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Livros Sobre Moda – Top 10 que você precisa ler!

A cada contato que temos com um livro podemos mudar nosso olhar e fazer novas descobertas sobre o mesmo assunto e, é por isso, que quem estuda, trabalha ou simplesmente ama o universo da moda precisa conhecer esse top 10 de obras incríveis sobre o tema.  

Mesa de centro com decoração de livros sobre moda
Fonte: Pinterest

Para quem quer aprender e entender sobre a cena fashionista 

Atualmente quem busca informações sobre moda encontra muito conteúdo disponível na internet: redes sociais, sites, vídeos e até mesmo podcasts que discutem o assunto. Participar de desfiles e eventos também é uma ótima forma de ficar antenado nos últimos lançamentos e tendências. Mas, para quem deseja se aprofundar e mergulhar de cabeça nesse universo, os livros são excelentes alternativas.  

Ter a leitura como hábito é ter acesso a uma fonte inesgotável de conhecimento. Mesmo com o avanço da tecnologia, as obras literárias não perderam seus encantos e, claro, sua relevância. O conteúdo de uma publicação dessas é muito mais denso e completo e, muitas vezes, seus autores são profissionais renomados e reconhecidos, considerados grandes especialistas em determinados assuntos.  

Para quem ama o mundo fashionista, é estudante ou até mesmo profissional do ramo vale a pena ter um olhar amplo e atento para assimilar os conceitos e depois construir a sua própria identidade. Então quanto mais fontes para consultas, melhor! Por isso listamos os top 10 livros sobre moda que você precisa ler:

  1. 100 anos de moda (Cally Blackman)
  2. História da Moda no Brasil (Luís André do Prado e João Braga)
  3. Dicionário Ilustrado – moda de A a Z (Alex Newman e Zakee Shariff)
  4. Pesquisa e design (Simon Seivewright)
  5. Inventando Moda – Planejamento de Coleção (Doris Treptow)
  6. Desenho de Moda – Técnica de Ilustração para estilistas (Michele Wesen Bryant)
  7. Moda com propósito: Manifesto pela grande virada (André Carvalhal)
  8. Moda ética para um futuro sustentável (Elena Salcedo)
  9. Princípios de gestão de negócios de moda (Susan Dillon)
  10. Marketing e Moda (Marcos Cobra)

Confira abaixo uma sinopse de cada um:

1. 100 anos de moda (Cally Blackman)

Livro 100 anos de moda

Uma narrativa completa que conta um pouco mais da história da moda no século XX, passando pelos principais acontecimentos, curiosidades e transformações ao longo do tempo. Ilustrada com mais de 400 imagens, aborda temas que marcaram época e influenciaram toda uma geração, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, os criadores de tendências e a liberdade de estilo.  

A obra reúne grandes nomes, entre estilistas clássicos e contemporâneos, como: Coco Chanel, Cristobal Balenciaga e Christian Dior, Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs. 

2. História da Moda no Brasil (Luís André do Prado e João Braga)

Amplo estudo sobre moda brasileira, conduzido pelo jornalista e escritor Luís André do Prado e também pelo professor de moda e escritor João Braga. Nessa pesquisa, os autores reuniram informações de diversos acervos e relatos de figuras-chaves do segmento, além de mais de 400 imagens, distribuídas em 640 páginas de pura informação e conhecimento.

Livro história da moda no Brasil

3. Dicionário Ilustrado – moda de A a Z (Alex Newman e Zakee Shariff) 

Livro dicionário ilustrado moda de A a Z

Excelente opção para quem quer entender sobre os principais termos e verbetes usados no mundo da moda desde a antiguidade até os dias atuais, uma ferramenta útil e de fácil consulta que traz também detalhes históricos e culturais sobre cada item. Foram listados mais de 2 mil termos específicos sobre vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e indústria.  

4. Pesquisa e design (Simon Seivewright) 

Um verdadeiro manual sobre todas as etapas para a organização de um trabalho de criação, que aborda desde os conceitos iniciais até a escolha de temas de coleções, passando pelos tipos de briefing, finalizando com o desenvolvimento de peças personalizadas. 

Livro pesquisa e design

5. Inventando Moda – Planejamento de Coleção (Doris Treptow) 

Livro inventando moda

Um guia completo e referência quando o assunto é planejamento de coleção. O livro explica o passo a passo da criação, além de trazer informações sobre a história e conceitos de moda, papel do consumidor e conteúdo de marketing. Outros temas abordados são: marca, design, pesquisa, planejamento, desenvolvimento, promoção e comercialização. 

6. Desenho de Moda – Técnica de Ilustração para estilistas (Michele Wesen Bryant) 

Esse é o “must have” para quem estuda moda e mais precisamente técnicas de desenho para o setor. A autora, Michele Wesen Bryant, destaca a importância do conceito e da ideia por trás de um desenho, além de revelar técnicas poderosas e detalhadas para retratação perfeita da figura humana. Excelente conteúdo para estilistas que desejam expressar com clareza o processo de concepção de suas peças e respectivas referências.  

7. Moda com propósito: Manifesto pela grande virada (André Carvalhal)

André Carvalhal traz nessa obra uma reflexão sobre a necessidade de produzir e pensar a moda com propósito. A sustentabilidade é um dos assuntos mais comentados da atualidade e é preciso inspirar e conscientizar profissionais para que o meio ambiente entre em pauta nas produções, a fim de modificar processos e velhos hábitos de consumo.

8. Moda ética para um futuro sustentável (Elena Salcedo)

Nesse título o leitor é convidado a repensar o processo produtivo atual e seus impactos ao meio ambiente. Através de uma viagem pelos quatro cantos do mundo, são apresentadas ideias inspiradoras sobre alternativas sustentáveis, desde o planejamento da coleção até o descarte final de peças.  

9. Princípios de gestão de negócios de moda (Susan Dillon)

Livro princípios de gestão de negócios de moda

Um livro para quem deseja empreender, a cada capítulo a autora analisa um ponto crucial para ter um negócio de sucesso na cena fashionista. Além de conceitos teóricos, são relatados casos práticos e aplicados exercícios sobre os mais variados temas: compras, análise de tendências, marketing entre outros.  

10. Marketing e Moda (Marcos Cobra)

Esse é um livro indicado tanto para estudantes quanto para profissionais que desejam compreender como a moda estimula o consumo e todos os processos envolvidos nessa jornada, desde a criação até a venda final.

Livro marketing e moda

Agora que a leitura está mais do que garantida para muitos meses de estudo, a gente quer saber: qual desses livros sobre moda vai ser o seu escolhido para começar nessa imersão de conhecimento? 

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