Claro que acima dos 50 ou 60 anos, muitas tendências de moda não são apropriadas no closet. Mas as roupas para senhoras podem sim ser modernas e antenadas. Por que não?
Quem duvida é só acompanhar o estilo de mulheres como Fátima Bernardes, Glorinha Kalil e até a sensualíssima musa Monica Bertolucci. Com elas, idade só acentuou o estilo e a elegância.
Continue lendo este post se você quer saber como devem ser as roupas para senhoras modernas, que querem ficar em dia com a moda.
Roupas para senhoras: peças podem dar ar mais jovial
O tempo tem sido generoso com o guarda-roupa das mulheres. Há algumas décadas, as roupas para senhoras de 40 anos eram muito sérias e formais. Hoje as mulheres desta faixa etária e acima vestem-se tranquilamente como as de 25 ou 30 anos sem nenhum problema.
Neste caso, basta seguirmos fotos de musas como Fátima, Bernardes, Maitê Proença, Cláudia Ohana, Malu Mader, Mônica Bertolucci e as chiquérrimas consultoras de moda Glória Kalil e Costanza Pascolato.
Com a evolução da própria moda, percebeu-se que uma pessoa que tem acima de 50 anos não precisa se vestir com uma formalidade excessiva e até uma certa rigidez de estilo.
Atualmente, a aparência mais jovial também é fruto de um guarda-roupa mais antenado e moderno. Por exemplo, quem disse que jeans não são roupas para senhoras de 60 anos ou até mais? É claro que todo peça tem a sua hora e lugar, bem como as modelagens.
Para situações mais informais, como um cineminha à noite ou um passeio diurno, como uma exposição de artes, é claro que as calças ou camisas jeans se enquadram nas roupas para senhoras modernas. Parte dessa preferência por manter o jeans como roupas para senhoras de idade tem a ver também com conforto e descontração.
A combinação com o jeans nas roupas dos anos 70 para senhoras pode vir por meio das calças flare, com cós mais alto ou médio, batas mais soltas lisas ou floridas, com sandálias de saltos grossos ou sapatilhas.
Neste caso, os estilos de calça jeans reta, mom ou flare ficam muito bem, porque são mais confortáveis e vão garantir uma vibe juvenil sem qualquer prejuízo de imagem.
As roupas de senhoras que prezam pelo conforto também incluem as leggings com maxicamisas ou blusas mais compridas. Se quer dar uma alongada no visual, invista no monocromático, nos tons de azul, preto ou branco.
Outra dica importante das consultoras de moda para as roupas para senhoras gordas é que elas dispensem de seus guarda-roupas as peças muito largas e sem formas.
Neste caso, pensem nos vestidos mais retos e estruturados, que vão servir como roupas para congresso de senhoras ou até como roupas para grupo de senhoras evangélicas.
Essas peças, que são clássicas e atemporais, podem ganhar um ar mais chique com um scarpin ou sandália de salto grosso, ou também serem usados com botas e casacos, como o trench coat.
Ar sexy pode nos modelos de roupas para senhoras?
Sim, pode, mas tudo com muita elegância. Um decote aqui, um vestido mais justo ali e até uma fenda em uma saia longa, são para lá de permitidos.
A apresentadora Fátima Bernardes sabe muito bem usar deste recurso com muita elegância durante suas manhãs na televisão ou até mesmo em seus cliques de surpresa pelas ruas, nas suas horas de lazer.
Por exemplo, vestido ou saia midi florais, look all black em vestidos e calças e blusas com recortes mostrando os ombros ou decotes que chamam a atenção para o colo são suas marcas. Então se alguém busca inspiração para roupas para senhora 50 anos, mire no estilo Fátima Bernardes, que atualmente está com 55 anos. Pasmem!
Outro exemplo é a musa italiana Mônica Bertolucci, que aos 53 anos, esbanja beleza e sensualidade. É até estranho dizer que ela veste roupas para senhoras de 50 anos, já que tem uma silhueta tão juvenil.
Ela sabe usar muito bem mostrar suas curvas com vestidos tubinhos, casacos mais ajustados na cintura e até alguns decotes ousados em suas roupas de festa para senhoras.
Roupa social para senhoras ganha estilo com a nova alfaiataria
Quando os assuntos passam pelas roupas sociais para senhoras gordas, magras ou super em forma, a nova alfaiataria é a grande sacada. Tudo porque as modelagens conferem um ar mais moderno e menos rígido aos looks.
É possível até brincar com mix de estilo, por exemplo, usar tênis casual com calça de alfaiataria.
As duas musas que usam a alfaiataria de forma eficiente como ninguém em suas roupas chiques para senhora são Glória Kalil e Costanza Pascolato, sejam em calças ou camisa social branca, preta ou de outras cores.
Habitués do universo da moda, elas conseguem usar as tendências em seu favor, mesmo quando são roupas para senhoras de 70 anos. Constanza, por exemplo, já está com 78 anos, enquanto Glorinha está com 74 anos. Em breve o estilo de ambas serão forte inspiração também para as roupas para senhoras de 80 anos que querem se sentir lindas, modernas e muito elegantes!
A musa eterna Luiza Brunet também sabe lançar mão da alfaiataria quando usa uma roupa de senhora. Mas sempre com recortes modernos e antenados, que podem estar em calças ou saias de alfaiataria, vestidos de rendas, regatas, blazers ou camisas bem estruturadas.
Esse estilo também pode servir para inspirar as roupas de senhoras evangélicas que querem dar uma turbinada no visual.
Mas quando a pedida são a roupas de festas para senhoras de 60 anos ou mais, a ordem é se sentir linda, elegante, com equilíbrio e harmonia no visual, com formas e pontos fortes valorizados.
Muitas mulheres ao escolherem sua roupa senhora para um coquetel, jantar ou casamento gostam de versões de vestidos que escondam os braços. Para isso, as mangas longas e amplas são muito elegantes. Mas a manga ¾ e curta também são bastante sofisticadas.
Mas isso não é uma regra, os vestidos que mostram o braço inteiro, desde os ombros, não são peças que precisam ser descartadas. Importante é se sentir bem e feminina, dentro do seu próprio estilo.
Mas para quem quiser sempre vale o truque das echarpes e pashminas, que possibilitam um jogo de esconde e mostra nas roupas femininas para senhoras de 50 anos, 60, 70 ou mais. É um acessório muito chique.
E não se acanhe, brilho pode sim, tecidos estampados, acessórios que valorizam o look e sapatos mais altos. Se prezar pelo conforto, invista em um salto menor e mais grosso.
Mas evite
A própria consultora de moda Glória Kalil já manifestou em várias ocasiões que algumas peças envelhecem e, por isso, ela aconselha a evitar no seu visual, em qualquer idade. Por exemplo:
– Blusas do tipo chemise com laço no pescoço. Segundo Glorinha, a roupa estilo vintage envelhece!
– Jeans com cintinho e sapato combinando ou jeans com vincos
– Meias de nylon branca ou champagne
– Conjuntinho de bolsas e sapatos idênticos
– Óculos de leitura pendurados
Além disso, Glorinha também defende que outras peças já não são tão apropriadas para a idade, como por exemplo, minissaias após os 40 anos.
Categorias
Tenho 57 anos nao sou magra e Adorei as dicas de moda para minha idade.
❤
Tenho 60 anos e gostei das dicas de modas
Boa tarde ; amei as dicas. Só que tenho dificuldades para encontra esse tipo de roupas. Obrigada