SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

8 de março – Conheça mulheres que mudaram o mundo da moda

Mesmo com as conquistas das mulheres, tem muita gente que ainda desconhece a origem deste dia tão simbólico. O Blog OSCAR conta hoje a origem da celebração do dia 08 de março e porque é importante conhecer a história do Dia das Mulheres.

Hoje é o Dia das Mulheres e o Blog OSCAR te lembra a origem dessa data e referências que fizeram história no mundo da moda. (Créditos: Karl Magnuson on Unsplash)

Mas afinal, qual a origem do Dia das Mulheres?

Embora o Dia Internacional das Mulheres tenha sido oficialmente criado em 1910, no 2º Congresso Internacional de Mulheres, em Copenhague (Dinamarca), a data relembra um trágico acontecimento anterior.

Em 1857, numa fábrica têxtil em Nova York, funcionárias fizeram greve pela primeira vez, para reivindicar melhores condições de trabalho. Os pedidos eram por salários igualitários em relação aos dos homens, licença-maternidade e redução da jornada de trabalho.

No dia 08 de março, o movimento acabou tragicamente, com a morte das mulheres em um incêndio culposo por parte dos policiais, mancomunados com os patrões da fábrica. Daí a origem da data, que homenageia as vítimas deste movimento por igualdade.

A data do Dia das Mulheres relembra a história de mulheres que lutaram por seus direitos de igualdade e liberdade. (Créditos: Library of Congress on Unsplash)

Dia das Mulheres: muito além das flores

Muitos se perguntam: “O quê fazer no dia 08 de março?

A data merece respeito e nos oferece um momento de reflexão. Felizmente, o mundo teve mudanças e hoje, as mulheres ocupam mais espaços – mesmo com muitas diferenças e mais dificuldades.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção a igualdade de direitos. Por isso, é importante não perder de vista o real significado da data. Ainda que as flores sejam uma forma de homenagem, o verdadeiro sentido do Dia das Mulheres é lembrar todos os dias as ações cotidianas que podem ser feitas, por mais respeito e mais direitos.

Mulheres notáveis e seus sapatos de desejo

É certo que encontramos exemplos de talentosas mulheres em todas as áreas do conhecimento ou da arte.

Por aqui, nossa breve homenagem vai para aquelas que nos presentearam com inspirações e exemplos na moda e na arte, suas biografias, criações ou personalidades – tanto na vida real como na ficção.

Coco Chanel

Coco Chanel foi uma costureira francesa, que revolucionou a moda das mulheres e trouxe liberdade feminina em suas criações (Créditos: Google)

Dispensa apresentações! Chanel, que teve origem simples e infância difícil longe dos holofotes de Paris, criou um império da moda e reinventou o conceito de estética e elegância da época. Umas de suas peças mais emblemáticas, é a “sapatilha bicolor da Chanel”.

Reconhecida mundialmente como símbolo de elegância e status, o modelo figura desde sempre nos pezinhos das moças pelo mundo afora. Além disso, é responsável por milhares inspirações no mercado de moda. Clássico é clássico.

Sua criação icônica foram as sapatilhas bicolor, que inspirou o mundo dos calçados até hoje/ (Créditos: Google)

Não sabe o que dar de presente no Dia das Mulheres? A OSCAR Calçados têm opções de modelos de sapatilhas inspirados neste grande clássico da moda, confira:

A Sandália Moleca é totalmente inspirada no modelo Chanel e é a básica que faz a diferença no dia a dia. Versátil, para todas as ocasiões.   

O Tamanco Ramarim Foam também tem sua inspiração no modelo Chanel, com o predomínio do bege e do preto. Prático e confortável, deixa seus looks mais chiques e marcantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carrie Bradshaw

A protagonista da icônica série Sex and the city, interpretada pela atriz Sara Jessica Parker, foi a ponte da autora da trama para trazer à tona muitas reflexões acerca do universo das mulheres. Assuntos como sexualidade, feminilidade e carreira são comuns na trama. Além da grande relevância e influência de moda da série.

Quem não se lembra do modelo Manolo Blahnik azul que Carrie usou em seu casamento? Os scarpins fazem o coração de qualquer fashionista bater mais forte!

O modelo de escarpín, azul e com brilhos na frente, causou grande influência na moda mundial das mulheres e foi eternizado na produção de Sex and the City. (Créditos: Google)

Curtiu? Veja a sandália inspiradas nesse modelo, disponível na Oscar Calçados:

O Scarpin Vizzano Slingback Chanel tem o detalhe do brilho na frente e o garante todo o conforto que você precisa, para os momentos mais sofisticados.

Audrey Hepburn

Audrey Hepburn ficou conhecida em seu papel no filme Bonequinha de Luxo e marcou a moda feminina, com seu estilo clássico . (Créditos: Google)

Engana-se quem pensa que o legado da atriz se limita ao filme “Bonequinha de Luxo”. Embora esta seja talvez sua obra mais famosa, a belíssima atriz contrastava com as outras superestrelas da época.

Audrey ganhou notoriedade pelo seu talento e estilo de vida elegante. Tanto que virou referência de classe, até hoje. Na vida pessoal, se engajou em causas humanitárias e dedicou-se a ações sociais importantes.

No filme “Funny Face”, consagrou as “sapatilhas de bailarina” como objetos do desejo das moças antenadas da época e tornou o modelo atemporal, usado até hoje.

As sapatilhas bailarinas ganharam força nos personagens de Audrey Hepburn e o modelo tornou-se atemporal, fazendo sucesso até hoje entre as mulheres. (Créditos: Google)

Conheça algumas versões atuais das sapatilhas bailarina, disponíveis na OSCAR:

A Sapatilha Conforto Modare Gel é básica, vai com todos os loos e possui tecnologia especializada no bem-estar das mulheres.

A Sapatilha OSC Leather é de couro legítimo e possui o encaixe perfeito no seu pé, ideal para acompanhar as mulheres em todas as ocasiões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe marcou gerações e tornou-se um ícone para a liberdade sexual das mulheres; além das suas sandálias de tiras brancas, que tornaram-se modelos de inspiração.

Dona de uma personalidade ímpar, Norma Jean contribuiu com sua fama e ótima interpretação artística. Foi precursora de assuntos considerados tabus, como a própria sexualidade feminina.

A atriz foi um dos maiores sex symbols do século XX e teve sua imagem eternizada na icônica cena de “O pecado mora ao lado” (1955). Ela  consagrou a sandália de tiras brancas como um clássico dos verões em todo o mundo!

Por aqui, vamos de inspiração! Olha só as versões “Marylin Moderna” que a Oscar têm pra você:

A Sandália OSC Strips é ousada e moderna, com suas tiras e amarrações. Para mulheres que adoram um estilo cheio de tendências.

A Sandália Vizzano Minimal tem uma tira e um salto poderoso, para mulheres ousadas e minimalistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Oscar Calçados parabeniza as milhares de mulheres que nos inspiram todos os dias! Desejamos que aproveitem seu dia, sejam felizes, sintam-se poderosas e tenham segurança e liberdade para viverem suas escolhas. Ah, e claro: sem nunca descer do salto!

Então, gostou das dicas desse conteúdo e dos modelos Oscar Calçados? Deixe um comentário e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! E não deixe de nos seguir no Instagram!

Tags