SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

O que é slingback? Descubra como combinar esse sucesso que promete dominar 2024!

Graças à marca italiana Miu Miu, o slingback está de volta às principais tendências da temporada, assumindo um tom moderno e figurando visuais que vão além do tradicionalismo. Neste artigo, vamos explorar o que é slingback, por que você deve escolhê-lo, os diferentes estilos disponíveis e como combiná-los em produções incríveis. Prepare-se para se inspirar e transformar seus looks com classe e versatilidade.

Mulher usando um look elegante mostrando o que é slingback e como usá-lo
Fonte: Pinterest

O que são sapatos slingback?

Embora a marca italiana Miu Miu tenha colocado o sapato slingback de volta aos holofotes das tendências, quem criou o modelo foi a francesa Coco Chanel em 1957. A primeira versão do calçado era bege, para alongar a silhueta, com a ponteira preta, para encurtar o pé e proteger a ponta do desgaste a longo prazo. Atrás, ao invés de ser fechado como um sapato scarpin, tinha uma tira elástica para promover mais mobilidade e conforto. E daí nasceu o calçado, que é caracterizado por uma tira que passa pelo calcanhar, deixando a parte de trás do pé exposta.

Chanel é conhecida por ter uma visão inovadora e revolucionária na moda feminina, com criações práticas e funcionais. O sapato slingback, por exemplo, foi na contramão da estética dos calçados da época, que eram sempre monocromáticos e tinham de ser levados a um alfaiate para ter o mesmo tom da roupa. Personalidades como Brigitte Bardot aderiram ao sapato bicolor entre as décadas de 1950 e 1960 e colaboraram na criação de desejo em torno da peça – que viria a se tornar um clássico atemporal.

Karl Lagerfeld, que comandou a maison de 1982 a 2019, nunca deixou de reinventar o modelo, assim como a atual diretora criativa, Virginie Viard. Em 2015, Karl propôs o retorno do calçado em seu modelo original (bege e preto) e, desde então, ele vem ensaiando seu retorno triunfal que finalmente está acontecendo agora, em 2024. Agora que você já sabe o que é slingback, vamos te mostrar os diferentes modelos e maneiras de usá-lo!

Os 6 principais modelos de slingback

Embora o sapato slingback tenha origens no modelo bicolor da Chanel, e a versão de bico fino da Miu Miu esteja em alta, existem diferentes tipos do calçado que partem do princípio de deixar a parte de trás do pé exposta, com uma tira que passa pelo calcanhar, indo além da silhueta de scarpin.

Se você ainda tem dúvidas de o que é sapato slingback, confira os principais modelos:

Scarpin slingback

Começando pelo clássico scarpin que substitui a parte de trás do calçado pela prática tira no calcanhar, o sapato slingback é ideal para looks formais e de trabalho, sendo um verdadeiro coringa no guarda-roupa.

Sapatilha slingback

As versões flat do sapato slingback englobam as sapatilhas, um dos modelos mais em alta da temporada. Com versões em bico fino, quadrado ou arredondado, é possível encontrar desde versões clássicas até as mais modernas e arrojadas.

Slingback Mary Jane

O sapato boneca Mary Jane também aparece na versão slingback. Com diferentes opções em bico quadrado ou arredondado, com ou sem salto, em diferentes acabamentos e cores, o calçado tem um charme retrô perfeito para trazer mais leveza a visuais formais ou para inserir um toque de elegância nos looks casuais. E tal qual o look com sapato boneca, traz toda delicadeza e feminilidade ao look!

Clog slingback

Desde 2021 os clogs, um tamanco de origem holandesa, com cabedal de couro e solado de madeira, aparecem em visuais modernos e fashionistas, e é possível também encontrá-los nas versões slingback, mais confortáveis, com a tira prendendo o calçado ao calcanhar.

Slingback peep toe

Embora não esteja no ápice das tendências, o peep toe slingback é perfeito para quem deseja um toque feminino e delicado. Com a frente aberta, o sapato peep toe é ideal para dias mais quentes e eventos informais. Pode ser com ou sem salto, em versão clássica ou moderna.

Slingback com salto

No estilo sandália Anabela, fino, grosso ou plataforma, se você não sabe o que é slingback com salto, basta procurar as versões com silhueta de scarpin ou do tamanco clog, por exemplo. Dos saltos mais altos e elegantes como os finos, aos mais baixos e confortáveis, como o quadrado, eles são versáteis e superestilosos.

Banner da loja de calçados Oscar exibindo sapatos para quem quer opções para aprender o que é slingback

5 looks com sapato slingback

Agora que você já sabe o que é slingback, e já sabe os principais modelos para montar visuais de todos os estilos, chegou a hora de ver, na prática, como montar looks com o calçado da vez. Confira 5 inspirações:

Scarpin slingback + jeans

Elegante e versátil, o sapato slingback scarpin pode ser usado tanto em contextos mais formais, como em casamentos e looks de trabalho, quanto em visuais mais despojados, os deixando mais sofisticados. As versões mais clássicas do calçado em cores neutras são aposta certeira para quem quer explorar ao máximo sua pluralidade.

