SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Qual o melhor tênis para academia e caminhada – Aprenda a escolher

Escolher o tênis correto para cada esporte é extremamente importante e causa impactos diretos na qualidade dos exercícios. Um bom tênis esportivo não deve ser apenas bonito e estiloso. Ele precisa ser confortável, adequado e seguro. Existem diferentes tipos específicos para cada esporte e atividade física.

Cada pessoa possui uma anatomia diferente e isso precisa ser levado em consideração para que o tênis seja adequado para o tipo de pisada, as características anatômicas e biomecânicas.

Atividades como as corridas exigem calçados que suportem o alto impacto e que não inibam a sua percepção do contato com o solo. Já outros tipos de exercício exigem que os calçados tenham maior estabilidade, flexibilidade, amortecimento e outras diversas características que tornam o tênis adequado para determinado tipo de exercício.

Diversos tênis coloridos
Fonte: iStock

Devido a pandemia, os hábitos de exercícios físicos mudaram. A prática de exercícios em casa cresceu bastante e foi necessário se adaptar dentro das possibilidades. Mas isso não significa que o cuidado na hora de escolher o calçado correto possa ficar de lado.

Encontrar o modelo mais confortável e adequado para sua necessidade nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, confira algumas dicas que facilitarão na hora de encontrar o tênis ideal para exercícios físicos.

Modelos Femininos

Modelos masculinos

Qual tênis para usar na academia?

Na hora de escolher o melhor tênis para academia é necessário avaliar a proposta de exercício para evitar lesões, além de melhorar o desempenho e resultados.

Homem negro fazendo atividade física
Fonte: Freepik
Tênis Adidas Runfalcon 2.0 Azul/Branco

No caso de exercícios de musculação é importante que o tênis ofereça uma boa estabilidade, um bom amortecimento e que mantenha o centro dos pés firmes. Além de ter pouco drop, ou seja, que tenha pouca diferença de altura entre a ponta do pé e do calcanhar.

Para praticar exercícios aeróbicos o ideal é que o tênis tenha um bom amortecimento, flexibilidade e tração. Para praticar atividades como dança, aula de spinning e jump, que geram bastante impacto no corpo é importante também que as solas sejam flexíveis e com boa aderência.

Tênis vermelho com sola branca
Fonte: Pinterest
Tênis Mizuno Wave Creation 22 Rosa/Cinza Feminino

Qual o melhor tênis para academia?

Para escolher um tênis para academia feminino além de levar em consideração todas as dicas citadas anteriormente, é preciso também analisar as diferenças que o corpo feminino possui.

As diferenças anatômicas entre os pés femininos e masculinos exigem diferentes características nos calçados, além de um sistema diferente de amortecimento.

Confira essa lista incrível com os melhores modelos:

1. Tênis Olympikus Veloz

Tênis Olympikus Veloz Verde/Rosa Feminino

2. Tênis Adidas PureMotion

3. Tênis Fila Iconic

Tênis Fila Iconic Preto/Rosa Feminino

4. Tênis Nike Air Max Excee Bege

Tênis Nike Air Max Excee Bege - Feminino

Além de ser um ótimo tênis para academia e exercícios físicos, esse modelo é um dos 7 mais vendidos em agosto de 2021. O modelo que nunca sai de moda te deixa confortável e estilosa;

Qual o melhor tênis para agachamento?

Os tênis para agachamento possuem uma sola completamente plana e rígida, que contém uma espécie de salto nos calcanhares, o que faz com que o impacto contra o chão seja melhor aproveitado e mantenha a estabilidade dos pés. Além de corrigir a postura, reduzir o esforço no tornozelo e trabalhar mais os glúteos.

Por possuírem características e finalidades diferentes, um tênis apenas não atende as necessidades de todos os exercícios e esportes. Por exemplo, um tênis para corrida não é indicado para a prática de agachamento.

Mulher fazendo agachamento
Fonte: Freepik
Tênis Nike Revolution 5 Rosa/Lilás

Qual o melhor tênis para caminhada?

A principal diferença entre um tênis para academia e um tênis para caminhada está na capacidade de absorção do impacto. Escolher o modelo correto reduz o risco de lesões e traz inúmeros benefícios. 

Os tênis para caminhadas precisam ser muito confortáveis, além de serem corretos para seu tipo de pisada, pois a sequência de passos e o tempo contínuo de movimento podem causar lesões, além de reduzir a vida útil do tênis, devido ao desgaste.

Um tênis para corrida exige alto desempenho na hora de absorver os altos impactos do corpo. Já um tênis para caminhada permite um impacto um pouco menor, mas exige um maior conforto e maciez.

Tênis preto com detalhes brancos
Fonte: Freepik
Tênis Under Armour HOVR STRT Feminino
Tênis Olympikus Índico Cinza/Azul

Agora que você já sabe como escolher o tênis ideal para seu estilo de exercícios fica mais fácil manter as atividades físicas em dia e garantir os melhores resultados e claro, sem lesões.

Leia também:

Tags

2 Comentários

  1. Jane disse:

    Adorei essas informações, quão importante é, agora saberei escolher melhor meu tênis sem errar. Obrigada pela dica!

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.