A partir dos 30 anos, algumas mudanças começam a aparecer na nossa pele, como flacidez, poros mais abertos e o aparecimento de linhas finas e rugas.

Mas afinal, como podemos prevenir e tratar esses sinais de envelhecimento? Neste blogpost você vai conhecer os benefícios de incluir na sua rotina de cuidados com a pele produtos e procedimentos que conferem um efeito lifting. Vamos explicar como funciona, quais os seus resultados e quais os melhores produtos ou procedimentos para incluir no seu skincare.
O que é efeito lifting?
A técnica de rejuvenescimento facial cujo o objetivo levantar as estruturas faciais, reduzindo rugas e linhas de expressão, é uma tendência crescente em skincare, afinal quem não quer uma aparência mais jovem e saudável?
O nome Lifting é perfeito para explicar a técnica, já que a palavra vem do verbo em inglês lift, que significa levantar. Muito utilizado nas cirurgias plásticas, o efeito também pode ser atingido de modo não invasivo, com o uso de cremes com tecnologias e ativos específicos para esta finalidade.
É muito comum encontrar nas embalagens dos produtos de skincare as palavras “efeito lifting”, mas afinal, o que isso quer dizer? São fórmulas que promovem um efeito tensor, com a sensação de pele mais suave, firme e jovem.
Para alcançar o efeito rejuvenescedor, é preciso encontrar formas de estimular pontos específicos da pele para devolver as fibras de colágeno que asseguram a sua sustentabilidade.
Existem diversos tratamentos e produtos que proporcionam esse resultado, desde dermocosméticos com ativos como raffermine, tensine ou DMAE, até aplicação de botox, ácido hialurônico ou ácido polilático injetável e procedimentos como o HIFU, um ultrassom micro focado de alta intensidade.
Efeito Lifting – Resultados no consultório e em casa
Uma pele firme e com boa sustentação é sempre bem vinda! Seja apor via de uma rotina de skincare disciplinada ou com a ajuda de intervenções em consultório, o efeito lifting é o resultado que muitas mulheres (e homens também) procuram.
Confira alguns métodos diferentes de conquistar uma aparência mais jovem através de procedimentos que aumentem o efeito tensor na derme.
Efeito Lifting em Consultório
- Botox: O uso de toxina botulínica, conhecida como Botox, é amplamente utilizado para amenizar as rugas de expressão, principalmente as regiões do terço superior do rosto. O efeito lifting é obtido através da paralisia dos músculos da face, que relaxam e, consequentemente, diminuem a aparência das rugas e linhas de expressão. O período de duração é de 4 a 6 meses.
- Ácido Hialurônico: O ácido hialurônico é um dos mais populares e eficazes tratamentos para o lifting facial. É utilizado para preencher e suavizar rugas, linhas finas e sulcos, além de aumentar o volume dos lábios. O ácido hialurônico também pode ser usado para preencher as áreas perdidas de volume na face, como as maçãs do rosto, as bochechas e o contorno do queixo, resultando em um mais “esticadinho”. O efeito dura cerca de 8 meses.
- Sculptra: O Sculptra é um tratamento injetável a base de ácido polilático que estimula a produção de colágeno no tecido da pele. É usado para preencher as áreas perdidas de volume na face, resultando em um efeito lifting. O tratamento tem em média 3 sessões e os resultados têm longa duração, aproximadamente 24 meses.
- Fios de PDO: Os fios de PDO (polidioxanona) são usados para o lifting facial. Eles são finos fios de polímeros absorvíveis injetados na pele para levantar e dar firmeza às áreas afetadas. O efeito lifting é visível logo após a aplicação, com duração de 6 a 8 meses.
- HIFU: É um tipo não invasivo de tratamento de rejuvenescimento facial. O procedimento utiliza alta intensidade focada de ultrassom para estimular a produção de colágeno no tecido subcutâneo. Esta estimulação melhora a elasticidade da pele, aumenta a firmeza e diminui as rugas, causando um efeito lifting por até 24 meses.
Efeito Lifting com Skincare
- Dermocosméticos Anti-idade: procure usar produtos anti-idade específicos para o seu tipo de pele. Os produtos com ácido hialurônico, retinol, vitamina C e ácido glicólico são excelentes escolhas com tecnologia adequada para atingir o efeito lifting.
- Máscaras Faciais: são ótimas para obter uma pele mais firme e com boa sustentação. As máscaras faciais feitas com argila, ácido glicólico, ácido láctico e ácido hialurônico são excelentes para obter esse resultado.
- Sérum Antienvelhecimento: os séruns anti envelhecimento ajudam a reduzir a aparência de linhas finas e rugas. Eles também auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.
- Ácido Retinóico: o ácido retinoico é conhecido como um dos melhores ingredientes para obter efeito lifting. Ele ajuda a fortalecer a pele, a estimular a produção de colágeno e a prevenir o envelhecimento precoce

Conheça os benefícios do lifting facial
Os benefícios alcançados pelos tratamentos que promovem o efeito lifting vão muito além do efeito tensor. O estímulo da produção de colágeno causada por esses procedimentos é benéfico para a saúde da pele, confira algumas vantagens:
- Rejuvenescimento facial: Ajuda a melhorar a aparência de linhas finas e rugas, além de auxiliar na diminuição da flacidez, promovendo ao rosto um contorno mais jovem.
- Melhora da autoestima: Ao melhorar a aparência do rosto, os tratamentos de lifting facial podem melhorar a autoestima e a confiança de uma pessoa.
- Prevenção de danos futuros: Com o estímulo da produção de colágeno e o congelamento das microexpressões faciais, o tratamento ajuda a prevenir o aparecimento de danos futuros na derme, mantendo o rosto mais saudável e jovem.
- Redução de manchas: Os tratamentos lifting facial podem ajudar a reduzir manchas e sinais de envelhecimento, como pigmentação da pele, pequenas cicatrizes e manchas solares.
- Hidratação: Muitos ativos presentes nos procedimentos de lifting facial garantem uma melhora significativa na hidratação da pele.
Essa tendência é o que você procura?

Para quem busca ter uma aparência mais saudável e jovial, tratamentos que promovem o efeito lifting podem ser a melhor resposta.
Os procedimentos podem melhorar não apenas a aparência da pele, mas também auxiliar na manutenção da saúde da derme facial, além de conferir uma sensação saudável e revitalizada.
No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante que você converse com o seu médico, para que você possa tomar as medidas certas para atender às suas necessidades.
Agora que você sabe mais sobre o efeito lifting, está na hora de usar essas dicas para começar a desfrutar de uma pele mais saudável e radiante.
Compartilhe essas informações com quem cuida com carinho da pele e conta pra gente nos comentários a sua opinião sobre o lifting facial.