SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

8 de Março – Neste dia das mulheres conheça nomes que mudaram o mundo da moda e da arte

Mesmo com as conquistas das mulheres, tem muita gente que ainda desconhece a origem deste dia tão simbólico. Conheça a origem da celebração do dia 08 de março e porque é importante conhecer a história do Dia das Mulheres.

Ilustração de mulheres fortes - dia 8 de março, dia das mulheres.
Fonte: Pinterest

Mas afinal, qual a origem do Dia das Mulheres?

Em 1857, numa fábrica têxtil em Nova York, funcionárias fizeram greve pela primeira vez, para reivindicar melhores condições de trabalho. Os pedidos eram por salários igualitários em relação aos dos homens, licença-maternidade e redução da jornada de trabalho.

No dia 08 de março, o movimento acabou tragicamente, com a morte das mulheres em um incêndio culposo por parte dos policiais, mancomunados com os patrões da fábrica.

No ano de 1908 outro movimento foi liderado por mulheres em Nova York. Desta vez 15 mil mulheres marcharam em busca de redução da jornada de trabalho, salários melhores e direto ao voto.  

Um ano depois, foi decretado o primeiro Dia Nacional das Mulheres com propostas nos anos seguintes para torná-lo um dia de homenagem internacional. Embora o Dia Internacional das Mulheres tenha sido criado em 1910, no 2º Congresso Internacional de Mulheres, em Copenhague (Dinamarca), a data só passou a ser oficialmente comemorada internacionalmente pela ONU em 1975.

Com uma origem baseada em luta e muita perda, é importante que nos lembremos de que essa luta é travada até hoje, com um objetivo maior, que ainda não foi 100% alcançado: igualdade.

Dia das Mulheres: muito além das flores

Muitos se perguntam: “O quê fazer no dia 08 de março?

A data merece respeito e nos oferece um momento de reflexão. Felizmente, o mundo passou por mudanças e hoje, as mulheres ocupam mais espaços – mesmo com muitas diferenças e mais dificuldades.

Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção a igualdade de direitos. Por isso, é importante não perder de vista o real significado da data. Ainda que as flores e os presentes sejam uma forma de homenagem, o verdadeiro sentido do Dia das Mulheres é lembrar todos os dias as ações cotidianas que podem e devem ser feitas por mais respeito e mais direitos.

Portanto, acima de presentes, o opoio e a conscientização de que ainda há muito a ser feito, são processos diários que devem ser adotados por todos em busca de direitos iguais.

Conheça algumas mulheres notáveis

Desde mulheres que revolucionaram o mundo com descobertas científicas que mudaram o curso da história, a aquelas mulheres no esporte que romperam e rompem barreiras diariamente ocupando espaços que originalmente não eram delas, selecionamos 5 nomes notórios daquelas que inspiraram e ganharam notoriedade no mundo da moda e das artes.

Por aqui, nossa breve homenagem vai para aquelas que nos presentearam com inspirações e exemplos na moda e na arte, suas biografias, criações ou personalidades – tanto na vida real quanto na ficção.

Coco Chanel

Coco Chanel - Dia das mulheres
Fonte: Pinterest

Dispensa apresentações! Chanel, que teve origem simples e infância difícil longe dos holofotes de Paris, criou um império da moda e reinventou o conceito de estética e elegância da época. Umas de suas peças mais emblemáticas, é a “sapatilha bicolor da Chanel”.

Reconhecida mundialmente como símbolo de elegância e status, o modelo figura desde sempre nos pezinhos das moças pelo mundo afora. Além disso, é responsável por milhares de inspirações no mercado de moda. Clássico é clássico.

Carrie Bradshaw

Carrie Bradshaw
Fonte: Pinterest

A protagonista da icônica série Sex and the city, interpretada pela atriz Sara Jessica Parker, foi a ponte da autora da trama para trazer à tona muitas reflexões acerca do universo das mulheres. Assuntos como sexualidade, feminilidade e carreira são comuns na trama. Além da grande relevância e influência de moda da série.

Audrey Hepburn

Audrey Hepburn
Fonte: Pinterest

Engana-se quem pensa que o legado da atriz se limita ao filme “Bonequinha de Luxo”. Embora esta seja talvez sua obra mais famosa, a belíssima atriz contrastava com as outras super estrelas da época.

Audrey ganhou notoriedade pelo seu talento e estilo de vida elegante. Tanto que virou referência de classe, até hoje. Na vida pessoal, se engajou em causas humanitárias e dedicou-se a ações sociais importantes.

No filme “Funny Face”, consagrou as “sapatilhas de bailarina” como objetos do desejo das moças antenadas da época e tornou o modelo atemporal, usado até hoje.

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe
Fonte: Pinterest

Dona de uma personalidade ímpar, Norma Jean contribuiu com sua fama e ótima interpretação artística. Foi precursora de assuntos considerados tabus, como a própria sexualidade feminina.

A atriz foi um dos maiores sex symbols do século XX e teve sua imagem eternizada na icônica cena de “O pecado mora ao lado” (1955).

Clementina de Jesus

Clementina de Jesus - Mulher inspiradora.
Fonte: Brasil de Fato

Nascida em 1901, Clementina foi um grande nome da música brasileira, por deixar um grande legado ao interpretar e popularizar cantos de músicas de raízes afro-brasileiras que ouvia a mãe cantar quando era criança. 

Conhecida também como Quelé ou Tina, ela foi empregada doméstica até os 60 anos, até ser descoberta e conhecida como cantora.

É possível saber mais sobre sua história na biografia intitulada Quelé – A Voz da Cor.

Conscientizar é importante

Embora muitos direitos tenham sido conquistados, a luta da mulher por igualdade continua diariamente, seja por salários justos e igualitários, seja para ser ouvida em ambientes em que continuam sendo caladas. 

Portanto, para que vejamos mais mulheres em locais de poder, e mais vitórias sendo comemoradas por mulheres que batalharam por aquilo que acreditam, é preciso reconhecer aquelas que lutaram e lutam diariamente por nós.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse dia, conta para gente qual mulher te inspira?

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.