Cabelos danificados, com frizz e sem brilho? O procedimento pode ser a solução para deixar os fios saudáveis!

O que é cauterização capilar?
É um tratamento que consiste em recuperar profundamente os fios capilares por meio da reposição de queratina, proteína que garante a estrutura dos fios, proporcionando brilho, hidratação, suavidade e redução do volume e do frizz.
A cauterização é indicada para cabelos que estejam danificados, frágeis, quebradiços ou com as cutículas abertas como consequência de procedimentos que modificam o cabelo, como tinturas e alisamentos, dos lisos aos cacheados.
Para que serve a cauterização capilar?
Diversos fatores podem ir danificando nossos cabelos ao longo do tempo, por isso, o procedimento age de dentro para fora, selando as cutículas dos fios e promovendo a absorção de proteínas e aminoácidos para uma aparência restaurada.
Funciona como uma terapia intensiva para os cabelos, repondo nutrientes essenciais e reparando danos. A cauterização é recomendada para:
- Recuperar a saúde dos fios: ajuda na reparação de cabelos danificados, reduzindo a quebra e as pontas duplas.
- Promover brilho e maciez: cabelos brilhosos e sedosos após o tratamento.
- Proteger contra danos futuros: o procedimento forma uma camada protetora que ajuda a proteger os cabelos contra as agressões ambientais e os danos térmicos.
Como é feita a cauterização capilar?
O tratamento pode ser feito em casa ou por um profissional. A segunda opção é mais assertiva para garantir seus efeitos positivos, uma vez que o excesso de queratina nos fios pode endurecê-los, e um bom cabeleireiro saberá identificar quais as reais necessidades dos seus fios.
O procedimento depende dos hábitos de cada profissional, mas a cauterização capilar é feita basicamente em três passos:
- Lavagem dos fios: uso de shampoo antirresíduos para abertura das cutículas, possibilitando que os fios absorvam o produto da cauterização;
- Aplicação da queratina: após a lavagem, é utilizado um produto que contém queratina e silicone para penetrar entre as escamas, preenchendo os espaços deixados pela desidratação;
- Selagem com calor: após o produto agir, o secador fecha as cutículas do cabelo, e a chapinha, que deve ser passada de 5 a 6 vezes em mechas bem finas e sob temperatura adequada, sela as substâncias nos fios.
Algumas marcas de produtos recomendam a lavagem do cabelo após o procedimento com a chapinha para retirar o excesso, enquanto outras indicam que o produto permaneça nos fios durante alguns dias.
Benefícios da cauterização capilar
Após o procedimento, são notáveis as mudanças nos fios:
- Cabelos mais fortes e resistentes;
- Brilho e maciez;
- Redução de pontas duplas;
- Proteção contra danos futuros.
Quanto tempo dura?
Pode variar, mas a cauterização capilar dura de quatro a seis semanas, e seus resultados podem ser preservados nos cuidados pós procedimento, que incluem evitar o uso de shampoos de limpeza profunda, lavar menos os cabelos, realizar hidratações semanais e proteger os fios contra fatores externos.
Também é recomendado dar um tempo de tinturas e alisamentos para uma recuperação mais eficaz. A indicação é refazer o procedimento entre 45 e 60 dias, a depender da necessidade dos fios.
Cauterização alisa os fios?
Um equívoco comum é acreditar que a cauterização alisa o cabelo. Apesar de promover aspecto mais liso devido ao alinhamento, os produtos utilizados não possuem químicos capazes de alterar a estrutura dos fios. Então, não se preocupe caso queira preservar a forma do cabelo, pois o procedimento consiste apenas em uma recuperação.
Em quais casos o procedimento deve ser evitado?
Em cabelos que passaram pelo processo de tintura ou alisamento em um prazo menor que 30 dias, ou em caso de alterações no couro cabeludo, como a dermatite seborreica ou outras inflamações.
Cuide diariamente dos seus cabelos
A cauterização capilar é muito eficiente para recuperar fios agredidos por procedimentos que os modificam, mas não os reconstrói: uma vez que o cabelo foi prejudicado por uma química, não voltará a ter sua estrutura original. Por isso, seja consciente quando decidir fazer alguma mudança nos cabelos e sempre analise a saúde dos fios para não os prejudicar.
Use produtos adequados ao seu tipo de cabelo, alimente-se bem, mantenha a hidratação em dia e somente realize procedimentos químicos com profissionais qualificados e confiáveis, dessa forma, você garante cabelos bonitos e, principalmente, mais saudáveis sempre.
Para valorizar (e proteger) seus fios e deixar o visual mais estiloso, confira no site Oscar opções de bonés, bucket hat e muito mais!