SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Recicalce comemora seu aniversário de 10 anos

A moda sustentável se tornou uma realidade e o consumo responsável um hábito. Os consumidores passaram a consumir de maneira consciente e as empresas acompanharam as tendências, criando meios de reduzir os impactos ambientais, incluindo projetos sociais, como a Recicalce.

 A Recicalce que no último dia 12 completou 10 anos, é um projeto do GRUPO OSCAR que tem como objetivo dar um destino correto aos milhares de pares de calçados descartados anualmente. Com o intuito de melhorar a cadeia de consumo.

 Além da responsabilidade ambiental, a Recicalce trabalha também a inclusão social de pessoas com deficiência, oferecendo oficinas de atividades para jovens. A casa de assistência atendia até 2019 dezenas de jovens, que além de serem assistidos, praticam atividades que trabalham a autonomia e o desenvolvimento de cada um.

 A Recicalce transforma calçados em produtos reutilizáveis, diminuindo os materiais descartados, doando sua produção para as comunidades e assumindo a responsabilidade sobre a cadeia produtiva com a logística reversa.

O projeto possibilita que empresas e consumidores realizem o descarte correto dos calçados que não serão mais utilizados, já que calçados são resíduos industriais de classe 1 e não podem ser descartados em aterros comuns. Até 2020 a Recicalce já recebeu mais de 230 mil pares, ao todo mais de 85 mil foram restaurados e doados.

 As doações dos calçados restaurados são destinadas a pessoas de áreas carentes da região e a entidades assistenciais do país que são parceiras do projeto.

 Para comemorar o aniversário da Recicalce separamos algumas dicas de consumo responsável, para que seu guarda-roupa seja cada vez mais sustentável:

  • Não compre roupas em excesso
  • Conheça as marcas que você consome
  • Dê preferência para produtos de qualidade e duráveis
  • Faça pequenos ajustes, não jogue fora!
  • Quando não quiser mais, doe!
  • A moda não é descartável, reutilize!
  • Customize
  • Descarte corretamente

Com tantas novidades e lançamentos a cada estação, as produções não param, estamos o tempo todo consumindo a moda e sempre que possível indo às compras. É necessário que haja a conscientização coletiva, para que os hábitos sustentáveis tragam maiores impactos positivos para o planeta.

A moda deve ser pensada de forma consciente, já que seu estilo é pessoal, mas o impacto que seu consumo impacta a natureza não, por isso, seja consciente!