A Dopamine Dressing, ou moda dopamina, vai te surpreender com a mistura de cores e estampas!
Depois de toda a tempestade, vem o arco-íris. O período pandêmico foi longo e marcado por sentimentos conflitantes, mas agora, de volta à normalidade, as tendências de moda também refletem o sentimento geral: uma mistura de alívio, felicidade e muita vontade de extravasar tudo o que ficou preso durante o isolamento social. Esse é o Dopamine Dressing, uma trend cheia de cores, formas e combinações inusitadas. A regra é uma só: vestir o que te faz bem!
O que é o Dopamine Dressing?
O nome Dopamine Dressing faz referência a dopamina, um neurotransmissor cuja função é gerar sensações de felicidade e prazer. Essa é a principal ideia da tendência, agregar peças de roupas e combinações capazes de fazer a manutenção do humor e ativar o bem-estar.
Aqui, deixamos de lado as cores neutras e as modelagens desconfortáveis para abrir espaço para cores vibrantes, formas divertidas e tecidos aconchegantes. O importante é se sentir bem e não ter medo de combinações não óbvias.
O fenômeno não é desconhecido: sempre que o mundo passa por grandes crises, como guerras e pandemias, a moda atua como uma válvula de escape e reflete o contrário nas passarelas.
Foi assim que essa tendência emergiu: a partir de uma necessidade geral de extravasar em cores os sentimentos reprimidos durante os dois longos anos de pandemia. Além disso, ao passar tanto tempo em casa, outro episódio passou a ser recorrente: experimentar combinações inusitadas e relembrar peças escondidas no armário.
A moda é uma das principais formas de auto expressão e, para esse verão – o primeiro completamente livre das normas de isolamento social – é inevitável que um sentimento geral de alegria, prazer e gratidão seja sentido.
O que caracteriza o Dopamine Dressing?
A forma como escolhemos nos vestir influencia o nosso humor?
Não é de hoje que estudos têm sido feitos para entender o impacto das roupas que usamos sobre nós. Um artigo publicado em 2017 pelo European Journal of Social Psychology mostrou que as roupas influenciam diretamente a nossa auto-confiança.
Para realizar a pesquisa, 180 estudantes universitários foram dividos em dois grupos: um com camisetas azuis e outro com camisetas vermelhas e os voluntários deveriam dar notas baseadas no quão atraente se sentiam. Os que usavam roupa vermelha tiveram a pontuação mais alta.
Em outro estudo Shakila Forbes-Bell, psicóloga, consultora e fundadora do site Fashion Is Psychology, contou para a revista Harper’s Bazaar que associamos cores a certas emoções, como por exemplo, cores frias sentimentos de calma e criatividade, enquanto cores quentes e mais saturadas sentimentos de euforia e excitação.
Diante dessas e outras evidências, é impossível negar o poder das cores sobre o nosso humor. Usar uma peça em determinada coloração, que te faça sentir bem ou que carregue alguma boa lembrança, pode mudar a energia do seu dia.
É sobre o poder da moda em influenciar o nosso bem-estar que se trata a tendência Dopamine Dressing. O que te faz sentir bem? Isso varia de pessoa para pessoa e apostar nessa tendência é uma boa oportunidade perfeita para dar atenção aos sentimentos que suas roupas e as combinações possíveis entre elas podem te despertam.
Moda Dopamina – O que vestir?
Você deve ter percebido que cores vibrantes, saturadas e estampas extravagantes estão ganhando cada vez mais força nas semanas de moda e no guarda-roupas de famosas e influencers.
Para cair de cabeça na tendência Dopamine Dressing não tem regras, o segredo é não ter medo de ousar. O intuito é liberar dopamina e você pode – e deve! – usar o que gosta, sem medo de fazer combinações malucas e fora do óbvio.
As modelagens são fora da caixa e remetem aos anos 80 e 90, com recortes simétricos e assimétricos, além de tecidos metalizados e com estampas divertidas.
Looks de paetês, brilhos e pedrarias também dão voz ao momento de volta à liberdade. Acessórios metalizados, em lurex e strass são maneiras certeiras de exaltar a felicidade.
Na paleta de cores o pink, o azul cobalto e o lima são grandes apostas.
Mas não é só de combinações inusitadas que se faz a trend, outra forma de aderir é optando pelos looks monocromáticos. Mas nada de all black ou cores neutras, se jogue na sua cor favorita e construa uma produção inteira com ela.
Looks Coloridos para te inspirar!
Você não vê a hora de abrir o guarda-roupas e montar um look vibrante que te cause sensações boas de alegria e liberdade?
O Dopamine Dressing é uma tendência para todos, capaz de transpassar as barreiras da moda em prol do empoderamento dos mais diferentes estilos e corpos através da versatilidade.
Para te dar uma forcinha para focar em si e entender melhor o que cada item gera no seu humor, separamos uma seleção de looks dopaminados, confira:
E você? Acha que a moda e a forma que escolhemos nos vestir realmente surte efeito sobre o nosso humor? Compartilha com a gente nos comentários!
Categorias