Aquele brilho lindo dos cabelos das influencers pode, sim, ser conquistado com a ajuda da touca de cetim, desde que usada do jeito certo.

A touca de cetim não é uma novidade. No tempo das nossas avós, por exemplo, não existiam os recursos que temos hoje para cuidar dos cabelos e nem as possibilidades de tratamentos para mudar a estrutura dos fios e deixá-los mais bonitos, por isso, era bastante comum as mulheres usarem toucas como uma forma de cuidado.
Mas atualmente, grande parte graças ao alcance das redes sociais, a touca de cetim vem se tornando cada dia mais popular e conquistando seu espaço entre os acessórios de beleza, com o objetivo de reduzir o frizz e manter os cabelos alinhados.
Isso acontece porque o cetim é um tecido liso e macio, que não desgasta a fibra capilar e minimiza o atrito dos fios contra o travesseiro enquanto dormimos.
A touca de cetim é para todos os tipos de cabelo
Mesmo sendo mais comum entre as mulheres de cabelos ondulados, cacheados e crespos, que sofrem mais com o ressecamento e com o day after, o uso da touca de cetim também é recomendado para quem tem os fios lisos ou finos, por ajudar a evitar a quebra provocada pelo atrito e reduzir o frizz.
Um ritual de cuidados
Embora os benefícios da touca de cetim sejam comprovados e bem visíveis, não dá pra querer que ela faça o trabalho todo sozinha. Isso significa que é preciso manter uma rotina de cuidados para cultivar a saúde e a beleza dos fios.
É muito importante que o cabelo esteja limpo e 100% seco antes de colocar a touca, para evitar a proliferação de fungos e outros problemas no couro cabeludo. Além disso, ela precisa ficar confortável na cabeça, sem que o elástico fique apertado, o que pode causar a quebra dos fios e até dores de cabeça.
Se o cabelo for muito volumoso ou longo, o ideal é fazer um coque mais soltinho, para não puxar a raiz, evitando que as mechas escapem durante o uso.
Como usar a touca de cetim
Depois de escolher o tamanho certo para o seu tipo e quantidade de cabelo, e ter certeza de que o couro cabeludo está limpo e seco, coloque a touca na cabeça com o lado brilhante para dentro.
A touca deve estar tão limpa quanto o cabelo, então procure ter mais de uma para poder usar enquanto a outra estiver sendo lavada.
Mas se você quiser utilizar algum produto de tratamento e deixar agindo nos cabelos durante o sono, tudo bem! Aliás, a touca até ajuda a potencializar o resultado e proteger a fronha. O que não pode é abafar o couro cabeludo com a touca enquanto ele ainda está úmido ou molhado.
Em geral, o acessório é usado à noite, para deixar os cabelos alinhados enquanto dormimos. E aqui vale uma dica: se os fios amanhecerem amassadinhos ou perderem um pouco de definição, basta usar um pouco de óleo ou complexo reconstrutor de pontas para umectar e ajudar a colocar tudo no lugar.

Benefícios da touca de cetim
O importante é que com o uso correto, a touca de cetim só tem a oferecer benefícios para os cabelos, tais como:
- Ajuda a manter a definição dos fios, especialmente no day after;
- Evita o frizz;
- Mantém a hidratação por mais tempo;
- Preserva a oleosidade natural dos fios;
- Protege e prolonga a beleza de penteados, apliques e tranças afro.
Existe um jeito certo de higienizar a sua touca
Como o cetim é um tecido muito fino e pode desfiar com facilidade, o melhor é sempre lavar à mão, com sabão neutro ou para roupas delicadas, sem torcer, e deixando secar naturalmente.
Se for lavar na máquina, use a função de roupas delicadas, procure deixar dentro de um saquinho de lavagem e não misture com outros tipos de roupas.
Touca difusora de cetim
Além de ajudar a proteger os fios do calor extremo, que causa ressecamento, a touca difusora de cetim oferece muita praticidade. Com uma ponteira feita para prender o bico do secador, o objetivo da touca de cetim difusora é criar uma espécie de bolha de ar quente que age igualmente da raiz até as pontas, deixando o processo de secagem mais rápido.
Touca ou fronha de cetim? Qual é a melhor?
O objetivo da fronha de cetim não é substituir a touca, mas servir como alternativa para quem sente mais calor e não gosta de ficar muito tempo com algo cobrindo a cabeça, ou para quando a touca estiver sendo lavada.
Claro que a fronha também ajuda a combater o frizz, mas os benefícios mais completos só mesmo a touca pode proporcionar.

E agora que você já sabe para o que serve e como usar, que tal providenciar a sua touca de cetim para cuidar dos seus cabelos?