Girls! Quando você se candidata a alguma vaga de trabalho, tenha certeza que o look certo pode garantir uns bons pontinhos em sua avaliação.
Em qualquer área, existe um dress code para apostar quando a ideia é causar boa impressão e profissionalismo.
Quer saber quais são as cores, peças e combinações que vão você arrasar no quesito apresentação pessoal? Bora lá!
Entrevista de trabalho: como acertar na produção?
Uma entrevista de trabalho abala as estruturas até da pessoa mais confiante! Porque você sabe que suas qualificações técnicas já foram aprovadas, mas vai depender de um bom desempenho diante do seu entrevistador.
Quem entrevista está de olho em tudo: em suas palavras, nos seus gestos, no seu jeito de sentar e até como você tratou as pessoas que te receberam na empresa. E fiquem certas: também está de olho na sua roupa.
Nesta hora, o look certo pode ajudar a compor o quadro final de sua avaliação. Então, o que vestir precisa inspirar mais cuidados, porque também pode ser uma forma de ganhar autoestima e confiança.
Normalmente, a dica mais útil é que você tenha moderação no momento de se produzir. Nada de estampas extravagantes, cores berrantes, calçados extremamente fashion, ou seja, evite todo e qualquer excesso.
Talvez você adore investir em um scarpin vermelho ou numa bota animal print, usar uma camisa desestruturada ombro a ombro e uma minissaia de couro. Mas essa produção de arrasar com certeza não é a certa para uma entrevista de emprego.
Nos looks acima da fashion girl Helena Lunardelli, a calça pantalona está perfeita, mas a bolsa pode ter uma pegada um pouco mais formal. Enquanto no conjunto monocromático com saia midi, o que destoa para uma entrevista de emprego é a sandália e o colar, ambos são exagerados para uma situação de entrevista de emprego.
No que apostar?
Especialistas em apresentação pessoal garantem que nem mesmo diante de jovens e antenadíssimos empresários você deve estar excessivamente informal, mesmo quando a entrevista for em ambientes de empresas modernas como o Google.
Mas você pode pensar que se o dress code da empresa é informal, por que não aparecer igualmente informal?
É muito simples, naquele momento da entrevista você está querendo transmitir profissionalismo, admiração, ética e respeito com aquela empresa. Então, demonstre que tomou cuidado com a própria produção.
É evidente que ir em uma entrevista de emprego com conjuntinhos de alfaiataria superclássicos, tipo um tailler, em empresas muito informais pode até mesmo revelar que você não “estudou” a cultura da empresa. Então fique atento a isso também!
Mas lembre-se: você ainda não é uma colaboradora da empresa, para quem já foi permitido aquele dress code.
No caso de empresas extramente formais e rígidas, a despreocupação com a produção no dia da entrevista pode ser ainda pior para o resultado final.
Peças que podem ajudar
Para qualquer ambiente, quando você quer passar a ideia de profissionalismo algumas peças podem ajudar. Muitas delas são coringa no guarda-roupa e vão ser parceiras valiosas neste momento de sua avaliação pessoal.
Algumas delas são: calça preta básica e reta, blazer, camisa branca, saia midi (pode ser até plissada), vestido mais sóbrio e uma bolsa de ombro.
Mas como combinar de acordo com o dress code das empresas?
Informais
Em ambientes mais informais, apostar em um blazer sobre uma blusa discreta e sem decotes, associados a uma calça jeans escura, pode produzir um look bastante apropriado. Fica elegante, e você não está fora do dress code da empresa e nem produzida demais.
Já uma camisa social, um jeans escuro com um scarpin ou sapatilha também ficam muito apropriados para empresas que o dress code não exige tanto rigor.
Nestes casos, as saias midi com modelos de camisetas lisos e bijuterias discretas também podem refletir um look alinhado às produções de uma empresa bem informal.
Já uma calça jogging ou com uma pegada mais esportiva com scarpin, T-shirt e blazer dá um ar fun para uma entrevista em empresas mais informais.
Outra possibilidade para uma empresa mais informal é misturar o clássico com o esportivo, como fazer um mix de conjunto de alfaiataria com tênis casual. Mas esteja certa que a empresa tem mesmo uma pegada mais descontraída. Se achar que pode ser muito informais, substitua o calçado mais esportivo por uma sapatilha ou oxford.
Nas empresas em que o dress code é mais fun, você pode investir nas prints. Apesar disso, estampas mais discretas e cores mais suaves também são mais apropriadas.
Formais
Em empresas mais formais, os conjuntos de alfaiataria, com blusas ou camisas, também refletem um estilo mais clássico de se vestir. Um look assim poderia causar uma impressão muito positiva em um entrevistador de uma empresa mais tradicional.
Também é possível apostar em look de pantacourt, camisa e blazer, com scarpin de salto alto e fino ou alto e grosso.
Mas a pantalona de cintura alta é um tipo de calça que revela refinamento na hora. Pode ser combinada a scarpins, saltos grossos ou mesmo oxford, que ficam bem para as mais altas.
Normalmente, as cores mais escuras e sóbrias ficam ótimas em produções para ambientes formais, mas um look clássico e all White é elegantérrimo, vai revelar seu refinamento na hora de se vestir. Isso pode ser determinante para conquistar a vaga dos sonhos.
E de modo geral, os looks monocromáticos tendem a ser mais fáceis de acertar, especialmente para uma empresa com estilo mais clássico.
A saia na altura do joelho ou até midi, seja lápis ou evasê, também é uma peça ideal para ambientes mais tradicionais. A peça pode ganhar o reforço de um bom blazer, scarpins ou peep toes.
Outra peça incrível para uma entrevista de emprego é um vestido bem estruturado, pode ser até mesmo um tubinho, desde que não seja justo demais. Neste caso, só fique atenta ao comprimento adequado e ausência de decotes e transparências.
Make e acessórios
É claro que há uma preocupação de como se maquiar para uma entrevista de trabalho, mas assim como as roupas, as makes e acessórios também devem ser discretas.
Você pode passar uma boa base, batons marrons mais claros ou nudes, lápis nos olhos e uma máscara para cílios leve. Mas nada de cílios postiços, excessos de sombra e lábios extremamente vermelhos.
Cuidados com a produção
– Evite peças de roupa que amassem muito facilmente, para evitar de chegar à entrevista de emprego com uma aparência desleixada;
– Cores claras podem ficar vulneráveis em casos de “acidentes”, como um café ou suco derramados sobre uma camisa social. As manchas dão péssima impressão para o look;
– Evite ir com jeans claros, destroyed ou roupas de ginástica em uma entrevista de emprego, porque é muita informalidade para uma situação que não tem nada de informal. Você está sendo avaliada, se lembre disso!
– Evite estampas chamadas e cores muito vibrantes, especialmente em empresas mais formais;
– Cuidado com perfumes. O entrevistador pode passar a entrevista inteira com uma vontade louca que você saia da sala. Isso não é bom para seu resultado;
– Também fique atento para não deixar aparecer alças do sutiã com blusas excessivamente cavadas ou até ficar em situação ainda mais vulnerável com uma calça de cintura baixa e blusa cropped;
– E lembre, em ambientes de trabalho, as transparências devem ser evitadas, mas em entrevistas de emprego esse cuidado precisa ser ainda maior.
Depois que conseguiu a vaga, é possivel fazer alguns ajustes depois de conhecer melhor a cultura da empresa e o dress code. E, neste caso, os estilos despojado e casual podem ser perfeitamente aceitos!
E então, gostou das nossas dicas? Conte tudo para a gente!