SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Explorando a versatilidade do look com vestido preto

Eternizado por atrizes icônicas e divas da música pop, o vestido preto vive no imaginário coletivo como um dos itens mais clássicos que existe! Que tal umas dicas de como montar os mais variados looks com vestido preto? Confira as dicas!

Três mulheres diferentes usando diferentes looks com vestido preto
Fonte: Pinterest

Clássico e versátil, o look com vestido preto já incorporou diversas formas e segue se reinventando de acordo com o espírito do tempo. Já foi considerado sinônimo de poder e expressou o luto de Rainha Vitória, consolidando-se como tendência e tendo a produção massificada durante o período da Revolução Industrial, alcançando as camadas mais populares da Inglaterra vitoriana. 

Já no século XX, foi nos “anos loucos” que Coco Chanel lançou o “little black dress”, conhecido por aqui como o “pretinho básico”, que carregava em seu design minimalista um manifesto de liberdade feminina e modernidade. A partir daí, estilistas como Elsa Schiaparelli, Jeanne Lanvin, Dior e Yves Saint Laurent fizeram suas próprias interpretações da peça. 

Foi no início da década de 1960 que Audrey Hepburn, interpretando Holly Golightly no filme “Bonequinha de Luxo”, transformou o vestido preto, criado por Givenchy, na peça mais icônica do cinema. De lá pra cá, diversas personalidades atribuíram diferentes significados ao item, de Princesa Diana e Michelle Obama até Kim Kardashian no Met Gala 2021. 

Diante de tantas referências e inspirações, fica claro o porquê de o look com vestido preto ser um clássico: é usado há séculos, foi resiliente com a estética de cada época e demonstrou seu enorme poder de versatilidade. Da informalidade do dia a dia às propostas glam, o icônico vestido é sempre uma boa opção – e nós temos provas! 

Banner de sandália da loja de calçados Oscar.

Um look com vestido preto para cada ocasião

Curto, mídi ou longo, tem sempre um vestido preto pronto para qualquer compromisso, seja você básica ou ousada. Podemos relacionar a peça a algo minimalista, mas a verdade é que existem opções que vão desde as mais simples às elaboradas e maximalistas, sempre com o toque de sofisticação proporcionado pela cor preta.  

Confira algumas inspirações: 

Look com vestido preto para o dia a dia

As versões em malha do vestido preto são uma ótima opção para os looks do dia a dia. A trama proporciona conforto devido à sua alta elasticidade. Mesmo sendo uma proposta mais básica, vale investir em um styling com sobreposição, acessórios e um calçado que finalize o visual com um toque de personalidade. 

Tênis trazem uma proposta mais comfy ao look com vestido preto, enquanto as rasteiras inserem frescor à composição. Se quer trazer mais impacto, aposte nos calçados com solado plataforma, tratorado ou em materiais metalizados. 

Mulher usando look com vestido preto e tênis all star preto
Fonte: Pinterest

Looks com vestido tubinho preto para o trabalho

Os visuais de trabalho dependem do dress code da empresa, pois podem variar entre o austero e o despojado, mas encontrando um meio termo, podemos recomendar o comprimento mídi para looks com vestido tubinho preto. Para propostas sofisticadas, escolha a peça em tecido plano com caimento mais estruturado; para visuais descontraídos, a malha se faz uma boa opção. 

Lance mão de acessórios refinados, um penteado que te faça sentir confiante e calçados confortáveis. Tênis casuais são bem aceitos em diversos ambientes corporativos, mas caso não abra mão de um bom salto alto, aposte nos modelos blocados em sandálias clássicas de tiras ou em charmosos slingbacks. Vale lembrar o retorno das sapatilhas e do seu poder de unir conforto e beleza. 

Look com vestido preto tubinho
Fonte: Pinterest

Look com vestido preto longo para festa

Looks com vestido preto longo são os favoritos para ocasiões festivas, é o curinga que não tem como dar errado, mas para deixar o visual mais interessante, aposte em texturas e em uma modelagem com bom caimento e claro, acessórios que tragam personalidade à composição. 

Nos pés, sandálias clássicas de salto fino ou quadrado trazem um toque clássico ao visual, enquanto as plataformas e meia pata inserem modernidade e um toque ousado. Preto e tons de nude reforçam a ideia da elegância, enquanto os pontos de cor deixam a proposta mais criativa e irreverente. 

Look com vestido preto para festa
Fonte: Pinterest

Look com vestido preto curto para confraternização

Conforme o fim do ano se aproxima, surgem também as confraternizações entre amigos e família. Para a ocasião, o look com vestido preto curto ou mídi são ótimas opções, ainda mais considerando o quão quente é o clima nesse período. O slip dress tem modelagem ampla, fresca e confere um charme singular aos visuais. 

