SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Moda anos 80 – As tendências da época voltaram

moda anos 80

A moda anos 80 lançou tendências que são lembradas até os dias de hoje. Vez ou outra algo ressurge nas passarelas e volta a ser febre no mundo fashionista. Atualmente encontramos lembranças dessa década nos estilos vintages e o vemos sendo representado em filmes e séries.

moda anos 80

A década de 80 é considerada a década mais criativa, colorida e ousada de todas. Muito do que se vê na moda hoje é mérito das mulheres daquela época, que lutaram para ganhar seu espaço. Inclusive as cores, as combinações color block e tons completares que voltaram a fazer parte das passarelas e do dia a dia, como é o caso do rosa e laranja que tem feito sucesso e são tendência da próxima estação.

Está sentindo o ar nostálgico? É esse post cheio de informações e inspirações!

O que estava na moda nos anos 80?

Os anos 80 era composto por muita cor e criatividade, além de ser um momento importante para as conquistas femininas, o que refletiu no estilo de vida e na moda.

Nos guarda-roupas se encontravam roupas extravagantes, ombreiras, mangas morcego, coletes e até suspensórios, as cores e a sensação de liberdade eram um contraste com os hippies da década anterior. As maiores influências vinham de videoclipes e as tendências lançadas pelas mulheres executivas que estavam no processo de entrada no mercado de trabalho.

moda anos 80

O estilo anos 80 tinha grande influência de ícones da música como Madonna, que na época inspirou o visual descolado à la Madonna, o estilo tinha como itens indispensáveis: tênis, meia, short curto e camiseta, tudo básico, mas com o ar de ousadia e liberdade.

Quais são as roupas da moda anos 80?

Alguns itens da moda daquela época ficaram no passado e talvez permaneçam para sempre somente na memória. Mas vemos muita influência dos anos 80 na moda atual, muita coisa boa volta a ser tendência e temos o prazer de reviver os anos mais ousados do século passado. Vale conferir o que a moda trouxe de volta para os dias de hoje.

Blazers

Nessa década as mulheres conquistavam cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho. E passaram a aderir o uso de blazers como uma forma de mostrar igualdade com os homens. Depois de um tempo deixou de ser apenas uma peça para executivas e passou a ser incluída em looks informais da moda feminina anos 80. Alguns modelos de blazers utilizados eram os de corte quadrado e com ombreiras.

Blazer, moda anos 80

Coletes

A moda dos coletes se estendeu até os anos 90, sobrepor camisas e vestidos com um colete era algo super estiloso na época. A peça era versátil por estar disponível em diferentes tecidos, cores e estampas.

Colete, moda anos 80

Ombreiras

As ombreiras foram moda nos anos 30 e voltou com tudo para o estilo anos 80. Essa moda da época talvez esteja ligada ao movimento feminino, que como já citado aqui, buscava cada vez mais espaço, respeito e afirmação.

Ombreiras, moda anos 80

Com certeza dividem opiniões, mas algumas famosas da atualidade apostam em looks com ombreiras, como as atrizes Marina Ruy Barbosa e Sophia Abrahão. E aí, você é do time #OmbreirasVivem ou #ForaOmbreiras?

Marina Ruy Barbosa com ombreiras
Sophia Abrahão com ombreiras

Suspensórios

O acessório que era utilizado por homens junto das roupas sociais e vinha servindo como uma forma de cinto, passou a ser utilizado em looks descolados por homens e mulheres como um acessório estiloso, já que o cinto que conhecemos hoje passou a cumprir a função antes realizada pelos suspensórios.

Suspensórios, moda anos 80
Scarpin preto
Scarpin Bottero um modelo clássico, ideal para diversas ocasiões

Bodies

Os bodies eram muito utilizados em looks fitness dos anos 80, mas também em looks mais descolados em versões super coloridas. A peça se tornou uma febre depois que o filme Flashdance estreou nos cinemas. O body é uma das roupas anos 80 mais versáteis e pode ser utilizado com diferentes roupas e em diferentes estilos. Além de existirem diversas opções de tecidos, modelos e estampas.

