SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

K-beauty: a rotina de skincare coreana está dominando o mundo

Conheça o skincare coreano: a rotina de beleza que está mudando a forma como pessoas do mundo todo cuidam da pele.  

Skincare coreano
Fonte: Pinterest

A K-beauty (ou Korean Beauty) surgiu na Coreia do Sul, onde os cuidados com a pele são extremamente importantes, e essa rotina de beleza coreana vem conquistando o mundo todo nos últimos anos.

Embora muitos considerem um exagero, a prática é composta por 10 passos que prometem garantir todos os cuidados necessários para uma pele radiante e saudável.

Além dos cuidados com a pele, a rotina de skincare coreana envolve também a maquiagem. Aliás, um dos estilos de maquiagem preferidos das coreanas, que não costumam gostar muito do estilo mais carregado que usamos aqui no Brasil, por exemplo, é inspirado na K-beauty.

Trata-se de usar uma camada bem fina de base e corretivo com finalidade hidratante, sombra clara e com leve brilho nos olhos, e finalizar com delineador. Ou seja, o mais próximo possível da “cara limpa”.

Essa tendência chegou aqui no Brasil em meados de 2018 e, rapidamente, caiu no gosto das pessoas que associam a pele coreana à beleza e saúde, por estar sempre limpa, iluminada, hidratada e sem manchas.

Os 10 passos do skincare coreano:

1. Demaquilar 

O demaquilante deve ser usado antes de lavar o rosto e precisa ter óleo em sua composição. 

2. Limpar

Agora sim, é hora de lavar o rosto, usando um sabonete específico para seu tipo de pele. Existe uma grande variedade de sabonetes e géis de limpeza, o importante é saber se a sua é normal, seca, oleosa, com tendência à acne ou com alguma sensibilidade, para escolher o melhor produto. 

3. Esfoliar

É essencial que a esfoliação seja feita uma vez por semana, para remover as células mortas e o acúmulo de resíduos, oleosidade e poluição, sem agredir a pele.

4. Tonificar

Esse passo deve ser feito diariamente, depois da limpeza ou da esfoliação, purificando a pele com um tônico facial para equilibrar o pH e preparar a pele para receber os próximos passos.

5. Aplicar essências 

Eis o que pode ser considerado o grande segredo de sucesso da K-beauty, já que os óleos têm a finalidade de potencializar a hidratação, com propriedades que nutrem e iluminam a pele.

6. Tratar

Quem tem manchas ou sofre com acne e linhas de expressão, vai amar incluir essa etapa na rotina de beleza. No entanto, é fundamental que um dermatologista avalie a pele e indique o produto adequado, pois algumas fórmulas podem até causar alergias ou potencializar o problema.

7. Relaxar

Chegou o momento de aplicar uma máscara facial que melhor atenda as necessidades da sua pele, para hidratar, acalmar e relaxar, o que pode ser feito até duas vezes na semana.

8. Cuidar dos olhos

Os produtos para a área dos olhos têm a finalidade de tratar essa região mais sensível da face, para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele.

9. Hidratação

Embora alguns dos produtos dos passos anteriores também tenham função hidratante, é nesse momento que a pele vai receber a dose adequada para que o processo de hidratação seja completo. Essa etapa é indispensável até mesmo para a pele oleosa, já que a falta de hidratação pode favorecer a produção de mais sebo, piorando a oleosidade.

10. Proteger

Na rotina de skincare da manhã, é essencial a finalização com protetor solar, mesmo que você não vá sair de casa. Escolha um produto com fator de proteção indicado para o seu tipo de pele e não deixe de usar nem mesmo nos dias frios e chuvosos, já que a radiação solar está presente até nesses momentos, sem contar que as luzes artificiais também danificam a pele. E se for usar maquiagem, a proteção vem primeiro!

Inspirações no skincare coreano

Diversas técnicas e produtos que utilizamos para cuidar da pele foram inspirados na K-beauty.

O Glass Skin, por exemplo, é uma técnica que envolve uma série de truques de skincare, com o objetivo de iluminar e deixar a pele lisinha e sem rugas, manchas e linhas de expressão, como se fosse de porcelana. Outra técnica, também de origem coreana e que viralizou no tik tok, é o slugging que promete uma pele super hidratada através do uso de produtos que impedem a saída de água da pele!

Além disso, muitos dos produtos de beleza mais tecnológicos e revolucionários do mundo também são desenvolvidos na Coreia ou criados a partir dos cuidados praticados pelos coreanos, como as sheet masks ou o cleansing oil.

Técnicas de skincare coreano.
Fonte: Pinterest

Técnicas de k-beauty para aplicar os produtos

Não é só o número de passos e a quantidade de produtos que faz o skincare coreano ser um grande sucesso. Alguns truques utilizados na hora da aplicação prometem fazer o resultado ficar ainda melhor:

► Use o dedo anelar para aplicar os produtos, porque ele não tem tanta força quanto o indicador e faz menos pressão, além de evitar que a pele seja friccionada durante a aplicação.

► O pescoço também precisa de cuidados especiais, então não se esqueça dessa área! As coreanas utilizam até máscaras próprias para essa região. 

► Deixe a máscara facial na geladeira por cerca de duas horas antes de usar. Isso ajuda a fechar os poros e melhorar a hidratação.

► Aplique os produtos dando leves tapinhas no rosto ajuda a fazer com que eles penetrem melhor na pele, melhorando o fluxo sanguíneo na região e evitando manchas.

Skincare coreano é para todo tipo de pele?

De maneira geral, todos os tipos de pele podem receber os cuidados inspirados na rotina de skincare coreana. No entanto, cada pele é única e, por isso, além de usar sempre produtos específicos que atendam a necessidade da sua, é importante consultar um dermatologista para saber se você pode ter sensibilidade a algum dos passos ou a determinados produtos que podem ser agressivos ou agravar problemas que você já pode ter.

Mascara facial
Fonte: Pinterest

Quer ter uma pele lisinha, saudável e bem cuidada? Então está na hora de caprichar nos cuidados!

Tags

Um comentário

  1. giovana abreu francisco disse:

    eu adorei essas dicas eu vou usar sempre

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.