SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Se você está buscando dicas para cuidar da sua tatuagem, veio ao lugar certo!

Há quem diga que a primeira tatuagem é sempre a primeira de uma lista. Geralmente, essa escolha tem significados bem importantes que registram na pele grandes momentos ou lembranças da vida.

Mas tomar a decisão e a atitude de fazer o desenho na pele é a parte mais simples do processo. O que muita gente não diz é que é preciso ter alguns cuidados pós-tatuagem para que ela fique com o resultado esperado e não se transforme no contrário com o tempo.

mulher com braço tatuagem segurando xicara
Fonte: Canva

Veja algumas dicas que separamos para te ajudar:

O que é preciso depois de fazer uma tatuagem?

Logo depois de sair do estúdio tenha em mente que é muito importante cuidar da pele para garantir uma boa definição do desenho, a preservação das cores e até mesmo evitar uma possível infecção.

Então, comece os cuidados com a tatuagem imediatamente depois de fazê-la. Nesse momento, a pele estará machucada, já que o processo causa um ferimento na pele.

Sendo assim, é importante proteger a pele com celofane ou filme plástico para evitar a entrada de bactérias e vírus no corpo através do ferimento. O tatuador irá informar por quanto tempo você vai ficar com essa proteção, que costuma ser cerca de quatro horas.


Ainda no primeiro dia o plástico deve ser removido para evitar calor e umidade no local (o que também é ideal para multiplicação das bactérias). Além disso, lave a tatuagem e utilize um creme cicatrizante para ajudar na recuperação da pele.

Quais são os cuidados pós-tatuagem nos primeiros dias?

top 6 dicas de como cuidar da sua tatuagem
Blog Oscar

É bastante comum que o local fique vermelho nos primeiros dias, e isso não deve ser motivo de preocupação, porque faz parte do processo natural de cicatrização. No entanto, alguns cuidados com a tatuagem recém-feita são essenciais:

Pode molhar a tatuagem?

Sim! E a lavagem adequada faz parte dos principais cuidados.

Caso molhe acidentalmente, com outro líquido que não seja água e sabão, é importante lavar imediatamente e, logo em seguida, secar bem.

Manter a pele limpa e seca, além de usar a pomada cicatrizante, deve fazer parte da sua rotina diária de cuidados com a tatuagem.

Quanto tempo demora a cicatrização da tatuagem?

A cicatrização completa leva de 1 a 2 meses, mas alguns cuidados devem ser mantidos por toda a vida, como o uso diário de creme hidratante e protetor solar, beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar cortes ou pancadas na região tatuada. Isso ajuda a conservar a definição e a cor do desenho por mais tempo.

Por quantos dias devo passar pomada?

A indicação de uso da pomada, normalmente, é de 7 dias. Depois disso ela deve ser substituída por um bom hidratante e é imprescindível resistir à tentação de tirar as casquinhas que vão se formando durante a cicatrização.

Como aliviar a coceira durante a cicatrização?

A partir de uma semana é comum sentir coceira no local tatuado, por causa das casquinhas que deixam a pele mais ressecada. Hidratar com um creme para pele extremamente seca ajuda a aliviar esse sintoma.

O mais importante é evitar coçar com as unhas, substituindo essa ação por leves “tapinhas” no local para amenizar, já que as unhas transportam microrganismos que podem causar infecção.

Pode ou não pode?

Veja o que pode ou não pode, depois de fazer a sua tatuagem:

Pode:

  • Manter o filme plástico somente pelo tempo recomendado;
  • Higienizar com frequência e corretamente;
  • Tomar banho normalmente;
  • Usar bastante creme hidratante.

Não pode:

  • Coçar;
  • Deixar a tatuagem molhada ou úmida;
  • Tirar as casquinhas;
  • Exposição ao sol, portanto evite praia e piscina por um mês, pelo menos;
  • Alimentos gordurosos;
  • Roupas justas que podem causar atrito sobre o local tatuado.

Fazer tatuagem oferece algum risco?

Por ser um processo que machuca a pele, não se pode dizer que é 100% seguro em todos os casos, mas na maioria deles a tatuagem cicatriza facilmente. É importante, também, escolher um profissional responsável que segue todos os protocolos de segurança. Porém, caso note algum desses sintomas, é importante procurar ajuda médica:

  • Sangramento;
  • Vermelhidão intensa;
  • Inchaço;
  • Dor forte no local;
  • Febre acima de 38º ou sensação de cansaço.

Agora que você já tem todas as informações importantes para fazer a sua tatuagem, é só escolher o desenho e um bom profissional para dar vida à sua ideia!

Tags

Deixe seu comentário