SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Confira 12 produtos para preservar os sapatos

sapatos de couro

Por mais que você se preocupe em comprar apenas calçados de marcas famosas e materiais de qualidade, eles podem ser facilmente inutilizados se não houver um cuidado especial. Produtos para preservar os sapatos são essenciais para mantê-los limpos, bonitos e novos por muitos e muitos anos.

Pra começo de conversa, evite detergente ou sabão na hora da limpeza ― principalmente nas peças de couro, pois o material é sensível à água. Uma limpeza básica pode ser feita com um pano seco (ou úmido, no máximo), uma escova de cerdas macias e uma esponja, todos bem limpos.

Atualmente, existem muitos itens especializados nessa área. Se quiser conhecer alguns dos produtos para preservar os sapatos e saber para que cada um serve, é só acompanhar o post que preparamos para você!

1. Polidor de sapatos

Seu calçado de couro perdeu o brilho e está com a cor fosca e apagada? O polidor de sapatos veio resolver esse problema.

Depois de deixá-lo limpo, use o produto com um pano seco para lustrá-lo. Esfregue até deixar o sapato com o brilho desejado. Fabricado com cera natural, você encontra o polidor em várias cores e até mesmo na versão incolor.

2. Mousse

Também disponível em diversas cores (e na versão incolor), o mousse é um tipo de impermeabilizante para calçados de couro. Ele impede a entrada de água no calçado e de outras impurezas que possam estragar sua composição.

3. Limpador de nobuck e camurça

Sapatos de camurça sempre dão aquele receio na hora da limpeza, pois parece que nada limpa devidamente e que a água só vai desmanchar o material. Com o nobuck, a mesma coisa acontece, e ainda há o medo de arranhá-lo com qualquer escova.

Para evitar problemas, há um produto ideal para esses tipos de calçados. O limpador de nobuck e camurça possui componentes específicos para tratá-los, deixando-os devidamente limpos e com cara de novos. Ele também ajuda na conservação do sapato.

4. Impermeabilizante

Mais um limpador perfeito para sapatos de couro e de outros materiais que não possam ser molhados. Além da água, o impermeabilizante impede que sujeiras penetrem no calçado, mantendo sua limpeza e conservação.

Para usar da forma correta, pulverize o produto a uma distância de 15 a 20 centímetros de distância do calçado e deixe-o secando por uma hora. Passado o tempo, repita a operação.

5. Laceador

Perfeito para moldar o sapato ao formato do seu pé, o laceador permite que o material se estique sem que fique amassado ou danificado. Sem dor para você e sem estragos para o seu sapato.

Agite o produto e aplique-o com moderação no interior do sapato. Calce-o e caminhe enquanto ainda está úmido. Como é incolor, o laceador não vai deixar manchas.

6. Renovador

O renovador funciona como um hidratante feito especificamente para calçados. Como o nome diz, ele renova o material (principalmente couro, camurça, nobuck, chamois e antílope) e traz de volta a cor e o toque macio.

Depois de limpar o sapato, pulverize o produto numa distância de 15 a 20 centímetros. Deixe secar à sombra.

7. Gel para limpar couro

Apesar do nome, o gel limpador de couros também pode ser usado no sapato de verniz. Ele revitaliza o brilho, deixando-o como novo. Além disso, remove gordura, óleo, lama e sujeiras em geral. Pode ser usado também em outros produtos de couro, como bolsas e jaquetas.

Por ser um gel, é mais fácil de usar e não deixa resíduos. Aplique uma pequena quantidade no calçado e esfregue com um pano seco.

8. Protetor de tênis

Você tem a impressão de que o seu tênis fica encardido facilmente, mesmo mantendo muito cuidado e limpeza constante? O protetor veio para te ajudar com esse problema. Sua função é formar uma película no sapato, evitando que água e sujeira penetrem, permitindo que ele “respire” e não acumule bactérias e mau cheiro.

Com uma distância de 20 a 25 centímetros, pulverize o protetor em todo o tênis e deixe secar por uma hora. Passado o tempo, repita a operação.

9. Esponja

Além da limpeza, há esponjas desenvolvidas propriamente para polir sapatos. Ela é perfeita para deixá-los brilhando sem perigo de resquícios, arranhões ou marcas.

Depois de tirar a poeira, esfregue a esponja por todo o calçado, sem a necessidade de outros produtos, até o brilho aparecer.

10. Polidor em esponja

Esse tipo de polidor é vendido como uma esponja umedecida, armazenada num pequeno pote e que pode ser levada em viagens sem ocupar muito espaço na mala. Apesar de úmida, não há preocupações: o produto é feito com uma mistura de ceras e deixa o calçado com toque seco.

Para aplicar, abra o pote e aplique a esponja diretamente no sapato. O brilho aparecerá instantaneamente.

11. Odorizador em spray

Diferentemente do tradicional polvilho, o odorizador em spray não deixa resíduos brancos nem faz sujeira quando você calça o sapato. Ele fica com uma sensação refrescante e odor agradável.

Depois de usar o calçado, vire-o de cabeça para baixo e aplique o produto no seu interior, na posição vertical. Depois disso, guarde-o em local adequado.

12. Protetor em tiras

Produtos para preservar os sapatos também servem para deixá-los usáveis no dia a dia, já que mantê-los guardados por muito tempo acelera o desgaste do material. O protetor em tiras serve para preservar o pé do atrito em costuras e emendas no interior do calçado. Além disso, impede que a parte protegida entre em contato com o suor.

Para usá-lo, é só destacar a parte necessária para cobrir a costura, retirar o papel protetor e colar no local desejado.

Além de todas essas dicas, vale relembrar: evite o contato com a água e não passe nada agressivo ou afiado, que possa arranhar seu calçado. Dê preferência a escovas macias, esponjas e panos secos e bem limpos.

Também não abra mão de produtos específicos para limpeza de calçados, pois detergentes e sabão prejudicam e mancham o material.

Usou os sapatos? Deixe-os de um dia para outro na varanda, para que o sol impeça a proliferação de fungos. Depois, guarde-os longe da umidade, em um local seco e arejado (se possível, mantenha-os nas próprias caixas). Com isso, seus calçados vão ficar sempre bonitos, cuidados e durarão por muito tempo.

Gostou de conhecer 12 produtos para preservar os sapatos? Quer ver outras opções para deixá-los sempre novos? Veja mais na Oscar Calçados!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.