Coturnos finalizam o look com altas doses de drama, enquanto sandálias acompanham o mood mais sensual e feminino do vestido. Papetes e rasteiras com acabamentos brilhosos equilibram o glam com o descontraído. Escolha seu calçado preferido e insira sua personalidade à composição. 

Mulher usando look com vestido preto curtinho
Fonte: Pinterest

10 inspirações de look com vestido preto

Após trazermos inspirações de acordo com cada ocasião, vamos mostrar também alguns modelos específicos para você encontrar a peça que mais dá match com seu estilo! 

1. Curto e romântico

Fresco e confortável para o dia a dia, este look com vestido preto tem uma modelagem levemente ampla com saia de babados, trazendo características românticas ao visual, que são contrapostas com o uso da bota Western e da shoulder bag. 

Uma sandália de salto quadrado, um coturno e até mesmo uma sapatilha teriam o poder de mudar completamente a proposta do look. Como você traria este vestido para o seu estilo? 

2. Simples e sofisticado

Modelagem enxuta, decote reto, alças finas e comprimento mídi: uma combinação de características que trouxe uma simplicidade sofisticada que foi elevada com o uso de acessórios delicados. A sapatilha com estilo rocker inseriu um contraponto superinteressante e tirou o visual do óbvio. 

3. Utilitário

Os bolsos cargo trazem utilitarismo à peça que tem uma modelagem clássica, enquanto o coturno insere robustez e drama ao visual que transita entre diversas ocasiões. Agora, imagine trocar o coturno por uma papete para o dia a dia, ou por uma sandália de tiras e salto quadrado para o ambiente de trabalho?  

As diversas possibilidades que os diferentes modelos de vestido preto proporcionam só prova o quão versátil e democrática a peça é! 

4. Frescor e elegância

Sem dúvidas, os looks com vestido preto longo ficam muito mais charmosos quando apresentam versões com decotes nas costas e fendas para trazer fluidez ao visual. A rasteira minimalista e delicada arrematou a composição acompanhando o mood fresco e leve. 

Mulher usando um loo com vestido preto fresquinho com fenda
Fonte: Pinterest
Rasteira Flat Nó Minimalista Preto
Rasteira Flat Nó Minimalista Preto

5. Vibe praiana

O look com vestido preto compõe um visual de tirar o fôlego para o ambiente praiano. A transparência é o grande diferencial da peça que revela o biquíni por baixo. A bolsa grande de palha além de ser utilitária, contrapõe a austeridade da cor preta, e nos pés, a sandália flip flop arremata o composé com modernidade. 

6. Slip dress

Surgiu como forte tendência há algumas temporadas, e conquistou lugar cativo no closet das que amam unir conforto, liberdade e estilo. O slip dress aparece renovado a cada temporada e é perfeito para visuais dramáticos, modernos e com um quê de sensualidade. 

A peça é extremamente versátil e combina com rasteiras, papetes, sandálias de salto, plataformas, sapatilhas e meia pata para transitar entre diferentes ambientes. 

7. Sobreposição

Aqui, o look com vestido preto curto aparece sobrepondo uma t-shirt básica em uma composição perfeita para os compromissos do dia a dia, que conta com o conforto do coturno e o utilitarismo de uma bolsa média de estética e textura clássica. 

8. Bordados

Por vezes, o vestido preto parece ser uma peça básica que pede complementos como acessórios e calçados mais impactantes para trazer personalidade ao visual, mas perceba o quão sofisticado ele se torna quando é adornado com a técnica do bordado em pedraria. 

A composição com a camisa branca de babados e detalhes plissados elevou o tom moderno e romântico do visual junto às aplicações de pérolas, provando que os contrastes e o mix de texturas deixam qualquer look mais interessante. 

9. Estampados

O look com vestido preto estampado é perfeito para quem curte a sobriedade da cor com um toque extrovertido. Quando o assunto é padronagem, o poá é um verdadeiro clássico. Aqui, a blusa de tule, a pochete e o scarpin vermelho trouxeram frescor, impacto e irreverência à composição que é perfeita para compromissos que pedem algo mais elaborado. 

10. Ponto de cor

Uma maneira de deixar os visuais com vestido preto mais interessantes e menos óbvios, é apostando nos calçados e acessórios como ponto de cor. A modelagem inflada e mais volumosa por conta do caimento levemente estruturado do tecido já tornou a peça mais moderna, que junto à bolsa branca de beads e ao tamanco rosa inseriu um frescor moderno à composição de nuance urbana. 

Banner de sapato da loja de calçados Oscar.

Um vestido preto para chamar de seu

O look com vestido preto provou ser um ótimo investimento para qualquer estilo e ocasião, das básicas às ousadas, dos compromissos informais à moda festa.

No site Oscar você encontra o vestido icônico e atemporal em diferentes modelagens, tecidos, estampas e detalhes. Confira! 

Para mais dicas, nos siga no Instagram: @oscarcalcados!

Tags

Um comentário

  1. leticia disse:

    Amei esse post!

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.