Os 7 estilos universais são basicamente os tipos de look que predominam nas suas escolhas na hora de se vestir. Entender esses 7 estilos te permite descobrir a imagem que você passa, além de conhecer melhor o que mais te agrada!
Sempre tem alguém que não sabe o que responder quando alguém lhe pergunta qual é o estilo que mais gosta na hora de se vestir. Se esse for o seu caso, estamos aqui para te ajudar!
Mas antes de tudo, saiba que descobrir o seu estilo não significa que você tenha que se vestir sempre da mesma maneira, mas que existe uma tendência predominante (ou até mesmo a mistura de duas ou mais tendências), e conhecer essa preferência vai te ajudar em muitos sentidos.
Os sete estilos universais da moda
Alyce Parsons e Mimi Dorsey, consultoras de imagem e estilo, criaram a teoria dos sete estilos universais por volta da década de 1980. Juntas, elas elaboraram o livro “Style Source: a teoria dos 7 estilos universais”, onde apresentam os perfis que hoje servem como referência para definir o estilo pessoal, uma verdadeira ferramenta para os personal stylists.
A teoria dos 7 estilos universais não se trata da moda de passarela, que traz as tendências para cada estação ou temporada, mas da forma como as pessoas se vestem para o mundo e do modo como nos identificamos com peças e estilos que observamos nos outros.
E tem mais: você pode gostar muito de determinado estilo e, ainda assim, não ter nenhuma peça de roupa que combine com ele. Isso porque você pode se identificar com mais de um estilo, mas prefere mostrar a sua personalidade através de um deles, ou costuma passar por fases em que gosta de mudar totalmente a forma como se veste.
Misturar os estilos na hora de se vestir também faz parte de tudo isso, uma vez que eles são divididos em dois grupos e, de certa forma, se complementam, permitindo que possamos transitar naturalmente entre esses grupos.
De uma forma mais detalhada, esses 7 estilos são divididos em base e secundários:
- Estilos base são aqueles que predominam e que normalmente nos acompanham pela vida toda, mostrando nossa essência e a forma como gostamos que as outras pessoas nos vejam: tradicional, elegante e natural esportivo;
- Já os estilos secundários são aqueles que variam conforme nos sentimos em determinado momento, ou de acordo com a fase na qual nossa vida se encontra: romântico, sexy, criativo e dramático urbano.
Acompanhe quais são os 7 estilos universais e saiba um pouco mais sobre cada um deles, confira:
- Estilo romântico;
- Estilo clássico;
- Estilo casual;
- Estilo criativo;
- Estilo dramático urbano;
- Estilo elegante;
- Estilo sexy.
1. Estilo romântico
O estilo romântico é delicado, leve, doce e feminino, definido por uma silhueta marcada e alta, com mais volume na altura do tronco e das pernas.
Estampas florais, vestidos fluidos, poá ou tecidos lisos com cores pastéis fazem parte das opções de quem se identifica com ele, podendo incluir detalhes fofos como rendas, laços, bordados e babados.
Encontre um look com peças artesanais, scarpin clássico com salto não muito alto, sandálias de tiras, ou até um toque levemente retrô, e lá estará a personificação do estilo romântico.
2. Estilo clássico
A ordem aqui é ter peças atemporais, discretas e de qualidade, para que possam durar bastante, com predomínio de cores básicas como cinza, azul marinho, preto, off white, bege e verde escuro.
Pode também ter estampas, mas sempre mais tradicionais e neutras, como risca de giz ou xadrez clássico, e prevalecem as peças de alfaiataria, discretas e com corte reto.
O estilo clássico passa a mensagem de formalidade, o que combina bem com scarpins de bico fino ou mocassim discreto.
3. Estilo casual
Com uma pegada mais natural e esportiva, esse estilo faz a cabeça de mulheres práticas e despojadas, que prezam pelo conforto, mas não abrem mão de andar bem vestidas.
Roupas em malha ou moletom, camisetas, jeans e peças com modelagem básica, assim como tênis, papetes e sandálias anabelas ou salto grosso, são a preferência de quem gosta desse estilo, que também tem espaço para camisas de viscose e linho, além de outras peças de alfaiataria com tecido leve.
Cores neutras ou que remetem a materiais naturais como linho e juta são as principais escolhas de quem curte um estilo casual que, embora também seja conhecido como esportivo, não tem relação com os esportes em si, mas sim com a liberdade e a praticidade.
4. Estilo criativo
Ousadia é a palavra de ordem do estilo criativo, que é considerado o mais livre entre os 7 e pode ser resultado de uma combinação de elementos de todos eles.
Misturar texturas, cores e estampas, resultando em um look alegre e cheio de personalidade, faz parte do dia a dia de quem gosta de um visual criativo, que tem espaço para vestidos, calça jeans, peças de tendências, tênis ousados e sapatos de diferentes texturas.
5. Estilo dramático urbano
O estilo dramático urbano é o contraponto do romântico e transmite a imagem de modernidade e ousadia, com looks propositalmente desconstruídos, como a combinação de jaqueta de couro com saia longa, por exemplo.
Peças marcantes como cropped, jeans soltinhos, coturnos e mocassins dominam grande parte do guarda-roupas que quem ama esse tipo de look.
6. Estilo elegante
Embora seja ocasionalmente confundido com o clássico, o estilo elegante é mais sofisticado e traz algumas pinceladas de elementos da moda.
A ordem é estar impecável, com peças duráveis e que tenham o caimento perfeito, como camisas de seda, calças de alfaiataria ou blazer de corte reto. Calça jeans também pode, desde que tenha o melhor tipo de tecido.
Sapatos de couro e tweed são finalizações perfeitas para looks elegantes, que também têm espaço para mules ou botas de bico fino.
7. Estilo sexy
O preferido entre as mulheres que sabem usar a roupa para valorizar o próprio corpo vai muito além de mega decotes. É preciso muita elegância para usar transparências e fendas na medida certa.
Cores vibrantes e fortes, assim como a escolha por look all black ou todo branco, ou até mesmo o ousado animal print, reinam por aqui.
Nos pés, saltos finos, botas over the knee e sandálias com tiras finas são opções que complementam o visual provocante de vestidos curtos, peças de couro ou calças skinny.
Qual é o seu estilo?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um dos estilos, ficou muito mais prático e fácil descobrir qual é o seu, ou escolher o que gostaria de seguir.
Afinal a moda sempre foi uma forma de nos expressarmos e de mostrarmos ao mundo muito da nossa personalidade.
Deixa aqui nos comentários qual dos 7 estilos universais é o seu ou qual deles você pretende seguir a partir de agora!
Categorias
Sempre me chamou a atenção o estilo clássico, agora após ler esta matéria tive a certeza qual estilo seguir.
Excelente matéria. Estilo elegante. Sempre o usei. Tenho 75 anos. Gosto de me vestir bem. Seja qual for o estilo todos são lindos. Parabéns
Parabens! Excelente material para nos posicionar quanto ao nosso estilo. Obrigado.
Tenho todos os estilos. Vario meu jeito de vestir de acordo com o clima, o meu estado de espírito, o lugar onde estou, as pessoas ao meu redor, e por aí vai.