SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Saiba como usar chinelo masculino com elegância e conforto

Despojado e casual, o calçado vai muito além do visual de “ficar em casa”. Com novos modelos disponíveis e com a adesão de uma moda mais democrática e diversa por parte dos homens, saber como usar chinelo masculino te possibilita montar composições frescas, confortáveis e descoladas.

O chinelo pode dar um toque inusitado ao incorporar looks para diversos ambientes e ocasiões, inclusive, coordenando com peças mais elegantes, como camisas e calças de alfaiataria. O high-low que o calçado proporciona traz informação de moda ao outfit e o deixa muito mais interessante – só é preciso aprender a fazer as combinações certas, e hoje nós vamos te ensinar como usar chinelo masculino!

Como usar chinelo masculino: conheça os modelos e escolha o seu preferido

Se quando falamos sobre o calçado você se lembra apenas daquele tradicional modelo popularizado pela Havaianas, nós vamos te mostrar que é possível ir muito além, e que existem outros calçados que também podem traduzir o seu estilo de forma autêntica e despojada:

Como usar chinelo masculino de dedo

Sem dúvidas, o modelo mais popular e mais usado de chinelo masculino. Ele possui uma tira que passa entre os dedos, formando um “Y”, e conta com uma sola plana. Geralmente é feito de borracha ou materiais sintéticos.

Onde usar: Sua aparência é extremamente despojada e ideal para passeios como na praia e piscina, ou para compromissos casuais urbanos, como uma ida ao shopping, ao parque ou a rolês informais durante o dia.

Como usar: Com trajes de banho ou com shorts de modelagem simples, com cós de elástico e comprimento acima dos joelhos, como os modelos de tactel ou algodão. Na parte de cima, aposte em camisetas de malha ou camisas despojadas de viscose, por exemplo.

Sandália de dedo

Com design similar ao chinelo de dedo, o modelo conta com uma tira no calcanhar que mantém o calçado bem preso aos pés. Geralmente confeccionado em couro, suas tiras frontais podem variar a disposição, deixando o modelo mais conservador ou moderno.

Onde usar: O modelo de chinelo masculino também é adequado para ocasiões mais descontraídas, como passeios informais durante o dia. É ideal para quem procura o meio-termo entre o chinelo de dedo e um calçado fechado.

Como usar: Com calça, bermuda ou shorts de sarja e camisetas de malha. Com calça de alfaiataria de modelagem mais reta junto a uma camiseta polo + cinto de couro o visual fica refinado, despojado e superestiloso, adequado para diversas ocasiões.

Papete

Se você relaciona as papetes àqueles visuais de “papai” dos anos 1990, é porque ainda não explorou as possibilidades que a moda atual proporciona. Seguindo o mesmo design de antes, com duas tiras horizontais e uma vertical, confeccionadas em couro, borracha, PVC ou nylon, o chinelo masculino conta com uma sola que pode ser fina ou robusta.

Onde usar: Em passeios casuais durante o dia, como uma ida ao shopping, uma saída com os amigos ou à noite em locais mais despojados. Alguns modelos, principalmente os de couro, têm uma pegada bem urbana e formam visuais elegantes com peças de alfaiataria.

Como usar: Combina tanto com peças esportivas de tactel quanto com roupas mais refinadas como calças sociais e camisas. É importante coordenar o material do calçado com a roupa escolhida; por exemplo, a papete de couro combina com jeans, alfaiataria e sarja, enquanto o modelo de borracha ou PVC fica mais harmonioso com tactel e peças com uma pegada athleisure.

Como usar chinelo masculino slide

O chinelo masculino slide conta com uma tira larga horizontal que cobre o peito do pé e uma sola plana. Atualmente existem modelos mais robustos e extremamente leves de EVA para proporcionar o máximo conforto.

Onde usar: Em ambientes informais e compromissos gerais durante o dia que peçam o toque descolado e urbano do slide.

