Manter a saúde e a beleza da pele é uma das prioridades das pessoas que buscam o bem-estar do corpo. Existem diversos procedimentos estéticos que buscam estes resultados, e um dos mais conhecidos e eficazes é a esfoliação corporal.

O que é a esfoliação corporal?
A esfoliação corporal é um procedimento estético que limpa a pele por meio da remoção de células mortas e impurezas do corpo. O método, geralmente, é realizado a partir de uma combinação de substâncias esfoliantes, como sais, açúcares, ácidos ou escovas especiais, aplicadas sobre a pele úmida.
Benefícios da esfoliação corporal
A seguir, veja os principais e mais conhecidos benefícios que a esfoliação corporal pode gerar em sua pele.
- Limpeza: A esfoliação ajuda a retirar as células mortas para promover a renovação da pele, isso resulta em uma pele mais uniforme, macia e jovial;
- Oleosidade: para as pessoas que possuem a pele oleosa, a esfoliação corporal pode ser uma ótima solução, pois o procedimento retira o óleo da pele para realizar a limpeza;
- Melhora no fluxo sanguíneo: O procedimento estimula a circulação do sangue, o que ajuda a fornecer nutrientes essenciais para a saúde da pele;
- Absorção de produtos: Ao realizar a esfoliação corporal, a sua pele fica mais propensa a receber outros procedimentos estéticos, como hidratação e bronzeamento.
Para quem é indicado a esfoliação corporal?
De maneira geral, a esfoliação corporal é indicada para as pessoas que desejam melhorar a aparência e a saúde da pele. Para quem tem a pele com textura irregular, acne, hiperpigmentação ou manchas escuras esse procedimento pode ser um ótimo aliado como tratamento, se for realizado com acompanhamento de profissionais.
Em contrapartida, quem possui condições de pele específicas, como eczema, psoríase, pele sensível ou feridas abertas, devem evitar a esfoliação corporal ou procurar orientação médica.

Tipos de esfoliação corporal
Quer saber como esfoliar a pele? Confira os 3 principais métodos para realizar este procedimento.
1° Esfoliação física
A esfoliação física é feita com cremes ou géis que possuem partículas granuladas em sua composição. Ao aplicar esses produtos no corpo úmido, a pessoa deve massagear a pele em movimentos circulares para que as partículas façam o efeito de esfoliação.
2° Esfoliação química
A esfoliação química é realizada com produtos que, geralmente, possuem ácidos em sua composição. Esses produtos são aplicados na pele e deixados pelo tempo necessário indicado, sem a necessidade de massagens.
3° Esfoliação com escova
Com uma escova de cerdas naturais, você consegue fazer uma esfoliação corporal mais natural. Apenas massageie a pele seca antes do banho e complemente com hidratantes ao finalizar.
Cuidados com a esfoliação corporal
Para você ter ótimos resultados, é preciso tomar cuidados antes e depois da esfoliação para garantir o sucesso do método. Veja!
Antes da esfoliação corporal:
- Escolha o tipo de esfoliação mais adequado para a sua pele e suas necessidades;
- Beba bastante água e passe hidratantes no corpo para deixar a pele mais saudável e facilitar a esfoliação;
- Remova qualquer resíduo de maquiagem, sujeira ou óleos acumulados na superfície do corpo;
- Deixe a pele úmida antes de realizar a esfoliação para facilitar o procedimento e evitar irritações no corpo.
Depois da esfoliação corporal:
- Use hidratantes para devolver a umidade e nutrição da pele;
- Evite sair no sol logo após o procedimento, mas se for necessário, aplique protetor solar;
- Não esfregue ou coce a pele com força, pois ela ainda estará sensível;
- Não é indicado usar ácidos depois do método, espere a sua pele se recuperar da esfoliação para utilizar produtos mais agressivos.
Lembramos que a esfoliação não deve ser realizada diariamente, o recomendado é realizar o procedimento uma a duas vezes por semana. Se houver dúvidas, procure um profissional especializado para um tratamento personalizado.
3 receitas de esfoliação corporal caseira
Você não precisa ter diversos produtos para realizar uma boa esfoliação corporal, existem muitas maneiras de realizar este procedimento, inclusive métodos caseiros, como:
1° Esfoliante de açúcar e óleo de coco
Nesta receita, o açúcar age como um esfoliante físico suave, enquanto o óleo de coco hidrata a pele. Veja o passo a passo!
- Misture 1/2 xícara de açúcar granulado com 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido;
- Aplique a mistura na pele úmida, massageando suavemente em movimentos circulares pelo corpo;
- Enxágue a pele com água morna e hidrate o corpo com um creme após o procedimento.
2° Esfoliante de borra de café e óleo de oliva
A borra de café possui propriedades esfoliantes e estimulantes, já o óleo de oliva ajuda a hidratar a pele.
- Combine 1/2 xícara de borra de café com 2 colheres de sopa de óleo de oliva;
- Passe a mistura na pele úmida e massageie em movimentos circulares;
- Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água morna. Em seguida, hidrate a pele com um creme.
3° Esfoliante de aveia e mel
A aveia tem esfoliantes suaves em sua composição e o mel possui propriedades hidratantes e antibacterianas, o que deixa a pele macia e nutrida.
- Misture 1/2 xícara de aveia em flocos com 2 colheres de sopa de mel;
- Aplique suavemente a mistura na pele úmida e massageie em movimentos circulares;
- Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água morna. Finalize com um creme hidratante.
Antes de passar o esfoliante caseiro pelo corpo todo, faça um teste de sensibilidade para saber como a sua pele irá reagir. Se a pele ficar irritada ou avermelhada, não passe a mistura em seu corpo.
Seja com produtos ou com receitas caseiras, quem quer ter uma pele mais saudável e jovial pode – e deve – realizar a esfoliação corporal, sempre levando em consideração os cuidados e as contraindicações do procedimento.
E aí, você já conhecia as receitas caseiras de esfoliação corporal que apresentamos? Já utilizou alguma? Compartilhe a sua experiência com a gente pelos comentários!