Cansada do pretinho básico, jeans e camiseta? Se você quer se vestir bem sem sair da moda, então veio ao lugar certo. Reunimos 13 dicas infalíveis pra quem quer dar uma repaginada no visual, mas não sabe por onde começar. Descubra seu estilo, escolha peças que valorizam seu perfil e aprenda a combinar cores, texturas, acessórios e muito mais!
A evolução da moda
Podemos dizer que a moda surgiu da necessidade do ser humano de esconder a nudez e se proteger contra o frio, chuva e calor, quando em 600 mil a.C surgiram as primeiras roupas. De lá pra cá muita coisa mudou e evoluiu para acompanhar o desenvolvimento da sociedade, sua cultura, estilo de vida e suas tradições, mas a moda vai muito além disso e passa a ser uma forma de expressão e identidade.
No início, a pele dos animais era usada na confecção, com a criação das tecelagens, na Mesopotâmia, os tecidos passaram a ser enrolados em volta do corpo e a técnica de tingimento trouxe um pouco mais de cor para as peças.
As primeiras diferenciações sociais através das vestimentas surgiram no Egito: os faraós não usavam ornamento e o poder era simbolizado através do uso da calda de um leão e um falso cavanhaque. Na Idade Média, essas distinções, ficaram ainda mais evidentes entre as classes sociais com a criação de leis que restringiam certos tecidos e cores apenas para os nobres.
Roupas femininas e masculinas passam a ser definidas somente no século XIV: vestidos para mulheres, acadêmicos e membros da Igreja, calças somente para homens. Já em 1850, com a Revolução Industrial e a invenção das máquinas de costura essa história atinge um novo patamar.
O custo dos tecidos diminui bastante e pessoas mais humildes passam a comprar roupas melhores, no entanto, as mulheres continuavam usando trajes sob medida, nascendo assim os primeiros ateliês de alta costura que passaram a ditar as tendências. Ao longo dos anos grandes nomes como Charles Frederick Worth, Gabrielle Bonheur Chanel, Christian Dior marcaram época e revolucionaram a história da moda.
Dicas e truques de moda pra arrasar no visual
1 – Seu corpo, suas regras: conheça seu corpo e escolha peças e modelagens que valorizam seu biotipo.
2- Modelagens e tecidos: Uma mesma peça pode ter diversas modelagens, descubra o que fica melhor em você: calça skinny, corte reto, pantalona, saia midi, longa, curta…a variedade é grande, só experimentando pra saber! Quando o assunto é tecido você pode brincar e inovar combinando o básico algodão com algo mais formal, deixando seu look mais arrumadinho e cool ao mesmo tempo. Aqui não existem regras.
3- Peça íntima também faz parte do visual: a peça íntima precisa conversar com o restante do look para não marcar no lugar errado e aparecer no lugar certo, além de te dar conforto e segurança. Foi o tempo que era preciso esconder o sutiã, hoje ele pode ser o grande destaque da sua produção, com rendas, pedrarias e até mesmo alcinhas à mostra.
4 – Combinação de cores: aqui o círculo cromático é seu melhor amigo, já ouvi falar dele? Se ainda não, precisa conhecer para ficar livre do básico de cada dia e se jogar nas cores! A ferramenta foi subdividida em 12 partes, como uma pizza, onde cada setor representa uma cor. A partir daí, você pode fazer uma série de combinações usando cores vizinhas, opostas, mesmo tom ou até mesmo misturando três variações diferentes.
5 – Não tenha medo das estampas: dá pra misturar estampas sim e eu posso provar! Pra quem ainda tem medo dessa combinação, usar paletas de cores similares não tem erro. Outra dica é associar mini e macro em um mesmo look, a estampa mini passa a ter um papel neutro na sua produção e dá espeço para incluir até um acessório mais vibrante. Positivo e negativo também funcionam muito bem juntos. Não tenha medo de arriscar, qualquer mistura fica incrível se quem estiver usando passar essa mensagem.
6 – Use e abuse dos acessórios: eles têm o poder de dar aquele upgrade em tudo que é básico. Transforme seu visual e transmita todo seu estilo ao compor o look com os acessórios que mais te agradam: brincos, pulseiras, colares, bolsas, lenços, chapéus e muito mais!
7 – Um calçado muda tudo: é possível transformar sua produção casual em uma versão mais chique e sofisticada trocando apenas o calçado. A proposta, o ambiente e o que você quer comunicar serão determinantes na hora combinar o calçado com o restante do look.
8- Invista na terceira peça: ela pode tirar de vez seu look do lugar comum. Usar um blazer, uma jaqueta, ou um colete demonstra todo seu esforço em fazer uma produção mais caprichada e cheia de estilo.
9 – Conheça outros básicos: pra quem não é adepto ao colorido e prefere ser mais discreto, as cores neutras serão suas melhores amigas. Tons de nude, azul marinho, off-white e variações de cinza são excelentes opções.
10 – Use sua feminilidade: pra ser feminina você não precisa vestir rosa dos pés à cabeça, ou ainda usar somente vestidos rodados e pomposos. A feminilidade na moda está ligada a tudo que é leve e fluido, é ter atitude, sentir-se linda e poderosa mesmo usando um simples jeans e moletom.
11- O segredo das baixinhas: bons truques podem fazer você ganhar alguns centímetros, mesmo que seja só ilusão de ótica o importante é estar elegante. A regra básica é evitar cortar a silhueta, prefira composições que alonguem o seu perfil: use sapatos e calça da mesma cor, listras verticais, decote V, colares longos e maxi brincos, looks monocromáticos, cintura alta marcada, calça flare.
12- Transforme peças: dê mais variedade ao seu guarda-roupa reinventando peças que já possui. Com apenas alguns truques básicos você pode transformar um vestido em saia, dê um nozinho na camisa social e tenha um cropped descolado, faça amarrações em um lenço e ganhe uma blusinha nova. A internet possui uma infinidade de tutoriais desse tipo, use a seu favor!
13- Você faz o seu estilo: seja autêntica, tenha personalidade e invista em peças que combinam com você e seu estilo de vida. Você não precisa usar todas as tendências para estar na moda, sinta-se livre e confiante para vestir e se expressar como quiser.
Impossível falar ou ler sobre moda e não ficar fazendo planos mentais com o que se tem no próprio guarda-roupa. Quem mais aí está louca pra colocar essas dicas em prática e valorizar ainda mais sua produção?
Categorias