Nem sempre dá para ir ao salão e fazer aquele tratamento arrasador, mas dá para manter o cabelo saudável e bonito com ajuda das nossas dicas.

O seu cabelo diz muito sobre você. É através das escolhas de cortes e penteados que você mostra ao mundo um pouco da sua personalidade, mesmo que não intencionalmente, por que essa é a parte do corpo que você vê no espelho com mais frequência.
E justamente por olhar para o próprio cabelo todos os dias – e em muitos deles até travar uma verdadeira batalha contra as madeixas – que as pessoas estão passando a buscar mais maneiras de cuidar dos fios.
Se para você essa tarefa parece trabalhosa e cansativa, principalmente quando já tentou de tudo um pouco e não obteve resultados satisfatórios e duradouros, nós temos uma pergunta: será que você está cuidando do seu tipo de cabelo do jeito que ele precisa?
Dicas para cuidar do seu tipo de cabelo
Cada cabelo tem a sua própria “regra”, por assim dizer, já que os cuidados devem fornecer benefícios para cada tipo. Isso significa que não adianta comprar um único creme hidratante e dividir com a amiga que tem as madeixas totalmente diferente do seu, porque, com certeza, uma das duas não terá bons resultados, sejam imediatos ou depois de algum tempo.


Saiba quais são os tipos de cabelo e as principais características e cuidados para cada um:
Oleoso
Os fios costumam ficar aderidos ao couro cabeludo, que produz e acumula óleo com bastante facilidade. Esse tipo de cabelo precisa de shampoos detox e purificantes, normalmente encontrados na versão transparente.
Uma outra coisa muito importante para quem tem cabelo oleoso é manter distância de água quente e evitar lavar mais de uma vez ao dia, já que essa prática resseca o couro cabeludo que, para se defender, produz mais oleosidade.
Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, é preciso hidratá-lo sim!
Seco
Esse é o tipo mais comum para quem tem os fios crespos ou cacheados. Nesse caso, é preciso escolher produtos que ofereçam mais nutrição, como os shampoos cremosos e com ingredientes que ajudam a repor a hidratação.
A palavra de ordem para esse tipo de fio é umectação. Por isso, investir em óleos e leave-ins é bem importante.
Misto
Um dos tipos mais comuns, conta com raiz oleosa e pontas secas, deixando sempre a dúvida: limpar bastante e ressecar mais, ou investir em tratamento para as partes mais secas e correr o risco de deixar mais oleoso?
Nesse caso, o recomendado é lavar a cada dois dias, para equilibrar a quantidade de óleo, e investir em produtos com ativos purificantes e hidratantes.
Normal
Este é um tipo que não tem tantas necessidades especiais como os outros, e se adapta bem a vários estilos de cortes e tratamentos. Com uma rotina de lavagem de três vezes na semana, sempre com uso de condicionador, o cabelo normal estará sempre bonito e saudável com facilidade.
Mais dicas de cuidados com os fios em geral

Depois de conhecer as diferenças entre os diferentes tipos de cabelo e reconhecer qual deles é o seu, confira nossas dicas para mantê-lo sempre radiante:
- Lave do jeito certo: prefira sempre água morna ou fria, e fique atenta à ordem certa da aplicação dos produtos, usando primeiro o shampoo, depois a máscara e, por fim, o condicionador.
- Sempre seque os fios: como nem sempre é possível deixar secar naturalmente, o que é mais indicado, lembre-se de usar protetores térmicos antes do secador. Antes desse processo, elimine o excesso de água dos fios com uma toalha, mas evite deixar enrolado nela por muito tempo, para evitar a elasticidade e a quebra.
- Também tem uma forma certa de pentear: comece sempre pelas pontas e vá subindo aos poucos, além de evitar pentear o cabelo seco.
- É importante manter o corte em dia: dá para deixar crescer e, ao mesmo tempo, deixar o cabelo bonito, com cortes periódicos para tirar as pontas duplas.
- Proteja os fios: produtos com proteção UV, como óleos e leave-ins, ajudam a evitar o ressecamento.
- Hidratação nunca é demais: até mesmo o cabelo oleoso precisa desse cuidado, observando o uso dos produtos certos.
- Cuide do couro cabeludo: evite lavar com água quente para não ocorrer descamação, enxágue muito bem para não deixar excesso de produto na região, e faça movimentos circulares durante a lavagem, nunca usando as unhas nem a força.
- Cuidado com a química: Tinturas, alisamentos e processos que modificam a estrutura dos fios devem ser aplicados por profissionais que saberão, inclusive, quando é o momento de dar uma pausa em prol da saúde do cabelo.
- Preze sempre pela qualidade dos produtos: lembre-se de que seu cabelo é importante para você, então não vale a pena correr o risco de usar um produto desconhecido ou que não tenha vitaminas e poder de hidratação adequados.
- Alimente-se bem: cuidar do cabelo de dentro pra fora é parte importante da saúde dos fios. Cenoura, mamão e espinafre, por exemplo, são ricos em vitamina A, que nutrem as células do couro cabeludo, ao passo que os alimentos ricos em ferro nutrem e fortalecem a raiz para um crescimento saudável.
- Beba água: é ela quem vai hidratar o seu corpo e o seu cabelo do jeito que ele precisa para estar sempre macio e com muito brilho.
Por falar nisso, hora de beber um copo de água e planejar a sua rotina de cuidados com seus cabelos. Vamos começar juntas?