Entenda como a sustentabilidade e o consumo consciente estão ligados ao conceito da moda circular.
Nos últimos anos, o mundo está buscando soluções mais sustentáveis em diversos setores industriais, como o de vestuário, para reverter os impactos negativos que a alta produção gera ao meio ambiente.
A partir desta busca, o conceito de moda circular foi criado para promover o consumo consciente, aumentar o ciclo de vida das peças e diminuir o descarte de roupas na natureza.
O que é a moda circular?
A moda circular visa conscientizar o mercado de vestuário em relação aos impactos causados ao meio ambiente, além de diminuir a “fast fashion”, roupas que são produzidas em massa, geralmente a baixo custo, com o objetivo de serem usadas por um curto período de tempo e depois serem descartadas.
A partir deste conceito, a ela segue e promove três princípios:
1° Design atemporal: Roupas mais duráveis, neutras e versáteis confeccionados com tecidos de alta qualidade estão presentes no design da moda circular.
2° Economia: Ao comprar uma peça durável, você não terá a necessidade de adquirir uma nova roupa tão cedo, ou seja, economizará seu dinheiro. Mas para quem gosta de sempre ter uma peça nova no guarda-roupa, uma ótima opção é optar por brechós e sistemas de aluguel ou troca de roupas.
3° Consumo consciente: A vertente encoraja os consumidores a serem mais conscientes na hora das compras, gerando escolhas mais responsáveis, evitando o consumismo excessivo e promovendo a reutilização, reciclagem e reparação de roupas.
Sustentabilidade e a moda circular
O consumo circular visa transformar a moda em uma indústria mais sustentável, onde os recursos são usados de forma eficiente, os resíduos são reduzidos e a vida útil das roupas é estendida. Isso contribui para a preservação do meio ambiente e economia pessoal.
Devemos lembrar que ao adotarmos práticas mais sustentáveis, também estamos ajudando na saúde planeta, o que implica diretamente em nosso bem-estar e no futuro das próximas gerações.
Benefícios da moda circular
A seguir, veja os principais benefícios que a moda circular gera para o meio ambiente, para a indústria do vestuário e para os consumidores.
- Sustentabilidade: Ao optar por roupas reutilizadas, recicladas ou de qualidade duradoura, você contribui para a preservação da natureza, redução de poluentes e diminui o descarte de materiais.
- Valorização da mão de obra: Quando você compra uma peça de brechó ou uma roupa duradoura, você também apoia práticas comerciais mais éticas e justas. Isso inclui melhores condições de trabalho para os profissionais da área da moda, como costureiras e marcas independentes.
- Economia de água e energia: Com a diminuição das “fast fashions”, a produção excessiva de roupas é reduzida e o consumo de água e energia também.
- Estilo único: Ela permite que as pessoas tenham peças exclusivas, como itens vintage, o que promove o estilo pessoal de maneira original, fugindo dos padrões da moda convencional.
Moda circular e brechós
Como falamos acima, os brechós são uma ótima alternativa para quem quer uma nova peça, pois são lojas que promovem a reutilização e prolongam a vida útil das roupas usadas.
Eles também são grandes aliados da sustentabilidade, pois reduzem o desperdício, promovem o consumo consciente, além de contribuírem para a economia local.
Em resumo, a moda circular preza pela sustentabilidade e promove peças mais duráveis e duradouras, além de incentivar as pessoas a terem roupas exclusivas e um estilo único que transmita a sua verdadeira personalidade.
E aí, gostou de conhecer a moda circular? Deixe nos comentários a sua opinião sobre este conceito e se você irá aderir ao consumo consciente.
Categorias