SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Moda: Confira 6 eventos que revelam as tendências da próxima estação

Quem trabalha com moda ou está sempre ligado nas últimas tendências e novidades desse universo precisa saber e acompanhar o calendário dos principais eventos fashion no Brasil e no mundo. Confira nosso Top 6 pra não perder nenhum flash! 

Desfile de moda
Fonte: Pinterest

As próximas tendências 

 Uma Semana de Moda, também conhecida como Fashion Week, é o evento mais badalado do segmento, acontece em diversos países do mundo para apresentar as principais tendências da próxima estação. Basicamente são duas grandes edições anuais: outono/inverno e primavera/verão, realizadas para os nichos de alta-costura e prêt-à-porter. 

Entende-se por alta-costura toda roupa que é feita à mão, sob medida, utilizando materiais nobres, resultando em peças únicas, exclusivas e conceituais. Enquanto isso, ao traduzir prêt-à-porter temos o significado de “pronto para vestir”, ou seja, exatamente o oposto, são confecções com medidas padronizadas pelas marcas com finalidade comercial e produção em escala industrial.  

Os desfiles mais famosos do mundo reúnem os principais estilistas, compradores, grifes e marcas, influenciadores e imprensa em um só lugar para mostrar ao mundo novos looks e conceitos de moda que farão sucesso ao longo do ano, além de apresentar quais são as cores, modelagens, estampas e texturas que estarão em alta.  

Para os profissionais envolvidos na realização desses eventos este é um momento e uma oportunidade incrível para mostrar seu trabalho com muita visibilidade e credibilidade. Não à toa a cada ano são revelados novos talentos que ficarão pra sempre marcados no mundo da moda.   

Top 6 eventos mais importantes 

Paris Fashion Week 26 de setembro a 04 de outubro
New York Fashion Week 09 a 14 de setembro
Milan Fashion Week20 a 26 de setembro
London Fashion Week16 a 20 de setembro
São Paulo Fashion Week 31 de maio a 4 de junho
Semana de Alta-Costura de Paris04 a 07 de julho
Fonte: Blog Oscar

Saiba mais sobre cada um dos eventos

Saiba um pouco mais sobre as “Big Four”, as quatro semanas da moda mais importantes do mundo e os eventos que vem ganhando espaço no universo fashionista, confira! 

  1. Paris Fashion Week (PFW) 

Considerada a mais importante no mundo da moda, a Paris Fashion Week geralmente fecha a temporada com grandes nomes, entre eles: Chanel, Louis Vuitton, Dior, Miu Miu, Alexander McQueen, Yves Saint Laurent, Hermès e Jean Paul Gaultier. 

Semana de moda de Paris
Fonte: Pinterest
Paris Fashion Week
Fonte: Lorena – R7

Com edições semestrais, a data de sua realização é determinada pela Federação de Moda Francesa, criadora e responsável pelo evento que acontece no Carrousel du Louvre ou às margens do Rio Senna. Há ainda apresentações paralelas aos desfiles que acontecem por toda a cidade. 

  1. New York Fashion Week (NYFW) 

Criada em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, a Semana de Moda de Nova York foi o primeiro grande evento deste segmento e foi batizado inicialmente de Press Week. Realizado no Lincoln Center for the Performing Arts possui duas edições anuais, uma delas realizada na primeira quinta-feira de fevereiro e outra em setembro, onde são apresentadas as tendências outono/inverno e primavera/verão, respectivamente.  

Look de desfile New York Fashion Week
Fonte: Pinterest
New York Fashion Week
Fonte: Pinterest

A NYFW é considerada a semana de moda mais comercial entre todas, gerando grande fluxo de caixa para as marcas envolvidas. Basicamente tudo que é apresentado nas passarelas também aparece nas vitrines das lojas. Uma curiosidade é que, geralmente, as primeiras fileiras nos desfiles são ocupadas por compradores e representantes de multimarcas.  

  1. Milan Fashion Week (MFW) 

Considerada a capital da moda, Milão recebeu a 1ª edição do evento mais importante do segmento em 1958, com organização e realização da Camera Nazionale dela Moda Italiana e assim segue até hoje. O tradicionalismo é uma de suas características, sendo muito comum a participação de grandes marcas italianas nos desfiles: Dolce & Gabbana, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Versace, Roberto Cavalli, Moschino, Salvatore Farragamo, Bottega Veneta, Emilio Pucci, Max Mara e Prada. 

Desfile Milan Fashion Week
Fonte: StyleCaster
Milan Fashion Week
Fonte: Imaginação Fértil

Diferente das demais Semanas de Moda, a MFW possui quatro edições anuais. Em janeiro e junho os desfiles são voltados para moda masculina e em fevereiro e setembro para moda feminina.  

  1. London Fashion Week (LFW) 

Ela nasceu em 1984, mas foi só em 2010 que passou a ser considerada a Fashion Week mais badalada do mundo da moda. São cinco dias de evento que além dos desfiles contam também com a realização de shows, exposições e festas. Nesse período, a cidade torna-se excelente para compras, varejistas londrinos aproveitam toda a movimentação para criar um verdadeiro festival de descontos.  

A semana de Moda de Londres é realizada pelo Conselho Britânico de Moda em duas edições anuais (fevereiro e setembro) e conta com a participação de estilistas e grifes renomadas: Alexander McQueen, Burberry, Vivienne Westwood.  

Desfile London
Fonte: Glamurama – UOL
Desfile na semana de moda de London
Fonte: Fashion

Uma curiosidade, a organização do evento é responsável pela seleção de novos talentos locais e oferece incentivos financeiros para que estes profissionais possam apresentar suas coleções em um dia específico do evento. 

 

  1. São Paulo Fashion Week 

O maior evento brasileiro de moda e também da América Latina, o São Paulo Fashion Week tornou-se referência mundial figurando entre as mais importantes semanas de moda, atrás somente das tradicionais “Big Four”.  

Criado em 1996, o SPFW nasceu com o intuito de divulgar o trabalho de profissionais brasileiros, além de organizar toda a produção de moda do país e exibi-la ao mundo.  

São Paulo fashion week
Fonte: Marcelo Soubhia
Desfile de moda
Fonte: Gabriel Cappelletti/ FOTOSITE

Como os grandes eventos internacionais, também possui duas edições anuais e foi responsável pela revelação de figuras renomadas no universo das passarelas, entre modelos e estilistas podemos citar: Alexandre Herchcovitch, Gisele Bündchen, Lucas Mascarini e Reinaldo Lourenço. 

  1. Semana de Alta-Costura de Paris 

Paris conta com outro evento de destaque no cenário da moda, a Semana de Alta-Costura apresenta o que há de mais luxuoso em roupas e joias, produções exclusivas para ocasiões de gala. São duas edições por ano (janeiro e julho) para apresentação de coleções diferentes: outono/inverno e primavera/verão. 

Semana de Alta-Costura
Fonte: Vogue – Globo
Semana de Alta-Costura de Paris 
Fonte: Pinterest

Como vimos, os próximos desfiles para a temporada primavera/verão começam em setembro e os trabalhos estão a todo vapor para as grandes semanas de moda do mundo, quem aí tá ansiosa para conferir quais serão as tendências?

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.