SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Look Com Corset – Aprenda a compor seu look

Os corsets ou espartilhos são itens de vestuário que têm sido usados por séculos para realçar a beleza da silhueta feminina. Esta peça tem uma longa história de uso e evolução para acompanhar o avanço da moda e as necessidades das mulheres. Neste artigo, vamos explorar a sua origem e o uso ao longo dos séculos, além de mostrar maneiras de não errar na hora de montar seu look com corset.

3 looks com corset, sendo dois pretos e um branco e preto
Fonte: Pinterest

Qual a diferença entre corset e espartilho?

Alguns defendem que enquanto o corset modela o corpo, o espartilho modela a roupa. Ou seja, dizem que corsets são usados em contato direto com a pele, escondido embaixo de outra peça e os espartilhos para compor os looks, em cima de vestidos, camisas e  camisetas.

A verdade é que trata-se de palavras diferentes que se referem a mesma coisa. Não existe diferença entre corset e espartilho, apenas na nomenclatura.  

O que acontece é que o corset ou espartilho é uma peça versátil e existem centenas de finalidades e formas de usar. 

A história do corset

O item que tem sido o queridinho das fashionistas nas últimas temporadas remonta ao século XVI. A versão original era mais parecida com uma camisola apertada e era usada para ajudar a moldar a forma do corpo e aperfeiçoar a postura. A partir do século XVIII, o corset evoluiu para uma peça de roupa mais estruturada.

Durante o século XIX, a peça foi muito usada para diminuir o tamanho da cintura e ajudar as mulheres a seguir o padrão de beleza estabelecido na época. Em sua produção, eram usados tecidos como couro, seda, linho e algodão. Esses materiais eram costurados em uma camada de armação de metal, que ajudava a ajustar e realçar a forma e a estrutura do corpo feminino. 

No início do século XX, o corset começou a ser usado como uma peça de lingerie, assumindo a forma de um corpete com aro e geralmente contando com laços na parte de trás para apertar. 

Ainda há quem aposte no corset como ferramenta para moldar uma silhueta mais feminina, mas atualmente a peça quebra qualquer barreira e é marca registrada nas mais diversas passarelas e guarda-roupas. 

Grandes marcas que apostaram na tendência do corset

Dolce & Gabbana

Dolce e Gabbana Spring/Summer 2023 - look com espartilho
Fonte: Pinterest – Dolce e Gabbana Spring/Summer 2023

O corset aparece nas passarelas da Dolce & Gabbana há algumas temporadas. A marca que traduz o luxo como estilo de vida italiano mantém a sensualidade da peça mesclando com transparências e recortes. 

Gucci

A também italiana Gucci, conhecida pelo seu monograma clássico e pelos looks descolados, foi uma das primeiras a apostar no corset como tendência na atualidade. Em suas passarelas, a peça aparece com uma pegada “lingerie”, com bastante uso de rendas. 

Look com corset, coleção Gucci Fall 2021
Fonte: Pinterest – Gucci Fall 2021

Carolina Herrera

Look do desfile de Carolina Herrera Fall 2022
Fonte: Pinterest – Carolina Herrera Fall 2022

A sofisticação, atemporalidade e elegância da marca Carolina Herrera é traduzida na sua releitura do corset. Peças bem estruturadas que carregam muita sensualidade sem perder o requinte. 

Dion Lee

Dion Lee sempre buscou valorizar e realçar a beleza feminina através de uma modelagem pouco convencional. Em sua passarela, os corsets aparecem em materiais menos explorados pelas outras marcas como jeans e couro. A marca também aposta no uso do zíper frontal. 

Look de Dion Lee Spring 2023
Fonte; Pinterest – Dion Lee Spring 2023

Versace

Look vermelho - Versace 2022
Fonte: Pinterest – Versace Fall 2022

O design da Versace busca valorizar as curvas femininas desde os primórdios da marca. Talvez por isso o corset nunca tenha saído das suas passarelas. Mas, nas últimas passarelas, a tendência teve ainda mais evidência com muita transparência e cores vibrantes. 

Inspire-se para montar diferentes looks com corset

  1. Comfy

Dá pra montar um look comfy com corset? É claro que dá! A blogueira e atriz Jade Picon compôs a peça com short de moletinho e tênis esportivo para deixar o conforto, bem-estar e aconchego em primeiro lugar na hora de montar o “aerolook”.

Jade Picon usando corset amarelo e shorts branco
Fonte: Pinterest
  1. Boho

Para um look com pegada “boho” – perfeito para passeios casuais como almoçar com as amigas – a eterna “De Férias com Ex” Ste Viegas escolheu combinar o corset com calça flare (ícone dos anos 70), kimono em tecido super fluido e bolsa bucket com detalhes em palha. O coque soltinho e a sandália complementam o ar despojado.

Look com corset branco e calça amarela
Fonte: Pinterest
  1. Romântico 

Se a intenção é passar uma imagem mais romântica, vale apostar em peças em tecidos claros e com temas florais. A combinação com jeans azul e bolsa baguete reforça ainda mais a delicadeza e feminilidade do look.

Look com calça jeans e corset florido
Fonte: Pinterest
  1. Despojado

O corset feito de tênis que viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok, pode ser uma boa opção para festivais, festas e shows. É impossível passar despercebida com uma peça tão marcante, caindo bem em composições mais ousadas e cheias de atitude.

Corset de tênis
Fonte: Pinterest
  1. Clássico

Cores neutras, tecidos sofisticados e peças clássicas como a calça de alfaiataria garantem uma aparência mais “arrumadinha” para o look com corset. Essa combinação pode ser uma boa escolha até mesmo para situações mais formais. 

Look minimalista com calça bege e corset branco
Fonte: Pinterest
  1. Hi-Lo

A palavra Hi-Lo vem de “High-Low”, na tradução literal do inglês “Alto-Baixo”. A tendência consiste em combinar peças sofisticadas com esporte. Unir o corset com a calça cargo, outra tendência quente para 2023, resulta em um look super fashionista. Para os pés, uma sandália de tiras finas com salto traz ainda mais feminilidade para a composição.

Look hi-lo
Fonte: Pinterest
  1. Sexy

Quando usado para sobrepor outra peça como vestidos e camisas, o corset ajuda a acinturar a silhueta, trazendo contornos mais femininos e realçando a sensualidade. 

Look com corset para acinturar
Fonte: Pinterest

  1. Monocromático 

Hailey Bieber optou por uma produção inteira com a mesma cor. Ainda que a composição conte com peças descontraídas como o tênis esportivo, a escolha de todas as peças all white traz elegância e sofisticação como resultado final.

Look all white com calça, corset e blusa de frio
Fonte: Pinterest

  1. Casual 

Dá para usar o corset para “ir ali comprar pão”? A escolha de look da Dua Lipa responde: sim! Com o seu jeans preferido e sapato confortável, a imagem fica leve e casual, mas cheia de estilo. 

Look com corset xadrez e calça jeans
Fonte: Pinterest

  1. Antenada 

A parachute pants ou “calça de paraquedista” é outra tendência que merece atenção em 2023. A modelagem super “baggy” revisita os anos 2000 e recebe uma dose extra de estilo quando combinada com o corset.

Look com parachute pants
Fonte: Pinterest

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você usar o seu corset com confiança! Conta para a gente nos comentários, você já aderiu a esta tendência? 

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.