Bodies, moda anos 80

Calças de cintura alta

As calças de cintura alta eram as queridinhas da moda anos 80 e as meninas da época não aceitavam mais calças de cintura baixa. Os looks com calças de cintura alta eram compostos com camisetas coloridas ou regatas. Além de terem a cintura alta, alguns modelos eram mais largos e menos justos no corpo. Esse estilo combina muito bem com tênis esportivos.

Calça jeans cintura alta, moda anos 80
Fonte: Pinterest
Tênis nike branco, com detalhes em rosa
Tênis Flatform Nike descolado e super confortável

Bolsa de franja

Na categoria acessórios temos a bolsa de franja que fez sucesso nos anos 80 após aparecer na novela Água Viva, da Rede Globo. A bolsa fez sucesso por sua versatilidade e diversos modelos disponíveis, criando diversas opções de looks.

Bolsa de franja, moda anos 80

Maiôs e biquínis

A moda praia anos 80 também tinha suas particularidades. Os biquínis e maiôs eram super cavados e com o famoso fio dental que atingiu seu ápice nos anos 60 e se estendeu pelas próximas décadas. Os biquínis e maiôs dos dessa época são moda até os dias de hoje e muitas famosas usam e abusam dos modelos.

Biquínis cavados, moda anos 80
Maiôs cavados, moda anos 80
Fonte: Pinterest

Meias coloridas

As meias coloridas em evidência são um grande exemplo do estilo anos 80. Eram combinados com sapatos e tênis. E para se destacarem ainda mais, o look era composto por shorts, saias ou vestidos.

Meias coloridas, moda anos 80
All Star amarelo
Tênis Converse All Star Amarelo um calçado atemporal e versátil

Quais são as roupas da moda anos 80?

Quem aí conhece ou já usou os famosos Kichute? Nostálgico, não é? Mas vamos falar sobre sapatos que fizeram sucesso nos anos 80, mas que são tendências da moda atual. Você já notou que a moda daquela época usava e abusava das cores, nos pés isso não era diferente. Os sapatos eram coloridos e demonstravam a ousadia daquela década.

Slip On

O slip on foi febre entre os anos 80 e 90 e foi resgatado nas últimas estações. Vamos concordar que foi um resgate super assertivo não é? Já que é um modelo super confortável como um tênis, mas tem seu charme especial e é um calçado coringa para compor diversos looks.

Slip On rosa, com solado branco
Slip On Flatform Via Marte moderno e estiloso

All Star

O All Star fala por si só, mas vale relembrar que ele foi um sucesso na década de 80 e estava muito ligado à sensação de liberdade e ousadia. Além de combinar com diferentes estilos e roupas, ainda existia naquela época uma versão “3 em 1”, que tornava o tênis ainda mais versátil.

All Star branco
Tênis All Star Converse Branco acompanha gerações com versatilidade e conforto

Tênis

Alguns modelos de tênis esportivos e casuais que encontramos disponíveis hoje, já faziam parte do estilo anos 80 e eram muito usados principalmente por skatistas e a galera mais descolada. Ótimo exemplos de tênis que perduram são os modelos casuais da Adidas, que até os dias de hoje faz sucesso.

Tênis Adidas branco com detalhes pretos
Tênis Casual Adidas ideal para looks modernos e casuais

Com a maior valorização dos esportes, a moda passou por algumas adaptações, incorporando itens esportivos aos looks e lançamentos. Nessa época os tênis ganharam maior notoriedade. Os tênis esportivos também possuem marcas e modelos que são referências desde a década de 80, como o nike Air Max.

Tênis Air Max branco, com detalhes preto e verde
Tênis Nike Air Max um modelo icônico que une modernidade, estilo e conforto

Mocassins

Os mocassins são calçados mais elegantes e sofisticados, que desde os anos 80 transitam entre as tendências da moda. Por possuir um ar mais rústico, traz mais classe para os looks. Mas não significa que não pode ser utilizado em looks mais descolados. Sem contar que são super confortáveis e ideais para a correria do dia a dia.

Mocassim azul claro
Mocassim Dakota traz um ar despojado e sofisticado para qualquer look

Conta aqui nos comentários, quais tendências dos anos 80 não podem faltar no seu guarda-roupas? E qual você estaria disposta a experimentar?

Tags

Um comentário

  1. Normita disse:

    Genial voltar ao passado com bastante coloridos para a próxima estação.

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.