SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Chocolate causa espinha? Descubra!

Descubra se o cacau é um estimulador de acne e como podemos comer chocolate sem sofrer com espinhas depois.  

Chocolates em barra, cacau e algumas castanhas em uma mesa de fundo escuro. Chocolate dá espinha?

Há muitos anos, o mito que o chocolate causa espinhas assombra as pessoas pelo mundo. Os amantes de cacau podem ficar tranquilos, pois neste texto vamos desvendar esse mistério e ainda dar dicas de cuidados com a pele.  

Afinal, o chocolate dá espinha? 

O chocolate em si não é o causador da espinha, o que aumenta a acne é o excesso de açúcar e óleo que o doce pode conter. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alimentos que são açucarados, gordurosos ou que são derivados de leite podem aumentar a oleosidade da pele, o que gera a acne. 

Outros tipos de chocolates, como o sem açúcar e o amargo que possuem um alto teor de cacau, são opções que diminuem o risco da acne e ainda podem trazer benefícios à saúde.  

Como a espinha aparece na pele? 

A acne surge quando existem alterações hormonais em nosso corpo, como o aumento da oleosidade e a presença de bactérias. No caso do chocolate, o açúcar e a gordura que ele contém podem aumentar a produção de sebo e inflamação da pele, o que promove espinhas em pessoas predispostas. 

É importante ressaltar que cada pessoa é única, sendo assim, algumas pessoas podem ter espinhas ao consumir chocolates e outras não. Se você está comendo muito cacau e acha que ele está te causando espinhas, pare de comer por um tempo e veja se a acne melhora ou não. 

Se você ainda tiver dúvidas ou quiser mais informações detalhadas sobre a sua situação, procure um dermatologista.  

Benefícios do chocolate  

Como pontuamos acima, o consumo de cacau, principalmente em chocolates sem açúcar ou amargos, pode trazer benefícios à saúde. Confira quais são:  

  • Antioxidantes: o cacau possui os antioxidantes flavonoides que possui o poder de diminuir o estresse e combater radicais livres, o que pode ajudar as células no envelhecimento precoce.  
  • Saúde cardiovascular: os flavonoides do cacau podem ajudar na melhora das funções dos vasos sanguíneos, na redução da pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas.  
  • Bem-estar: o chocolate possui feniletilamina, substância que estimula a produção de endorfina e serotonina no cérebro. É com ela que você consegue ter a sensação de bem-estar e a melhora do humor ao comer o doce. 

Vale lembrar que os benefícios surgem quando existe um consumo moderado do doce. O chocolate amargo com 70% de cacau é o mais indicado. Ao consumir uma quantidade exorbitante de cacau, o alto teor de açúcar e gordura do alimento te levarão ao ganho de peso e, possivelmente, espinhas. 

Dicas para manter a pele saudável  

Para ter uma pele saudável, separamos algumas sugestões de hábitos e cuidados que você pode adotar para aumentar a saúde da sua pele. Veja! 

  • Use protetor solar: evite o envelhecimento precoce, manchas e até doenças cancerígenas ao usar o protetor solar;
  • Skincare: a famosa skincare consiste na limpeza e na hidratação da pele diariamente. Para fazer este procedimento em casa, basta ter um creme hidratante, um sabonete para o rosto e alguns produtos para potencializar a saúde da pele, como tônicos e séruns;
  • Alimentação saudável: siga uma dieta equilibrada e rica em nutrientes e antioxidantes para proteger a sua pele de radicais livres. Frutas, legumes, proteínas magras, vegetais e gorduras saudáveis são ótimos alimentos para garantir o seu bem-estar;
  • Beba água: a água é essencial para a nossa saúde como um todo, então, isso também inclui a vitalidade da nossa pele. Se você deseja ter uma pele hidratada e com elasticidade, beba água;
  • Durma bem: a pele possui óleos naturais que são liberados durante o sono, por esta razão, ter noites de sono de 7 a 8 horas é o ideal para manter a saúde da pele.  

E aí, você que é uma amante do chocolate sabia dessas informações? Deixe nos comentários quais são os seus cuidados com a pele!  

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.