Um simples look com calça jeans + blusa feminina branca, que poderia ser usado tanto no dia a dia quanto no trabalho, pode ser transformado em algo muito mais elaborado com o slingback e uma sobreposição elegante, como o blazer feminino. Acessórios como correntes delicadas, um cinto e uma bolsa feminina de couro finalizam o look que transita em diferentes ambientes e ocasiões com conforto, estilo e elegância.

Sapatilha slingback + alfaiataria

Para quem entendeu o que é slingback, já sabe que o calçado aparece também nas versões sem salto de sapatilha. Os modelos vão desde os mais clássicos e sóbrios, aos coloridos com acabamentos diferenciados, e figuram tanto looks formais de trabalho, quanto visuais casuais para o dia a dia de quem tem uma rotina agitada e precisa de um calçado elegante e confortável.

Na hora de montar um look sofisticado com a sapatilha slingback que transite tanto no ambiente de trabalho quanto nos compromissos do dia a dia, opte por mesclar elegância e conforto: combine uma camiseta feminina branca básica com uma calça de alfaiataria. Deixe o visual mais elaborado com um cinto de couro e acessórios prateados ou dourados, como um brinco, colar ou bracelete minimalista. Finalize com uma bolsa utilitária de couro e a sapatilha slingback em cor neutra ou em tom mais chamativo para ser o ponto focal do look.

Slingback salto fino + suéter

Se você sabe o que é slingback e já compreendeu o seu poder transformador, entende que ele pode deixar aquele look confortável de outono mais sofisticado no ato! No trabalho, no dia a dia, ou num passeio com as amigas, a versão do sapato slingback com salto fino eleva até as composições mais simples.

Combine a sua calça jeans feminina preferida com um suéter colorido ou liso em cor neutra, pegue aquela bolsa que comporta tudo o que você precisa e, ao invés de finalizar o visual com um tênis feminino ou sapatilha, invista no slingback de salto fino, fugindo do óbvio e trazendo um ponto mais interessante à composição. O calçado pode ser clássico, em cor neutra, ou mais elaborado, colorido e com detalhes, contrastando elementos simples com outros mais sofisticados ou criativos.

Slingback Mary Jane + saia

Para trazer mais frescor aos visuais, invista em modelos modernos do sapato slingback, como a versão Mary Jane, que conta com tiras no peito do pé e acabamentos sofisticados, como o verniz, além das icônicas ponteiras quadradas ou arredondadas com salto grosso, ou em versão flat, trazendo mais conforto e estabilidade aos pés.

O modelo exala feminilidade e tem um toque retrô, perfeito para quem gosta de inserir um toque de romantismo aos visuais. O sapato slingback Mary Jane fica perfeito em looks outonais e invernais com saia e meia-calça. Aposte na dupla e combine com uma camisa ou suéter feminino e jogue um blazer ou jaqueta por cima. Finalize com acessórios estilosos e modernos, como óculos de sol, chapéu e uma bolsa statement. Use o look para passear, para um date ou em eventos informais.

Slingback salto fino + saia mídi

Mais importante do que saber o que é slingback, é entender a sua versatilidade tanto em relação às possibilidades de combinações, quanto em relação à diversidade de ambientes que ele consegue transitar. Por exalar elegância, vai das ocasiões mais formais às mais despojadas, sempre levando sua essência sofisticada.

Um look com saia mídi, por exemplo, pode ser formal ou informal, dependendo do tecido e da modelagem. Para um visual sofisticado e informal, porém moderno com a peça, combine-a com um suéter e traga toques de frescor com uma bolsa descolada e um óculos de sol feminino fashionista. Finalize com o slingback scarpin salto fino e esteja pronta para diferentes ocasiões, como um passeio com amigas, um dia de trabalho (troque apenas a bolsa por um modelo maior e mais funcional), um date romântico ou um evento artístico.

Banner da loja de calçados Oscar exibindo sapatos scarpin para quem quer opções para aprender o que é slingback

Em quais marcas de sapato slingback investir? Confira 5 opções que você encontra na Oscar!

Na Oscar, você encontra uma variedade de marcas que oferecem o sapato slingback com alta qualidade e design impecável. Dos clássicos aos mais arrojados, confira as opções disponíveis em nosso e-commerce:

Agora que você sabe exatamente o que é slingback e conhece toda a sua versatilidade, confira os modelos disponíveis no site da Oscar e escolha o seu preferido para montar um look incrível! Acompanhe a gente também pelo Instagram, seguindo o perfil @oscarcalcados para ficar por dentro de todas as novidades sobre moda e estilo!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.