SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Análise Cromática: Descubra sua paleta de cores + looks de inspiração

A expressão análise cromática pode até soar estranha para algumas pessoas, mas neste post vamos esclarecer que ela é bem mais simples do que parece e você sairá dele sabendo um pouco mais sobre a sua paleta de cores. 

A análise cromática é um estudo das cores individuais de cada pessoa, que incluem o tom dos olhos, da pele e do cabelo. Com essa informação, é possível compreender quais tons harmonizam com sua coloração pessoal e valorizam seus traços.

Foto: Freepik

Saber disso pode ser útil na escolha de roupas, calçados, acessórios, maquiagem e coloração capilar. Você já deve ter percebido que algumas cores apresentam um caimento melhor do que outras, certo? 

Mas é sempre importante destacar que a análise cromática não serve para limitar as cores que você pode usar, mas para te ensinar a usá-las de forma que suas características pessoais sejam ressaltadas da melhor maneira. Por isso, nada de jogar as peças que não sejam da sua paleta fora, hein? 

Paleta de cores do inverno

As paletas de cores são divididas em quatro e recebem os nomes das estações do ano, pois são classificadas a partir delas: primavera, verão, outono e inverno. 

Cada uma dessas paletas possuem subdivisões. Ao longo deste texto, focaremos na paleta de cores do inverno e suas subdivisões, que são inverno frio, também conhecido como inverno puro, e inverno intenso, também chamado de inverno profundo. 

A paleta de cores do inverno é considerada fria, o que quer dizer que ela possui mais pigmentos azuis. Veja a seguir uma ilustração da paleta de cores de inverno:

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Como descobrir minha paleta de cores?

Para chegar a sua paleta de cores, os consultores de imagem – profissionais especializados em análise cromática – fazem uma série de testes de tons para chegar o mais próximo possível da tonalidade da pele. Portanto, essa é a forma mais completa e certeira de descobrir sua paleta de cores.

Porém, se você preferir encontrar sua paleta de cores sozinha, uma dica é experimentar diferentes tons de roupas ou tecidos frios e quentes, sempre próximo ao rosto e ver qual delas fica melhor em você. É importante fazer o teste em local iluminado, para ver as cores com mais facilidade.

Coloque, por exemplo, uma peça marrom (quente) e depois uma preta (fria) e veja qual delas harmoniza melhor com o seu tom de pele. 

Como saber a cor que me favorece?

Uma mesma cor pode ser encontrada em diferentes tonalidades. O ideal é saber se o seu tom de pele é frio, quente ou neutro. Assim, você poderá buscar essas tonalidades em diferentes cores até encontrar a cor que você deseja no tom que te favorece.

Outra alternativa para usar cores que não são do seu tom ou paleta de cores, é combiná-las com acessórios que possuam tons da sua paleta, como brincos, colares e lenços.

Como saber se sou da paleta de cores inverno frio?

A paleta de cores inverno frio ou inverno puro conta com uma intensidade brilhante e com pigmentação azulada. Cores como preto, branco, cinza e pink fazem parte dessa cartela.

Uma forma de saber se essa paleta harmoniza com seu subtom de pele é fazer o teste mencionado acima, de experimentação de peças na frente do espelho.

5 looks com a paleta de cores inverno frio para você se inspirar:

1-  Saia com meia-calça e bota tratorada

Meias-calças são uma forma de reaproveitar looks de verão como vestidos, shorts e saias no inverno. Já a bota tratorada reúne o calçado queridinho do inverno e o salto do momento em uma peça só.

Foto: Reprodução/Pinterest
A Bota Tratorada Oscar Diamonds é feita de material sintético, sola emborrachada e possui um salto de aproximadamente 10 cm.

2. Jeans, blazer e mule

A combinação de jeans com blazer é ideal para quem busca um equilíbrio entre looks sociais e casuais. O jeans quebra a sofisticação do blazer e o mule traz um estilo fashionista para o visual.

