SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

8 dicas de cuidados com a pele no inverno 

Ahhh o inverno! Amado por uns e temido por tantos outros. As temperaturas mais baixas assustam e são sinônimo de preguiça para algumas pessoas, mas há quem defenda seu clima aconchegante e todo charme que há por trás dessa estação, a oportunidade perfeita para tirar do armário os looks mais elegantes e estilosos. A única questão que vira unanimidade nessa época do ano é que todo mundo sofre com as consequências do tempo frio e seco e pra te ajudar a manter a saúde e combater o ressecamento da pele aqui vão algumas dicas. 

Kit de cuidados com a pele no inverno
Fonte: Hayatouki

Previsões para o Inverno 2022  

Oficialmente o inverno brasileiro começa só no dia 21 de junho, mas o frio intenso já tem dado às caras e está deixando muita gente preocupada. Nos últimos dias tivemos neve e até ciclone em pleno outono e a expectativa é que 2022 seja um ano muito mais gelado que os anteriores, podendo bater recordes em temperaturas baixas já registradas por aqui.  

A explicação para essa previsão está na presença do fenômeno La Niña, que começou na primavera do ano passado e deve permanecer ativo até o fim do ano. Causado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico, seu efeito potencializa os eventos climáticos extremos em vários países.  

Cuidados com a saúde e a pele 

Além da queda nas temperaturas, o inverno brasileiro tem como característica a baixa umidade do ar e a escassez de chuvas. O ar mais seco favorece o ressecamento da pele e o desenvolvimento de doenças respiratórias. A boa notícia é que é possível minimizar e até evitar esses problemas com alguns cuidados básicos. 

Hidrate-se – Beber água é importante em todos os dias do ano, mas o inverno exige um pouco mais de atenção, seu corpo gasta mais energia para se manter aquecido e a desidratação pode acontecer com mais facilidade. Mantenha uma garrafa sempre por perto, utilize aplicativos e até o despertador do celular como lembrete. Pra facilitar a respiração, busque hidratar as narinas com soluções específicas e umidificar o ambiente.  

Mulher bebendo agua para ter cuidados com a pele no inverno
Fonte: Pinterest

Mantenha os ambientes arejados – Quando o frio bate a tendência é fechar as janelas pra deixar o ambiente mais quentinho, mas é aí que mora o perigo. Locais fechados e com pouca circulação de ar favorecem a proliferação de vírus e outros micro-organismos, evite alergias e doenças.  

Mulher abrindo uma janela
Fonte: E-konomista

Pratique exercícios físicos – Espante a preguiça e mantenha sua rotina de exercícios físicos especialmente no inverno. Movimente-se para ter mais resistência, energia e disposição para encarar os dias frios.  

Mulher fazendo exercícios físico, corrida na neve
Fonte: Pinterest

Mantenha uma boa alimentação – A gente sabe que no inverno as tentações da gastronomia são grandes, tem muita comida boa, quentinha e gostosa, mas também muito calórica e gordurosa. Tente resistir ao máximo para manter seu cardápio sempre equilibrado com frutas, verduras e legumes.   

Vários legume e frutas sobre a mesa para uma alimentação com cuidados com a pele no inverno
Fonte: Pinterest

Termogênicos, chás e sopas – Alimentos termogênicos como canela, gengibre e pimenta são importantes aliados, pois melhoram a circulação sanguínea, fortalecem a imunidade, estimulam a digestão e aceleraram o metabolismo. Sopas e chás bem quentinhos também ajudam a espantar o frio, além de fazer bem pra saúde. A bebida pode ser também um bom calmante e ainda melhorar a qualidade do sono e auxiliar na desintoxicação do corpo. Aproveite o preparo das sopas para incluir alimentos nutritivos que você não ingere normalmente.    

Mulher segunda uma cumbuca com sopa
Fonte: Pinterest

Cuide da sua pele

O inverno exige uma rotina de cuidados específica para manter sua pele saudável e macia. Confira essas 8 dicas para evitar o ressecamento do rosto, lábios e de todo o corpo.     

Mulher com cuidados com a pele no inverno
Fonte: Earth911

1- Banho: um banho muito quente e demorado é tentador, mas diminui a quantidade de óleos, gorduras e proteínas que mantém a pele saudável, causando vermelhidão, coceira e descamação. Outro ponto negativo, é que a água quente favorece a descamação do couro cabeludo e o surgimento da temida caspa. Dê preferência ao banho morno, utilize sabonetes hidratantes e evite esponjas e buchas ásperas. O tempo de permanência ideal no chuveiro gira em torno de 5 a 10 minutos, no máximo.  

2- Hidrate o corpo todo: aposte em loções e óleos corporais para manter a hidratação da pele sempre em dia. Importante usar produtos adequados para sua necessidade e saiba que áreas mais sensíveis como rosto, olhos, lábios e pés, possuem formulações específicas.  

3- Atenção especial ao rosto: essa é a região que fica mais exposta ao vento e ao frio, por isso necessita de cuidados mais intensos. Vale modificar sua rotina de skincare para incluir produtos mais adequados para o período, evite aqueles que possuem álcool em sua formulação, como a maioria dos adstringentes. Para uma hidratação mais profunda busque compostos a base de uréia, aloe vera e óleo de amêndoas. 

4- Use filtro solar: não deixe o clima ameno confundir você, a radiação solar não desparece no inverno, nem mesmo nos dias nublados. Responsáveis pela aceleração do processo de envelhecimento e também pelo aumento do risco de câncer de pele, os raios UVA marcam presença diariamente, portanto use sempre o filtro solar com fator FPS 30 ou superior.   

5- Proteja seus lábios: use e abuse do hidratante labial várias vezes ao dia para evitar rachaduras e ressecamento e nem pense em tirar com os dentes ou com as mãos aquelas peles que ficam soltas, isso pode te machucar e causar sangramentos.  

6- Esfoliação: no inverno você deve diminuir a frequência da esfoliação na sua rotina de skincare, mas não deixe de fazer, principalmente em regiões que mais sofrem com o ressecamento, como joelhos, cotovelos e pés. Evite esfoliantes caseiros para não agredir a estrutura da pele, modificando seu pH e deixando-a ainda mais sensível.  

7- Alimentos que ajudam: Inclua no seu cardápio alimentos que contribuem para a saúde da pele. A soja, possui isoflavonas, substância que preserva o conteúdo de água e proporciona mais elasticidade, prevenindo o ressecamento. As oleaginosas como castanhas e nozes possuem vitamina E e selênio, importantes para manter a qualidade do tecido cutâneo. Os flavonóides dos chocolates possuem efeito oxidante e também são benéficos, só não exagere na quantidade. 

8- Consulte um dermatologista: para quem tem pele sensível ou sofre com algum tipo de alergia, essas questões podem aflorar no inverno, por isso é importante uma consulta ao dermatologista para receber a avaliação e as orientações corretas para o seu caso.  

Aproveite as dicas para ter um inverno mais tranquilo, sem preocupações e com muita saúde. Quem aí já está preparado para encarar uma temporada de dias cinzentos e gelados? 

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.