Como usar: A extrema facilidade em colocá-lo, faz com que o calçado seja usado por atletas em momentos de descanso, portanto, ele acabou adquirindo um viés mais esportivo. Pode ser usado com calças de modelagem reta e barra encurtada, bermudas jeans, de sarja ou de tactel e até mesmo com calças de moletom tipo jogger.

Para a parte de cima do look, opte por camiseta, regata de malha ou camisa de viscose. Há também a opção de usá-lo com meias, trazendo um toque descolado e ousado ao visual. Complemente o look com boné e shoulder bag.

Birkenstock

Estilosas e confortáveis, as birkens contam com duas tiras horizontais que podem ser de couro, borracha, tecido ou camurça, ajustáveis por fivelas de plástico ou metal. A sola geralmente é feita de cortiça ou borracha.

Onde usar: Ideal para uso diário, especialmente em ambientes urbanos. Pode ser usada até mesmo no escritório – desde que o dress code da empresa seja mais flexível.

Como usar: Com um aspecto mais refinado, principalmente os modelos de couro e camurça, elas podem figurar visuais com calça jeans, de sarja ou de alfaiataria e com shorts mais arrumadinhos. Na parte de cima, camisas, camisetas, regatas e polos são ótimas opções. Acessórios como bonés, óculos de sol, pochetes e shoulder bags complementam o visual com um toque extra de estilo.

Como usar chinelo masculino alpargata

Também considerada um tipo de chinelo masculino, a alpargata possui uma sola de corda ou borracha e um tecido superior de lona, muitas vezes com uma biqueira reforçada.

Onde usar: São ideais para quem tem um estilo casual e descontraído em ambientes urbanos, rurais e praianos. É o meio-termo ideal entre um chinelo aberto e um calçado fechado. Uma boa opção para levar em viagens para lugares mais descolados.

Como usar: Combina perfeitamente com roupas leves de verão como camisas, camisetas polo e shorts de linho ou algodão. Pode ser um bom complemento para as calças jeans, que combinadas a uma camisa de viscose, forma um visual com essência tropical mesmo em meio a elementos mais urbanos.

Banner da loja de calçados Oscar mostrando uma opção de tênis casual, que é uma opção para pessoas que ainda não sabem como usar chinelos masculinos

Looks com chinelo masculino

Seja com uma pegada despojada ou elegante, é certo que o chinelo masculino é extremamente versátil e compõe mais visuais do que você imaginava antes de ler esta matéria, certo? Então nós vamos continuar te surpreendendo com o quão estiloso e nada óbvio o calçado pode ser.

Agora, de maneira mais ilustrativa, confira algumas inspirações de como usar chinelo masculino em diferentes ocasiões:

Como usar chinelo masculino para ir ao shopping

Combinando o tom despojado da sandália de dedo com o ambiente informal do shopping, pense numa composição confortável. A dica é manter o calçado em cores mais neutras.

É simples criar um look super descolado para o shopping: opte por peças em tons sóbrios, como uma camisa de linho ou algodão com gola padre na cor branca ou bege, e uma calça comfy lisa ou com estampa clássica, como as listras.

No barzinho durante a tarde

Marcou de encontrar os amigos num barzinho durante a tarde? A papete é uma ótima opção para um look confortável e descontraído, como a ocasião pede. Ela pode ser tanto em cores neutras quanto coloridas, como o azul.

Uma sugestão é apostar no chinelo masculino azul marinho, considerado uma cor neutra e que combina superbem com camisas frescas de linho e shorts de sarja. Para um visual estiloso, aposte em acessórios como chapéus, bonés, correntes e, por que não, uma bolsa, pochete ou shoulder bag para finalizar?

Como usar chinelo masculino para passeio no parque

Com a família ou com os amigos, um passeio no parque é sempre um compromisso agradável. Para aproveitar o rolê descontraído com muito conforto, a melhor opção é o chinelo de dedo. De borracha, tecido ou couro, o modelo deve ser da cor de sua preferência. Os tons neutros são mais fáceis de combinar, enquanto os coloridos pedem uma atenção maior à cartela das roupas escolhidas.