Foto: Reprodução/Pinterest
O Mule Dakota Ametista é feito com material sintético, solado emborrachado e é adequado para looks casuais.

3. All jeans + mocassim

A tendência all jeans também é uma boa aposta para o inverno. Combiná-la com um mocassim, mesmo que preto (da paleta de inverno frio), traz uma quebra para o visual monocromático do jeans.

Foto: Reprodução/Pinterest
O Mocassim Moleca Suede é feito em material suede e possui um design em nó, que garantem mais sofisticação e delicadeza ao look.

4. Sobretudo, saia midi e tênis chunky

No look abaixo, há mais um exemplo de peça de verão (saia midi) compondo look de inverno. Dessa vez, a transformação aconteceu pela combinação com o sobretudo. O tênis chunky, quebra a formalidade do visual e garante um look mais estiloso.

Foto: Reprodução/Pinterest
O Tênis Chunky Vizzano reúne as tendências de cores da estação e do modelo de calçado. O chunky fica bem com diferentes peças e garante um visual fashionista.

5. Blazer, jeans e tênis

Outro exemplo de combinação de jeans + blazer da paleta de cores inverno frio para um look mais despojado, dessa vez acompanhado do tênis slip on. A escolha da peça que virá embaixo do blazer também é decisiva para a composição final do visual, assim como o tipo de jeans. No modelo da foto optou-se por um jeans rasgado e uma blusinha mais para o social.

Foto: Reprodução/Pinterest
O Slip On Vizzano Sneakers é feito de material sintético e entrega conforto e modernidade para qualquer visual.

Como saber se sou da paleta de cores inverno profundo?

Como o próprio nome sugere, a paleta de cores inverno profundo é formada por cores com profundidade, o que significa que elas possuem mais pigmentos da cor preta. É uma paleta de cores com tons mais escuros como marrom, vinho, violeta, azul marinho e verde. Se você está em dúvida se pertence à paleta inverno profundo, recorre ao teste do espelho ou à análise cromática com um especialista.

5 looks da paleta de cores inverno profundo para você se inspirar:

1- Acessório

Como foi dito anteriormente, investir em acessórios também pode ser uma forma de incluir a paleta de cores no seu look. Na imagem abaixo, por exemplo, a capa de tricot é de uma tonalidade da paleta inverno profundo, uma quebra para o visual all black.

Foto: Reprodução/Pinterest
A Bota Cano Baixo Zats Verniz é feita em material sintético, possui acabamento em verniz, salto de aproximadamente 5 cm e é versátil o suficiente para ser usada com jeans, vestidos e saias. 

2- Tom sobre tom

Usar variações de um mesmo tom pode ser uma boa opção se as escolhas forem bem feitas, como pode ser percebido na foto a seguir. A cor azul esteve presente em quase todas as peças e até mesmo no acessório.

 Foto: Reprodução/Pinterest

    

O Scarpin Vizzano Spout Vinho é feito em material sintético de camurça. O modelo possui salto de aproximadamente 8 cm e pode ser usado tanto em situações formais quanto casuais.

3- Peça-chave

Assim como um acessório, também é possível usar um tom da paleta de cores em uma única peça. O look abaixo exemplifica bem esse tipo de composição, com a escolha do sobretudo violeta.

Foto: Reprodução/Pinterest
A Ankle Boots Lara Bico Fino é um modelo de bota versátil, desenvolvido em material sintético, com salto de 8 cm.

4-  Look monocromático 

Apostar em todas as peças do mesmo tom também é uma opção. Na foto a seguir, a cor escolhida foi azul marinho. Embora a escolha tenha sido pela mesma cor, as peças são de tecidos distintos.

Foto: Reprodução/Pinterest
O Tênis Casual Adidas Advantage Base White é confeccionado em material sintético, com solado emborrachado e palmilha em EVA. Compõe de looks básicos aos mais elaborados.

Tags