SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Tênis com amortecimento: você sabe escolher o melhor para esportes?

tênis de corrida

Ao fazermos uma breve pesquisa ou ao entrarmos rapidamente em uma loja de tênis e equipamentos esportivos, são tantas informações e variedade que é comum ficarmos confusos. Afinal, por que existem tantas alternativas? E diante disso, como escolher o melhor tênis com amortecimento para as práticas esportivas que você mais pratica?

São muitos os questionamentos e, por isso, no post de hoje vamos esclarecer as dúvidas mais recorrentes entre os amantes de esportes e os que desejam adotar um estilo de vida mais saudável.

O que já podemos adiantar é que tênis não se compra pelo preço, mas sim pela sua funcionalidade e pelos benefícios que ele vai trazer para a sua performance. Venha entender um pouco mais sobre esse assunto!

Tenha melhor desempenho escolhendo o tênis certo

Se existem dezenas e às vezes até mesmo centenas de opções quando procuramos um tênis é porque cada uma dessas alternativas vai trazer um desempenho diferente. Se você é corredor, por exemplo, uma escolha mal feita pode diminuir a sua velocidade pois a passada está mais pesada do que o ideal.

Se você vai investir em determinada prática esportiva, portanto, pesquise antes quais são os modelos mais indicados para ela. De nada vai adiantar você economizar na fatura do cartão se não ficar satisfeito com a sua desenvoltura por conta do calçado.

Evite futuros problemas de saúde ou lesões

Além de facilitar ou dificultar a sua performance, o tênis errado também pode vir a causar alguma lesão grave ou problema de saúde futuro. Acredite, as marcas que desenvolvem tênis esportivos fazem dezenas de pesquisas e testes antes de chegar na modelagem ideal. Tendo isso em mente, respeite as necessidades e limites do seu corpo.

Se você pratica corrida intensa usando um tênis feito para treino em academia, o amortecimento dos impactos não será suficiente. Nesse caso, você pode até não sentir a violência do movimento no dia a dia, porém, no longo prazo você pode acabar causando uma lesão grave na sua lombar, por exemplo.

Conheça as características gerais de um bom tênis esportivo

Sabemos que alguns modelos de tênis chamam muita atenção por seu visual, mas não se pode sair comprando porque você gostou do mix de cores ou das molas aparentes ou escondidas. Aqui vão algumas dicas essenciais para você compreender um pouco melhor como funcionam os sistemas de amortecimento:

Tênis com amortecimento em mola

Um dos modelos mais buscados, os tênis de mola favorecem na pisada neutra e proporcionam maior flexibilidade. O Mizuno Wave, por exemplo, segue essa linha e ainda utiliza o impacto como fator gerador de energia. Sua tecnologia também distribui melhor a pressão dos pés e controla o ângulo das passadas.

Tênis com amortecimento em gel

Este modelo é supermoderno e um dos mais atualizados do mercado. O Asics Gel Quantum, nesse sentido, oferece um bom equilíbrio entre conforto e redução de impacto. O modelo com gel espalhado por todo o solado não é tão leve e é mais indicado para corredores iniciantes e que buscam o conforto em primeiro lugar, não se importando muito com o peso.

Tênis com amortecimento boost

Esta tecnologia foi criada pela Adidas, o que garantiu para o Adidas Ultra Boost o título de melhor tênis de corrida de todos os tempos. Isso porque o modelo promete alta absorção de impacto, ao mesmo tempo em que é leve e proporciona um treino mais eficiente.

O boost garante corridas menos desgastantes, já que o princípio de sua tecnologia é absorver o choque gerado pelo contato com o solo e ainda “devolver” essa energia ao atleta. Ou seja, ele não só elimina o impacto como aproveita o atrito gerado para melhorar a sua velocidade. Legal, hein?

Tênis sem amortecimento aparente

Este tipo existe, porém, é mais indicado para quem já está em um nível quase profissional de corrida. Isso porque, quando o amortecimento é menor, é preciso que você saiba exatamente como funciona e como controlar a sua pisada. Ou seja, sem molas ou gel, o calçado acaba exigindo mais resistência física do corredor.

Escolha o tênis adequado para sua categoria

Se você pratica outras atividades mais específicas que não sejam a corrida ou a caminhada, existem também algumas características importantes de acordo com cada modalidade.

Para os amantes de treinos que exploram uma diversidade grande de movimentos, como por exemplo o treinamento funcional e o Crossfit, você vai precisar de um tênis com bom amortecimento e estabilidade, visando um melhor desempenho e a segurança da coluna e dos joelhos.

Já as longas caminhadas e trekings em terrenos irregulares pedem por firmeza no pisar, já que é difícil prever que tipos de obstáculos podem aparecer pela frente. Para esses casos, os mais indicados são os tênis com solado mais grosso e duro, com foco na modalidade aventura.

E se você é adepto do futebol de final de semana com os amigos, nada de usar o seu tênis de corrida ou de academia para isso, ok?

Independentemente de ser campo de grama, gramado sintético ou quadra de futsal, o futebol exige o investimento em uma chuteira. Do contrário, um outro modelo de tênis pode prejudicar seu desempenho, sem falar que o contato com a bola danifica os modelos que não são adequados para essa prática.

Outros benefícios do tênis com amortecimento

Além de ser indicado para quem pratica esportes, os tênis com amortecimento também podem ser usados no dia a dia para gerar mais conforto e praticidade.

Se você faz um longo trajeto a pé para o trabalho todos os dias, por exemplo, você já parou para pensar que está fazendo um exercício físico e que para isso precisa de um calçado adequado?

Além disso, os tênis com amortecimento também são os mais indicados para pessoas acima do peso e que necessitam evitar maiores impactos a fim de proteger as articulações, principalmente os joelhos, tornozelos e pés.

Por fim, pessoas de mais idade e com limitações físicas também só têm a ganhar com o uso do tênis no dia a dia, já que ele facilita os movimentos e previne acidentes e lesões.

Se você gostou das nossas dicas e está pronto para escolher o tênis com amortecimento ideal para as suas práticas esportivas, basta conferir aqui as centenas de opções na nossa loja virtual!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.