que voluntários trouxessem fotos de seus sapatos e respondessem um questionário sobre si mesmos. Feito isso, um outro grupo de voluntários precisou usar as fotos para verificar como era a personalidade dos donos de cada par.

Como resultado, cada tipo de sapato mostrava uma coisa diferente. Foi identificado, por exemplo, que pessoas que usam botas, especialmente coturnos, eram vistas como mais agressivas. Já quem usa salto indicava, geralmente, ser uma pessoa que tem pavio curto.

Para a psicologia, no entanto, a situação não é tão simples assim. De fato, o sapato pode revelar algo sobre o jeito de ser de uma pessoa, de forma geral, mas há outras variáveis que precisam ser relacionadas. Alguém pode usar tênis coloridos para ser aceito em um determinado grupo, por exemplo, e não por ser mais alegre ou algo do tipo.

Enfim, como se vê, não podemos julgar os outros simplesmente pelo que eles calçam — mas ainda podemos identificar muita coisa sobre os donos olhando para os seus sapatos. Então, vejamos agora o que cada tipo diz sobre o estilo e o jeito de ser de cada um.

Será que você se encaixa em algum dos que vamos listar?

O que cada tipo de sapato revela?

1. Sexy

Aqui temos uma mulher forte e sensual, que gosta de usar e abusar dos saltos altos, finos e de cores que chamam atenção, como o rosa ou vermelho. Seus pés ficam mais aparentes e, se for para usar sandálias, que sejam de tiras bem finas. O modelo gladiador também é bem-vindo.

Quanto às estampas, as de animal print são as preferidas. As florais também podem aparecer — apesar de serem considerados desenhos mais femininos, as cores vibrantes das flores são o ponto-chave dessa escolha. Ainda aparecem outros detalhes, como pingentes, brilhos, fivelas e correntes.

2. Criativa

Nesse caso, temos um visual pouco tradicional, que pode até ser combinado com um estilo retrô. Os modelos meia pata e anabela são muito utilizados, aos quais essas mulheres dão preferência. O destaque vai para as cores e estampas que podem ser dos mais diversos tipos.

Fazem parte desse grupo as mulheres que são mais ousadas na hora de escolher um visual. Elas não se importam muito com a opinião dos outros e estão sempre antenadas no mundo da moda. Assim, podem fazer diversas misturas e encontrar o sapato ideal e compatível com o jeito de ser.

3. Elegante

Mulheres mais elegantes costumam ser bem discretas em suas escolhas, mas sempre têm aquele detalhe, o toque a mais na produção, que as diferencia de um estilo mais simples. Em outras palavras, elas conseguem ser elegantes sem fazer quase nenhum esforço.

Aqui as cores são as mais discretas, como o nude, o branco ou o preto. Quanto ao modelo, os que costumam ter maior destaque são o peep toe, o scarpin ou um que afivele na altura do tornozelo.

4. Romântica

Também visto como um estilo mais feminino, a personalidade romântica consegue transmitir diversos sinais. No geral, temos uma pessoa vaidosa, delicada e que passa uma certa leveza no jeito de ser, alguém tranquilo.

Nesse caso, modelos de sapatos mais arredondados, como sapatilhas, ou outros estilos, como espadrilles e anabela, são os mais escolhidos. Os que possuem uma amarração no tornozelo deixam o visual bastante romântico, especialmente se as amarrações forem feitas de tecido. As estampas florais e cores claras são as preferidas.

5. Casual

Quem tem esse estilo foca mais no conforto. Assim, essas mulheres não costumam usar saltos finos, mas sim com algo seja confortável e bonito ao mesmo tempo. O ideal é que essa pessoa nem sinta que está usando alguma coisa nos pés.

Elas passam a imagem de alguém mais acessível e amigável. Dessa forma, seus modelos prediletos são os tênis, as alpargatas, as birkens e, é claro, as rasteirinhas. Porém, essas pessoas não são completamente avessas a outros modelos. Quando a ocasião exige, podem usar um belo salto alto — desde que seja mais grosso, para proporcionar um conforto maior.

6. Tradicional

Essa é muito parecida com a elegante, mas aqui você não encontrará inovações ou modelos da moda. São mulheres que têm certo medo de ousar, e que podem se incomodar muito com a opinião dos outros. Por isso, preferem usar calçados que não chamem atenção, que sejam mais comuns.

Elas também prezam pelo conforto e dão preferência a sapatos mais clássicos, como o scarpin, com cores discretas como o preto. O material escolhida também é mais tradicional, com preferência ao couro.

7. Moderna

Ao contrário da personalidade tradicional, quem tem um estilo moderno adora ousar. Por isso, aqui encontraremos mulheres que passam a imagem de independência e de liberdade.

Elas conseguem misturar muito bem itens do guarda-roupa masculino, de uma forma sutil e natural. O modelo oxford, os slippers e birkens dão o que falar, por exemplo. Já para os modelos femininos, as escolhas recaem em sandálias com saltos grossos e tiras largas.

As cores podem ser vibrantes, e a estampa geométrica costuma ser a mais escolhida.

8. Divertida

Por fim, essa personalidade é bastante extrovertida e comunicativa. Também é alguém carismático e mais estável psicologicamente, que não tende a ser ansioso. Por isso, consegue ter um bom relacionamento com as pessoas, principalmente com os colegas de trabalho e com a família.

Por outro lado, apesar de mais estáveis, essas pessoas costumam ser emocionalmente dependentes. Assim, quem tem esse tipo de personalidade costuma usar sapatos mais coloridos e que também sejam confortáveis, como um tênis, por exemplo.

Bom, como foi dito no início deste texto, as personalidades citadas aqui não são uma verdade absoluta, e sim características mais gerais. Ainda há outros fatores que precisam ser relacionados para não se julgar alguém apenas pelo que se usa nos pés. Lembre-se disso!

Então, gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre sapatos e personalidade? Agora, se você acha que algum modelo combina com a sua, entre em contato conosco! Com certeza, nós podemos te ajudar a escolher a melhor opção!

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.