Benéfico para corpo e mente, o esporte tem praticantes que vão além de adeptos, se tornando verdadeiros fãs da modalidade escolhida.
Fazemos parte de uma geração que, felizmente, reconhece cada vez mais o papel do esporte para o equilíbrio da saúde física e mental e, por isso, passamos a falar mais sobre o assunto e acompanhar mais de perto modalidades esportivas que não eram amplamente divulgadas há alguns anos.
Tratadas como fenômenos socioculturais, as práticas esportivas já são consideradas fundamentais para a formação e desenvolvimento da sociedade, seja de maneira recreativa ou profissional.
A lista de benefícios é extensa,veja alguns deles:
- Melhora da concentração e da qualidade do sono;
- Desenvolvimento da confiança em si próprio e no outro;
- Manutenção do peso e da saúde;
- Menores níveis de estresse;
- Menos riscos de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC;
- E até a melhora no desempenho escolar das crianças.
O esporte contemporâneo se firmou a partir de 1978, quando foi criada a Carta Internacional de Educação Física e Esporte, com instruções diretas para que sociedade e governo entendam a prática esportiva como parte dos esforços para construir um mundo melhor, elaborando estratégias para colocar isso em prática.
Depois desse marco, outros documentos foram criados, defendendo o esporte como direito de todos, inclusive daqueles que um dia foram vistos como incapazes de praticar. Desde então, a inclusão social no esporte tem sido cada vez maior, respeitando o artigo 217 da Constituição, que diz que: “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um.”
Hoje, praticar esportes é um direito de todos os cidadãos do mundo, bem diferente de como era no século XIX, quando só a alta burguesia inglesa podia praticar quaisquer modalidades, fossem elas amadoras ou profissionais.
Modalidades esportivas e paradesportivas
Os Jogos Olímpicos configuram o evento esportivo mais popular do mundo. Por isso, trouxemos a lista das modalidades das Olimpíadas de Tóquio, de 2021, já que a lista de esportes nunca para de crescer.
Foram 46 modalidades nos jogos tradicionais:
- Basquete
- Basquete 3×3
- Tiro com arco
- Ginástica artística
- Nado artístico
- Atletismo
- Badminton
- Baseball e softball
- Vôlei de praia
- Boxe
- Canoagem Slalom
- Canoagem velocidade (sprint)
- Ciclismo BMX corrida
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo – mountain bike
- Ciclismo de estrada
- Ciclismo de pista
- Saltos ornamentais
- Hipismo
- Esgrima
- Futebol
- Golfe
- Handebol
- Hóquei na grama
- Judô
- Karatê
- Maratona aquática
- Pentatlo moderno
- Ginástica rítmica
- Remo
- Rugby
- Vela
- Tiro
- Skate
- Escalada
- Surfe
- Natação
- Tênis de mesa
- Taekwondo
- Tênis
- Ginástica de trampolim
- Triatlo
- Vôlei
- Polo aquático
- Halterofilismo
- Luta
Os 20 esportes mais populares do mundo
Será que você já ouviu falar sobre todos esses esportes, que estão entre os 20 mais populares do mundo?
Confira:
- Futebol
- Basquetebol
- Cricket
- Golfe
- Tênis
- Hockey no gelo
- Voleibol
- Rugby
- Boxe
- Baseball
- Fórmula 1
- Futebol americano
- Ciclismo
- Lacrosse
- Atletismo
- Handebol
- Boliche
- MMA
- Hóquei em campo
- Badminton
Os 5 esportes mais praticados no país do futebol
Conheça mais sobre cada um deles
Entregamos o jogo, mas ainda vamos te contar sobre outros quatro esportes que têm um bom número de praticantes bastante ativos por aqui:
Futebol
Reconhecido no mundo todo, o futebol brasileiro faz jus à sua fama, com cerca de 30,5 milhões de jogadores, de amadores a profissionais.
O futebol ajuda no ganho de massa muscular e perda de peso, além de fortalecer os ossos e contribuir para atenuar os sintomas de estresse e depressão.
Futsal
Já são quase 11 milhões de brasileiros praticantes dessa modalidade adaptada do futebol de campo para as quadras que, além de melhorar o condicionamento físico, também faz bem para as articulações e para a coordenação motora.
Natação
O esporte, que já foi disciplina obrigatória nas escolas do Japão entre 1586 e 1611, é praticado por cerca de 11 milhões de brasileiros, e fortalece as articulações e ligamentos, ajuda a queimar gordura, e melhora a memória e capacidade respiratória.
Tênis de mesa
Um dos mais populares do mundo, também é o preferido de 12 milhões de praticantes no Brasil. Entre seus maiores benefícios estão o fortalecimento, resistência, melhora na capacidade de concentração e de reflexos como coordenação motora e raciocínio.
Vôlei
O segundo que os brasileiros mais amam foi praticado no Brasil, pela primeira vez, em 1915. Quem o pratica pode ser beneficiado com uma boa capacidade cardiorrespiratória, melhora da coordenação motora, aumento da flexibilidade e da força física.
São muitas opções, não é mesmo? Qual delas você vai começar a praticar hoje?
Categorias