SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Movimento hippie, rebeldia e rock ‘n roll: descubra o que inspirou a moda anos 60

O protesto contra guerras, o apelo pela liberdade individual e os hinos cantados por verdadeiras lendas da música foram pivotais para a composição da moda anos 60. E essa influência da moda persiste até os dias de hoje, mesmo após pouco mais de seis décadas! É seguro afirmar que os anos 60 foram essenciais para a mudança no nosso conceito atual de moda.

Calça jeans e saia com elementos que remetem aos anos 60
Fonte: Pinterest

Conhecida como “anos rebeldes”, a década de 1960 foi marcada por grandes acontecimentos sociais e históricos, que seguiram impactando gerações. 

O mais conhecido deles, com certeza, foi o primeiro Festival de Woodstock, um evento musical de proporções gigantescas para a época, que atraiu cerca de 500 mil pessoas para Bethel, uma pequena cidade de Nova Iorque.

Festival Woodstock década de 60
Fonte: Pinterest
Looks Woodstock década de 60
Fonte: Pinterest
Aglomerado de pessoas no festival Woodstock nos anos 60
Fonte: Pinterest
Looks hippie para festival
Fonte: Pinterest

Embora tenha acontecido no final da década, em agosto de 1969, Woodstock foi um importante símbolo da contracultura, que podemos dizer que fechou com chave de ouro uma década marcada pela contestação de valores culturais, que já tomava forma desde os anos 50.

O Festival apresentou ao mundo nomes como Jimi Hendrix e Janis Joplin, além de dezenas de bandas de rock que representavam, entre sons distorcidos e letras reflexivas, uma geração influenciada pelo movimento hippie.

Jimi Hendrix
Fonte: Pinterest | Jimi Hendrix
Janis Joplin
Fonte: Pinterest | Janis Joplin

Afinal, não era para menos. Depois da construção do Muro de Berlim, a crise dos mísseis cubanos, o ataque de Israel contra Egito, Síria e Jordânia, a tensão da Guerra Fria, e uma série de protestos que já davam sinais de que as pessoas estavam esgotadas com tantos conflitos, o movimento paz e amor parecia ser um bálsamo para abrandar os ânimos e dar início a uma era de paz e liberdade.

Como era a moda anos 60?

Embora o rock tenha deixado sua marca nesse período, os anos 60 foram muito mais que Beatles, Rolling Stones e Rock´n roll. Uma outra forte onda começava a surgir nesse período, mudando a forma como a moda se apresentaria dali em diante: o crescimento do feminismo.

Aquela atmosfera questionadora e livre, que já tomava conta do mundo política e socialmente, passou a ser característica também do mundo da moda, com a invenção da minissaia, uso de cinto para realçar a silhueta, e vestidos menos sisudos e com estampas colorida.

Mulher com blusa branca e saia xadrez dos anos 60
Sobreposição de camisa branca de bolinhas com vestido vermelho
Macacão jeans com blusa manga longa com listras coloridas
Look anos 60
Tênis Casual Cano Alto Converse All Star Preto Unissex
Scarpin Salto Alto Bebece Triangle Bege  Feminino
Calça flare com cropped de amarração
Mulher vestindo roupa em tom laranja com aspectos de anos 60

No universo feminino, outra importante mudança revolucionou a moda: agora elas já usavam looks semelhantes aos homens, com direito à jaqueta de couro, calça e botas.

A influência da “estética do amor”: o movimento Hippie

Vestido hippie florido
Fonte: Pinterest
Meia calça psicodélica em vermelho e laranja com sandália plataforma
Fonte: Pinterest

E já que começamos com Woodstock, não poderíamos deixar de falar da moda hippie, que trouxe tanto simbolismo para os guarda-roupas femininos, para nunca mais perder o seu lugar.

Sabe aquela calça pantalona que voltou a ser tendência nos últimos anos, ou as camisas unissex, que podem ser encontradas em qualquer vitrine? Isso tudo é herança do movimento de libertação e quebra de paradigmas da moda dos anos 60.

Look de calça flare com camiseta básica
Fonte: Pinterest
Vestido com estampa psicodélica e bota branca
Fonte: Pinterest
Sandália Meia Pata Vizzano Only Rosa Feminino
Bota Cano Curto Ellas Online Lisa com Bico Fino Salto Alto Grosso e Ziper

Além disso, as batas, saias longas e com aparência desgrenhada, calças jeans e blusas com vestidos, são peças que até hoje fazem parte do look feminino, seja em seu estilo mais original ou repaginadas.

Sobreposição de camisa com vestido
Fonte: Pinterest
Mulheres com vestidos anos 60
Fonte: Pinterest
Calça quadriculada colorida típica dos anos 60
Fonte: Pinterest
Look com calça jeans pantalona anos 60
Fonte: Pinterest

Moda praia anos 60

Nos anos 50, as peças de moda praia eram verdadeiros trajes de banho, predominando o uso do maiô, mas com detalhes e acabamentos requintados para evidenciar o charme feminino. 

Moças com maiôs coloridos estilo anos 60
Fonte: Pinterest
Moda praia anos 60 com camisa e bandana
Fonte: Pinterest
Mulheres com maiôs estilo anos 60
Fonte: Pinterest
Moda praia anos 60
Fonte: Pinterest

Mas foi no final da década que tudo começou a mudar, abrindo espaço para a revolução que viria nos anos 60: os maiôs começaram a ficar um pouquinho mais ousados, com recortes que revelavam partes do corpo, como as costas à mostra, por exemplo.

Daí até chegar à roupa de praia com duas peças, foi um simples estalar de dedos. E embora ainda comportados, as primeiras versões dos biquínis que deixavam a barriga exposta foram representações de uma ousadia que era marca registrada da época.

Depois dessa volta ao tempo, comenta aqui se você se identifica com essa moda ou usa algum desses elementos no seu dia a dia.

Acesse nosso site e confira diversos modelos de calçados de todos os tamanhos e estilos!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.