O pretinho básico – little black dress (LBD) –, chamado também de all black, é o favorito das pessoas há décadas. Por quê? A combinação é prática e fácil, além de nunca sair da moda. Ter uma peça preta no guarda-roupa sempre será uma boa pedida e nós trouxemos algumas dicas para você aprender a compor o seu look all black.
O estilo all black é o famoso coringa e democrático, nos acompanhando em todas as estações, sem erro. Mas como montar um look fashionista saindo do óbvio?
No texto de hoje você verá coisas que ninguém te conta sobre essa tendência que amamos, além de se inspirar em vários looks. Vem com a gente!
O que é o look all black?
Afinal, o que define o look all black? A cor preta é a mais objetiva dentre todas as outras. No pretinho básico a gente monta todo o look com tons de preto. Com ela você consegue comunicar diferentes humores e até intenções, indo do luto e reclusão à elegância, poder e mistério.
Essa estética monocromática sempre terá seu lugar de destaque, tanto no mundo da moda feminina quanto masculina. A palavra “mono” traz a ideia de algo único, já “cromo” significa cor, ou seja, um look monocromático é uma produção composta inteira pela mesma cor – no caso de hoje, o preto. Lembrando que podem ser cores diferentes do mesmo tom!
Embora os looks monocromáticos variem em muitas tonalidades, em all jeans, all white e barbiecore, o preto sempre teve seu destaque!
Qual sua trajetória?
Talvez, se eu te perguntar o que lembra um look totalmente preto, você vá remeter ao rock e protestos – o que realmente aconteceu nos anos 60. Mas saiba que o estilo all black teve o seu ápice no século XVI quando a Espanha virou potência e a nobreza passou a usar vestes inteiras pretas. Após isso, o preto passou a representar riqueza e autoridade.
Quando pensamos no pretinho básico – mas nem tão básico assim –, lembramos do vestido de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, da grife Givenchy. A partir daí a moda passou a ter uma visão diferente do preto. Inclusive, sabia que esse famoso vestido foi símbolo da modernidade, representando a mulher independente? Outro ícone da época que aderiu à moda foi Marilyn Monroe.
O preto está muito presente também no punk e gótico, seja pelas jaquetas, coturnos, acessórios ou até mesmo pela maquiagem e o cabelo. Já a geração Z foi influenciada por diferentes referências na internet, curtindo atualmente o visual streetwear.
Como incluir o all black em diferentes estilos?
Separamos algumas sugestões de como incluir o look pretinho no seu dia a dia:
Look all black no trabalho
O pretinho básico no trabalho não tem erro! É fácil imaginar um ambiente sério e corporativo que exige dress code mais formal com funcionários usando o look all black – com atenção especial à alfaiataria, conjuntos e outras combinações.
Você pode combinar uma blusa de renda ou babados com uma calça de alfaiataria e um scarpin, por exemplo. Passa formalidade e poder. Seu local de trabalho é mais descontraído? Não seja por isso! Aposte em combinações de calça preta skinny com coturno, criando um look mais estiloso e rock’n’roll.
Look all black na balada ou festas
O look pretinho te deixa autêntica e descontraída em ambientes mais festivos, como balada, bar ou mesmo um casamento.
Aposte em calças leggings que imitam couro, vestidos com fendas laterais ou decotados, ou até saia midi com cropped. Quer trazer o estilo monocromático para esses looks? Misture texturas! Para os pés você pode optar por coturno, scarpin ou até uma sandália tratorada – que pode ter outra cor para trazer destaque ao look completo.
Look all black casual
E para o dia a dia? É fã do conceito básico, mas nem tanto? Opte por roupas minimalistas e calçados mais pesados, como coturno ou sandálias de plataforma/tratorada.
Quais as vantagens/benefícios de usar roupa toda preta?
Talvez a maior vantagem do look all black seja a versatilidade, ou seja, funciona bem em qualquer ambiente, independentemente da roupa, acessório ou sapato que tiver escolhido. Mas sim, há outros benefícios. Confira:
- Neutro: combina com outras cores, estampa e texturas;
- Realce: harmoniza com acessórios e calçados que você queira realçar no look;
- Icônico: essa cor marcou presença em grandes filmes;
- Discreto: você pode usar a mesma peça várias vezes sem enjoar.
Como adicionar acessórios ou detalhes ao look all black?
Falamos de diferentes roupas, mas agora chegamos aos detalhes finais. Como adicionar acessórios ao look all black para deixá-lo ainda mais incrível? Veja abaixo:
Chokers e correntes
Em alta para o ano de 2023, as chokers voltaram! Combinando perfeitamente com looks casuais – dia e noite –, a choker escolhida pode ser em veludo ou até mesmo em pedrarias. Elas salientam a região do rosto, quebrando a seriedade do preto. Muito presente no mundo da Geração Z.
Braceletes, pulseiras e relógios
A pulseira – ou bracelete — também podem fazer toda a diferença no seu look all black. Além disso, você pode acrescentar relógio, bolsa, presilha, entre outros acessórios.
Brincos e piercings
Os brincos são o charme do look todo preto e isso vale até mesmo para piercings. Seja noite ou dia, trabalho ou festa, são itens que sempre chamam a atenção. Seja prata ou dourado, escolha aquele que mais combina com você!
Agora que você ficou por dentro do mundo do all black, responda para nós nos comentários: qual estilo te agrada mais? O pretinho básico te acompanha sempre?
Categorias
Eu amo o pretinho, sempre estou usando a cor preta elegante prático.