SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Moda: Confira 6 eventos que revelam as tendências da próxima estação

Quem trabalha com moda ou está sempre ligado nas últimas tendências e novidades desse universo precisa saber e acompanhar o calendário dos principais eventos fashion no Brasil e no mundo. Confira nosso Top 6 pra não perder nenhum flash! 

Desfile de moda
Fonte: Pinterest

As próximas tendências 

 Uma Semana de Moda, também conhecida como Fashion Week, é o evento mais badalado do segmento, acontece em diversos países do mundo para apresentar as principais tendências da próxima estação. Basicamente são duas grandes edições anuais: outono/inverno e primavera/verão, realizadas para os nichos de alta-costura e prêt-à-porter. 

Entende-se por alta-costura toda roupa que é feita à mão, sob medida, utilizando materiais nobres, resultando em peças únicas, exclusivas e conceituais. Enquanto isso, ao traduzir prêt-à-porter temos o significado de “pronto para vestir”, ou seja, exatamente o oposto, são confecções com medidas padronizadas pelas marcas com finalidade comercial e produção em escala industrial.  

Os desfiles mais famosos do mundo reúnem os principais estilistas, compradores, grifes e marcas, influenciadores e imprensa em um só lugar para mostrar ao mundo novos looks e conceitos de moda que farão sucesso ao longo do ano, além de apresentar quais são as cores, modelagens, estampas e texturas que estarão em alta.  

Para os profissionais envolvidos na realização desses eventos este é um momento e uma oportunidade incrível para mostrar seu trabalho com muita visibilidade e credibilidade. Não à toa a cada ano são revelados novos talentos que ficarão pra sempre marcados no mundo da moda.   

Top 6 eventos mais importantes 

Paris Fashion Week 26 de setembro a 04 de outubro
New York Fashion Week 09 a 14 de setembro
Milan Fashion Week20 a 26 de setembro
London Fashion Week16 a 20 de setembro
São Paulo Fashion Week 31 de maio a 4 de junho
Semana de Alta-Costura de Paris04 a 07 de julho
Fonte: Blog Oscar

Saiba mais sobre cada um dos eventos

Saiba um pouco mais sobre as “Big Four”, as quatro semanas da moda mais importantes do mundo e os eventos que vem ganhando espaço no universo fashionista, confira! 

  1. Paris Fashion Week (PFW) 

Considerada a mais importante no mundo da moda, a Paris Fashion Week geralmente fecha a temporada com grandes nomes, entre eles: Chanel, Louis Vuitton, Dior, Miu Miu, Alexander McQueen, Yves Saint Laurent, Hermès e Jean Paul Gaultier. 

Semana de moda de Paris
Fonte: Pinterest
Paris Fashion Week
Fonte: Lorena – R7

Com edições semestrais, a data de sua realização é determinada pela Federação de Moda Francesa, criadora e responsável pelo evento que acontece no Carrousel du Louvre ou às margens do Rio Senna. Há ainda apresentações paralelas aos desfiles que acontecem por toda a cidade. 

  1. New York Fashion Week (NYFW) 

Criada em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, a Semana de Moda de Nova York foi o primeiro grande evento deste segmento e foi batizado inicialmente de Press Week. Realizado no Lincoln Center for the Performing Arts possui duas edições anuais, uma delas realizada na primeira quinta-feira de fevereiro e outra em setembro, onde são apresentadas as tendências outono/inverno e primavera/verão, respectivamente.  

Look de desfile New York Fashion Week
Fonte: Pinterest
New York Fashion Week
Fonte: Pinterest

A NYFW é considerada a semana de moda mais comercial entre todas, gerando grande fluxo de caixa para as marcas envolvidas. Basicamente tudo que é apresentado nas passarelas também aparece nas vitrines das lojas. Uma curiosidade é que, geralmente, as primeiras fileiras nos desfiles são ocupadas por compradores e representantes de multimarcas.  

  1. Milan Fashion Week (MFW) 

Considerada a capital da moda, Milão recebeu a 1ª edição do evento mais importante do segmento em 1958, com organização e realização da Camera Nazionale dela Moda Italiana e assim segue até hoje. O tradicionalismo é uma de suas características, sendo muito comum a participação de grandes marcas italianas nos desfiles: Dolce & Gabbana, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Versace, Roberto Cavalli, Moschino, Salvatore Farragamo, Bottega Veneta, Emilio Pucci, Max Mara e Prada. 

Desfile Milan Fashion Week
Fonte: StyleCaster
Milan Fashion Week
Fonte: Imaginação Fértil

Diferente das demais Semanas de Moda, a MFW possui quatro edições anuais. Em janeiro e junho os desfiles são voltados para moda masculina e em fevereiro e setembro para moda feminina.  

  1. London Fashion Week (LFW) 

Ela nasceu em 1984, mas foi só em 2010 que passou a ser considerada a Fashion Week mais badalada do mundo da moda. São cinco dias de evento que além dos desfiles contam também com a realização de shows, exposições e festas. Nesse período, a cidade torna-se excelente para compras, varejistas londrinos aproveitam toda a movimentação para criar um verdadeiro festival de descontos.  

A semana de Moda de Londres é realizada pelo Conselho Britânico de Moda em duas edições anuais (fevereiro e setembro) e conta com a participação de estilistas e grifes renomadas: Alexander McQueen, Burberry, Vivienne Westwood.  

Desfile London
Fonte: Glamurama – UOL
Desfile na semana de moda de London
Fonte: Fashion

Uma curiosidade, a organização do evento é responsável pela seleção de novos talentos locais e oferece incentivos financeiros para que estes profissionais possam apresentar suas coleções em um dia específico do evento. 

 

  1. São Paulo Fashion Week 

O maior evento brasileiro de moda e também da América Latina, o São Paulo Fashion Week tornou-se referência mundial figurando entre as mais importantes semanas de moda, atrás somente das tradicionais “Big Four”.  

Criado em 1996, o SPFW nasceu com o intuito de divulgar o trabalho de profissionais brasileiros, além de organizar toda a produção de moda do país e exibi-la ao mundo.  

São Paulo fashion week
Fonte: Marcelo Soubhia
Desfile de moda
Fonte: Gabriel Cappelletti/ FOTOSITE

Como os grandes eventos internacionais, também possui duas edições anuais e foi responsável pela revelação de figuras renomadas no universo das passarelas, entre modelos e estilistas podemos citar: Alexandre Herchcovitch, Gisele Bündchen, Lucas Mascarini e Reinaldo Lourenço. 

  1. Semana de Alta-Costura de Paris 

Paris conta com outro evento de destaque no cenário da moda, a Semana de Alta-Costura apresenta o que há de mais luxuoso em roupas e joias, produções exclusivas para ocasiões de gala. São duas edições por ano (janeiro e julho) para apresentação de coleções diferentes: outono/inverno e primavera/verão. 

Semana de Alta-Costura
Fonte: Vogue – Globo
Semana de Alta-Costura de Paris 
Fonte: Pinterest

Como vimos, os próximos desfiles para a temporada primavera/verão começam em setembro e os trabalhos estão a todo vapor para as grandes semanas de moda do mundo, quem aí tá ansiosa para conferir quais serão as tendências?

Tags

Deixe seu comentário