SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Olheiras – Conheça os tipos e como se livrar delas 

Dizem que eles são a janela da alma, pois são capazes de refletir todas as nossas emoções. Um olhar entrega tudo: alegria, tristeza e até mesmo cansaço, sendo esse último evidenciado pelas famosas e temidas olheiras. Para quem sofre desse mal, montamos um guia completo com informações e dicas sobre como cuidar e minimizar o escurecimento da pele nessa região.  

Hidratação na região dos olhos para se livrar das olheiras
Fonte: Pinterest

Saiba como identificar os tipo de olheiras 

Denominada como pigmentação periorbitária, em termos médicos, a olheira pode ser facilmente identificada por marcas profundas na região dos olhos e uma coloração característica, que é formada pela alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina.  

O aspecto cansado no rosto é um dos seus principais efeitos e também a queixa da maioria das pessoas. Seu surgimento está ligado a fatores genéticos, hormonais e hábitos ruins, como a privação do sono e uma má alimentação, por exemplo. Além disso, doenças respiratórias e vasculares podem acentuar o problema, assim como o choro e o cansaço.  

Olheiras
Fonte: Pinterest

Procedimentos estéticos, produtos de uso tópico e até mesmo truques caseiros estão entre as principais alternativas para evitar ou minimizar os impactos dessa condição. Um tratamento efetivo deve levar em consideração as causas e os tipos de olheiras existentes, confira quais são eles: 

  • Pigmentar: tem aspecto amarronzado, causado pelo acúmulo de melanina, mais comum entre peles morenas e negras. A exposição solar, sem proteção, pode favorecer seu aparecimento ou até intensificar seu efeito, bem como as alergias. Indicado o tratamento com cremes clareadores, peelings, laser ou luz intensa pulsada.   
  • Vascular: tem aspecto azulado, roxo e até avermelhado, é causada pela congestão dos vasos sanguíneos e também pelo aumento da vascularização na região, popularmente conhecida como olheira de cansaço. Pode ser tratada à base de laser, luz intensa pulsada e compressas geladas para resultados imediatos e de pouca durabilidade.  
  • Profunda ou estrutural: possui origem genética e está ligada à estrutura óssea do rosto, geralmente mais funda nessa região, o que cria uma sombra ao redor dos olhos e uma olheira de coloração castanha. Seu surgimento pode ser resultado da falta de uma camada de gordura nessa área ou a falta de ácido hialurônico, por isso o preenchimento com esse ativo é um dos tratamentos mais indicados.  
  • Mista: quando temos a junção de mais de um tipo de olheira, cuja predominância de uma delas vai depender de cada organismo e de sua causa.  
  • Edematosas: Provenientes de acúmulo de líquido e bolsas de gordura na região, ocorrem por alterações fisiológicas e mudanças transitórias. 

Lembre-se: Para cada caso há uma indicação específica de tratamento, mas somente o médico especialista é capaz de avaliar e dar o diagnóstico correto. 

Como evitar e minimizar seus efeitos

Manter hábitos saudáveis e uma rotina de autocuidado pode ajudar na luta contra as olheiras. A hidratação é fundamental, assim como ter uma boa alimentação, dormir bem, praticar exercícios físicos, evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool.  

Essas são algumas regras básicas que você pode começar a praticar agora e colher bons resultados em um futuro bem próximo, mas pra te ajudar nessa missão que parece quase impossível, nós reunimos aqui 10 dicas caseiras infalíveis que prometem acabar com o seu sofrimento de maneira simples, mas eficiente.  

Olheiras com rodelas de pepino
Fonte: Pinterest
  1. Pepino: é um clássico e super funciona, distribua as rodelas acima dos olhos e deixe agir por 20 minutos aproximadamente. Diminui o inchaço, ameniza manchas e clareia naturalmente. 
  2. Chá de camomila: faça uma infusão concentrada, espere esfriar e aplique na região dos olhos por 10 minutos, ao acordar e antes de dormir. Essa compressa diminui a dilatação dos vasos e ajuda a clarear a região. 
  3. Massagem: ótima opção para diminuir hematomas e inchaços, para fazer é muito simples: use a ponta dos dedos para fazer movimentos circulares leves, pressione com cuidado e realize o processo por até 5 minutos. 
  4. Gelo: a temperatura vai contrair os vasinhos, diminuindo a profundidade da olheira e clareando-a naturalmente, mas atenção: evite pressionar o gelo para não queimar a pele, apenas deslize suavemente e respeite o tempo máximo de contato que é de 10 segundos, repetindo o processo por 3 vezes, no máximo.  
  5. Leite: o ácido lático é que vai hidratar e clarear a pele, molhe um pedaço de algodão com o líquido, coloque sobre a região e deixe agir de 10 a 20 minutos.
  6. Chá de Hortelã: prepare o chá como de costume e leve ao congelador até ficar bem gelado, aplique em um algodão e faça compressas de 15 minutos. 
  7. Morango: bata de 5 a 8 morangos até formar um purê e aplique na área dos olhos, a ação anti-inflamatória desta fruta vai clarear e desinchar o local.  
  8. Água quente: lavar o rosto com água quente estimula a circulação e a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço dos olhos. Para potencializar sua ação, faça compressas com a ajuda de um algodão por 10 minutos.  
  9. Batata: corte duas rodelas finas e coloque sobre cada pálpebra, deixe agir por 20 minutos e depois lave o rosto com água fria. As propriedades desse alimento auxiliam na vascularização.  
  10. Tire a maquiagem: a make em si não causa olheiras, mas se você não limpar o rosto corretamente sua pele não receberá o oxigênio necessário e ficará desidratada, o que facilita o escurecimento da região dos olhos.

Skincare e procedimentos estéticos 

Os métodos de skincare são importantes aliados a longo prazo, o tratamento é gradual e, aos poucos, deixa a região mais bonita e com aspecto saudável. Além disso, podem ser facilmente inseridos na rotina através de produtos específicos para a região dos olhos, cujas propriedades podem ter diversas funcionalidades: efeito clareador, antioxidante, hidratante, estimular a produção de colágeno ou ainda ações antibolsas, antifadiga, anti-inflamatória, antiglicante, iluminadora e preenchedora. 

Técnicas de skincare para melhorar e previnir olheiras
Fonte: Pinterest

No entanto, quem busca resultados mais rápidos e eficientes tem encontrado em alguns procedimentos estéticos excelentes alternativas quando realizadas por profissionais especializados.

Conheça as principais técnicas aplicadas em consultórios: 

  • Peeling com ácido (retinoico ou glicólico): promove a renovação celular e diminui a pigmentação da pele, indicado para casos de olheiras genéticas que geralmente são muito escuras e bem marcadas. 
  • Laser: a liberação de luz pulsada atinge os melanócitos, uniformizando o tom da pele e estimulando a produção de colágeno.  
  • Preenchimento com ácido hialurônico: a aplicação do produto diminui as fossas lacrimais e, por isso, é indicado nos casos de olheiras profundas.  
  • Carboxiterapia: aplicação local de gás carbônico, ajuda a clarear a pele em volta dos olhos e diminui o inchaço.  

Ficou claro que não existe caso perdido quando o assunto são as olheiras, existem inúmeras opções para corrigir o problema e diminuir seus efeitos, desde as mais simples e caseiras até os procedimentos estéticos feitos por profissionais qualificados.  Então, conta pra gente, qual desses métodos é o seu preferido para o tratamento?

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.