Uma camiseta de malha lisa em cor neutra, ou estampada com padronagem clássica como o listrado e uma bermuda ou shorts de sarja ou tactel vai bem demais com esse chinelo que, mesmo em sua simplicidade, entrega muito!

No churrasco com os amigos

O churrasco com os amigos pede um look confortável, mas sem abrir mão do estilo. Para a ocasião, o chinelo masculino slide é uma ótima opção. Aposte em uma camiseta básica de malha + calça de moletom modelo jogger ou com a barra dobrada e finalize com o calçado no seu modelo e cor preferida.

Mas se você tem um chinelo em cores mais sóbrias, por que não investir nas cores na roupa? Uma camisa de botão em cores quentes como o amarelo e o laranja sobrepondo uma regata branca e uma bermuda de sarja cáqui ou cinza claro fica leve, clean e super estiloso.

À noite em locais descolados

Para inserir um modelo de chinelo masculino em looks para a noite, é preciso coordenar o tom despojado do calçado com o lugar, e ter em mente que alguns locais não aceitam certos tipos de roupas e calçados. Sabendo disso, aposte na alpargata lisa ou estampada e combine-a com calça de sarja + camisa.

Um cinto de couro e uma bolsa – a shoulder bag é uma opção bem prática – são a finalização perfeita para o look noite. Caso você opte pelo calçado colorido, a opção é apostar em peças de roupas em tons neutros ou seguindo algum tom que coordene com as cores do calçado.

Como usar chinelo masculino no escritório

Sim, o chinelo masculino pode figurar nos looks de escritório, desde que o dress code da empresa seja mais flexível! Escolha o modelo birken de couro em cor neutra e sóbria. Uma calça de alfaiataria de comprimento cropped e modelagem reta combina superbem com uma camiseta básica de malha sobreposta por uma camisa.

Se a calça e a camisa forem da mesma cor, o visual ficará ainda mais sofisticado, e a birken traz o toque despojado na medida certa! Para explorar a versatilidade do chinelo masculino, escolha a cor de sapato que combina com tudo, como preto, marrom ou verde militar.

As melhores marcas de chinelo masculino

Para quem está à procura de como usar chinelo masculino para deixar os visuais mais estilosos e confortáveis, é interessante investir em modelos que garantam qualidade e durabilidade. Confira algumas marcas incríveis disponíveis para compra no e-commerce da Oscar:

Havaianas: Desde os modelos tradicionais, aos com tiras mais grossas e estampas e cores temáticas, a Havaianas garante o toque despojado aos visuais finalizados com chinelo.

Adidas: O modelo mais conhecido de chinelo masculino da Adidas é o slide Adilette, com as características listras brancas da marca. Ideal para inserir um tom esportivo ao look.

Nike: Os modelos mais icônicos da marca são os slides, que contam com o logo da Nike. De cores básicas como preto e branco, às coloridas como vermelho, os chinelos masculinos com DNA esportivo deixam qualquer visual muito mais descolado.

Rider: A clássica marca de sandálias masculinas dos anos 1990 teve seu retorno triunfal nas últimas temporadas e continua oferecendo modelos icônicos do calçado, desde os chinelos de dedo, até os slides em parceria com a NBA e as tradicionais papetes.

Kenner: A marca oferece bastantes opções de chinelo masculino de dedo, com tiras tanto em borracha quanto em tecido, e conta com solados robustos em seu design. Seu posicionamento é bem consolidado na cena do rap e do trap no Rio de Janeiro, e conta com collabs com a marca Baw e com o cantor L7.

Pegada: Com uma pegada mais tradicional, a marca oferece bastante opções de chinelo masculino com tiras de couro e em cores neutras, ideal para quem quer um look despojado, mas ao mesmo tempo com um toque refinado.

Agora que você já sabe como usar chinelo masculino e que, apesar de comum, o calçado transita entre diferentes estilos e ocasiões, pode decidir qual o seu preferido na Oscar. Confira as marcas e modelos disponíveis em nosso site e aproveite para seguir a @oscarcalcados no Instagram e ficar por dentro das melhores dicas e novidades!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.