SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

6 dicas infalíveis para não errar ao escolher o seu sapato de noiva

sapato de noiva

Escolher o sapato de noiva pode ser uma tarefa quase tão desafiadora quanto escolher o vestido em si. Isso porque, muito além de proteger os pés, o sapato transmite personalidade, estilo e se torna um detalhe que pode fazer toda a diferença no look escolhido para o grande dia.

Por isso, ao escolher que calçado usar com o vestido de noiva, é comum o surgimento de uma avalanche de questões: o sapato pode aparecer? Qual o melhor material? E a cor, tem que ser branca? Posso variar a altura do salto?

Para responder a essas e outras perguntas e deixar você tranquila na composição do seu visual, a Oscar Calçados preparou 6 dicas infalíveis, contando tudo o que você precisa saber sobre sapatos de noivas.

1. O sapato pode aparecer?

É comum que as noivas contemplem os mínimos detalhes quando se trata da noite do casamento — e com seus sapatos não seria diferente. Então, antes mesmo de escolher o tipo de calçado, não raro elas se perguntam se devem ou não deixá-los à mostra.

A resposta é muito simples: sim!

​Optar por deixar os sapatos aparentes demonstra que a noiva se dedicou a todos os detalhes da decoração e do seu próprio visual para o grande dia.

Claro que, ao decidir exibir os calçados de sua preferência, é preciso redobrar a atenção em uma série de aspectos que também fazem parte dessa escolha. E é deles que falaremos a seguir!

2. Como combinar sapato e vestido?

Quando se fala sobre o look da noiva, nada é mais importante que o vestido. Em última análise, é ele a peça central do seu visual, e é ele que traduz mais completamente o estilo e a personalidade da noiva.

Assim, tudo o que compõe o visual da noiva deve girar em torno do vestido: acessórios, joias, buquê e, claro, os sapatos. Se a escolha for por um vestido moderno, por exemplo, um peeptoe divertido será uma excelente combinação; já um vestido clássico, por sua vez, pede um sapato branco atemporal.

Muitas noivas acabam mandando fazer sapatos por encomenda do mesmo tecido do vestido, garantindo que a combinação seja a mais harmônica possível.

É importante lembrar-se de levar os sapatos para as sessões de ajuste do vestido. Assim, sua costureira poderá ajustar a altura da barra do vestido de acordo com o salto do sapato e quanto dele você deseja mostrar.

3. Beleza ou conforto?

Ao escolher seu sapato de noiva, tenha em mente que, além de beleza, ele também deve oferecer conforto e segurança.

Ao caminhar para o altar, você deve se sentir confortável e segura de si — só assim será possível aproveitar ao máximo esse momento mágico. Além disso, depois da cerimônia, o sapato escolhido vai lhe acompanhar durante toda a cerimônia e a festa, e é imprescindível que você consiga receber seus convidados e aproveitar sua noite especial com todo o conforto.

Quanto ao salto, uma dica valiosa é procurar saltos com os quais você já esteja acostumada. Assim, se você está habituada a saltos mais altos e finos, por exemplo, pode escolher um scarpin sem medo de ser feliz. No entanto, se este tipo de salto não faz parte do seu dia-a-dia, talvez seja mais sensato trocar os sapatos mais altos por algo mais confortável, com que você se sinta mais segura. Lembre-se de que há opções lindas e elegantes para todos os gostos.

4. Existe cor certa para um sapato de noiva?

Se você está procurando o sapato de noiva perfeito, a escolha das cores pode ser um verdadeiro dilema. Essa escolha, porém, é mais fácil do que você imagina: não existe cor errada. Branco ou colorido, o sapato de noiva deve traduzir a personalidade e o estilo da mulher.

Dito isso, é importante ter em mente alguns detalhes e cuidados que podem facilitar a escolha.

  • Sapatos brancos — ​o mais clássico, geralmente escolhido por noivas mais tradicionais, que não querem abusar de detalhes na sua produção. Naturalmente, sapatos brancos combinam com vestidos longos mais clássicos e sóbrios. Um aspecto importante ao se optar por essa cor de sapato é a proximidade com o tom de branco do vestido: quanto mais próximos os tons do vestido e dos sapatos, melhor.
  • Sapatos coloridos — são a escolha preferida de noivas alegres e cheias de personalidade, que querem esbanjar descontração na hora da cerimônia e na festa. Como já dissemos, não há restrições de cores. Entretanto, é interessante que se escolha uma cor que já faça parte da decoração e que se relacione de forma harmônica com os outros elementos da produção da noiva, assim você evita que seu visual se torne confuso ou transmita a sensação de desleixo. É comum que tênis e sapatos mais chamativos sejam usados para o ensaio fotográfico, geralmente combinando com os sapatos do noivo, optando por calçados de cores mais sóbrias na cerimônia.

5. Posso usar tecidos e texturas?

Além da cor, do modelo e da altura, ao escolher o sapato de noiva deve-se ter em conta os materiais e texturas do sapato. Idealmente, não é aconselhável que o sapato seja mais chamativo que o vestido, afinal, como já dissemos, o vestido é o principal elemento na produção da noiva e, assim como as madrinhas não devem ofuscar o brilho da noiva, também os sapatos não devem ofuscar o brilho do vestido com materiais inusitados.

É sempre recomendável escolher um calçado mais simples e dentro dos padrões, para não pecar pelo excesso.

Quanto ao tecido, dê preferência por sapatos confeccionados com tecidos de fibras naturais, que proporcionam conforto e não favorecem a transpiração, como cetim. Os tecidos artificiais e plástico, por mais que tenham visual impecável, podem se mostrar bastante desconfortáveis ao longo da festa.

6. O local da festa interfere na escolha do sapato?

Além do vestido e da decoração, o local escolhido para a cerimônia também deve ser levado em conta ao se escolher o sapato ideal.

Se a cerimônia for em uma fazenda, por exemplo, é perfeitamente possível usar botas e ter um visual charmoso e despojado. Já para um casamento na praia, considere apostar em uma sandália rasteira ou mesmo uma barefoot sandal, ​que irão proporcionar muito mais conforto e harmonia com o ambiente.

Lembre-se: o mais importante é que você esteja confiante e segura de si, para aproveitar ao máximo essa ocasião especial.

Escolher o sapato de noiva ideal não precisa ser um tormento. Como você viu, é possível alinhar conforto e elegância, ao mesmo tempo em que você expressa sua personalidade única. Desejou um sapato agora? Venha encontrar o par perfeito para você!

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.