Quer ter cabelos fortes e hidratados? Aprenda a fazer o Cronograma Capilar de acordo com a saúde dos seus fios.

Seja liso, ondulado ou cacheado, o Cronograma Capilar abrange todos os tipos de cabelos e pode ser feito em qualquer idade para recuperar a saúde dos fios danificados, ressecados ou quebradiços.
Ele ganhou notoriedade entre as mulheres pelas influencers de beleza na internet e pelos produtos de baixo custo que o tratamento necessita. Cabelo saudável com pouco investimento? É tudo que nós queríamos!
O que é o Cronograma Capilar?
O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados capilares, que envolve três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
Se o seu cabelo está seco, com frizz, pontas duplas ou qualquer outro indício de uma má saúde dos fios, você pode – e deve – fazer o Cronograma Capilar.
Porém, antes de tudo, é preciso verificar qual é o melhor tipo de cronograma para o seu cabelo. Para descobrir, faça o teste de porosidade, o resultado mostrará se os seus fios precisam de nutrição, hidratação ou reconstrução.
Teste de Porosidade
Pegue um fio cabelo e coloque em um recipiente com água. Se o fio afundar, seu cabelo precisa de reconstrução. Se ele ficar no meio, significa que precisa de um cronograma de nutrição. Mas se o cabelo boiar, é preciso iniciar um cronograma de hidratação.
Confira a imagem ao lado:

Etapas do Cronograma Capilar
Conheça as fases do cronograma e quais os ingredientes mais indicados para cada etapa do tratamento.
Nutrição
Para diminuir o frizz, repor os lipídios e aumentar os óleos da fibra capilar, utilize óleos vegetais e suplementos para realizar a nutrição. Alguns dos ingredientes mais indicados são:
- Óleo de argan;
- Óleo de coco;
- Óleo de abacate;
- Mantega de Karité.
Hidratação
A hidratação repõe a água dos fios para tratar o ressecamento e a falta de maciez e brilho dos cabelos. Os ingredientes essenciais que os cremes de hidratação devem conter são:
- Babosa;
- D-pantanol;
- Glicerina.
Reconstrução
Se o seu cabelo está quebradiço por causa das químicas, como progressiva e descoloração, a etapa de reconstrução é perfeita para fortalecer e repor as proteínas dos fios.
Para o sucesso desta etapa, os cremes reconstrutores precisam ter alguns dos seguintes ingredientes:
- Colágeno;
- Queratina;
- Aminoácidos,
- Creatina.
Calendário do Cronograma Capilar
De acordo com o resultado do teste de porosidade, você conseguira identificar qual etapa o seu cabelo mais precisa e com isso poderá seguir um cronograma especifico para ele.
Abaixo deixamos os três modelos de cronograma:
Cronograma Capilar para Nutrição

Cronograma Capilar para Hidratação

Cronograma Capilar para Reconstrução

Pronto! Agora você já sabe qual tipo de cronograma deve fazer para melhorar o aspecto do seu cabelo. Mas se ainda estiver com dúvidas sobre a saúde dos seus fios, não hesite em procurar um profissional.
Como aplicar os produtos do cronograma?
Agora que você já sabe qual é o seu tipo de Cronograma Capilar e os ingredientes corretos para o seu cabelo, aprenda o passo a passo de como aplicar os produtos nos fios.
- 1° passo: lave o cabelo com shampoo, de preferência neutro, e retire o excesso de água dos fios;
- 2° passo: aplique o produto nas mechas em movimento de enluvamento;
- 3° passo: verifique na embalagem o tempo de espera do produto e deixe agir;
- 4° passo: retire o produto do cabelo, finalize a lavagem com condicionador e enxágue.
Quanto tempo dura o Cronograma Capilar?
A duração do Cronograma Capilar vai depender de cada situação, o tratamento costuma ser de 6 meses, porém você deve fazer o método até alcançar os resultados desejados. Mas pode ficar tranquila, as mudanças, geralmente, começam aparecer já na primeira semana de uso.
Quando seu cabelo estiver saudável, o recomendado é continuar com os cuidados frequentes para manter o estado dos fios. Entretanto, não será mais necessário seguir um calendário específico do Cronograma Capilar.
Dicas para aumentar a eficácia do Cronograma Capilar
Para obter sucesso no seu cronograma você deve dar um intervalo de 48h entre uma etapa e outra para que os fios não fiquem sobrecarregados. O cabelo deve ser lavado três vezes por semana, de acordo com o calendário, pois mais lavagens podem diminuir a eficácia do tratamento.
Outra dica de ouro é combinar o shampoo e o condicionador com a etapa do cronograma, por exemplo, use um shampoo que contém óleo de coco na fase de nutrição.
Complemente o seu Cronograma Capilar
Para ter resultados mais promissores, você pode seguir algumas dicas complementares de cuidados com os cabelos. Veja algumas sugestões que separamos!
- Touca de cetim: dormir com uma touca de cetim na cabeça ajuda a manter os óleos naturais do cabelo, que são liberados durante o sono, para o tratamento dos fios naturalmente.
- Umectação noturna: passar óleos vetais no cabelo antes de dormir na etapa de nutrição pode potencializar os resultados do Cronograma Capilar.
- Interrompa os procedimentos químicos: para melhorar a saúde dos fios, as mulheres que usam químicas no cabelo, como progressiva e coloração, devem evitar esses procedimentos para alcançar a eficácia do tratamento.
Agora que você já possui todo o conhecimento para começar a cuidar dos seus fios, deixe nos comentários qual é o tipo de Cronograma Capilar mais indicado para o seu cabelo.